Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos/às estudantes que se encontram a realizar formação de 1.º ou 2.º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa fornecer aos/às estudantes os instrumentos teóricos e aplicados que lhes permitam compreender e avaliar a pesquisa qualitativa em Psicologia, bem como reconhecer a especificidade desta abordagem e os diferentes contextos de aplicação a que se adequa. Pretende-se ainda que os/as estudantes adquiram competências práticas de aplicação no âmbito das metodologias qualitativas em Psicologia.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/a estudante que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Identificar e explicar os limites e as potencialidades da pesquisa qualitativa. OA2. Distinguir e comparar diferentes estratégias de recolha e diferentes métodos de análise de dados qualitativos. OA3. Planear e executar uma entrevista individual. OA4. Desenvolver uma análise temática. OA5. Identificar e aplicar princípios éticos na investigação qualitativa em psicologia. OA6. Avaliar criticamente a qualidade de estudos qualitativos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. AS METODOLOGIAS QUALITATIVAS NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA O debate entre metodologias qualitativas e quantitativas. A especificidade e utilidade das metodologias qualitativas no domínio da Psicologia. CP2. MÉTODOS DE RECOLHA DE DADOS QUALITATIVOS 2.1. A observação participante 2.2. A entrevista individual e de grupo 2.3. Outras estratégias de recolha de dados qualitativos CP3. MÉTODOS DE ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS 3.1. A análise de conteúdo 3.2. A análise temática 3.3. Outras abordagens qualitativas CP4. A QUALIDADE NOS ESTUDOS QUALITATIVOS 4.1. Ética e investigação qualitativa 4.2. Avaliação da qualidade dos estudos qualitativos. 4.3. Apresentação de resultados e publicação de estudos qualitativos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta unidade curricular, todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). O OA1 é concretizado essencialmente através do CP1, assegurando que os estudantes têm oportunidades para fortalecer os seus conhecimentos sobre as especificidades das metodologias qualitativas em psicologia. Os CP 2 e 3 permitem atingir os AO2, 3 e 4, proporcionando aos/às estudantes o contacto com diferentes abordagens de recolha e análise de dados qualitativos e a reflexão acerca da sua utilidade em função dos objetivos de investigação. Os AO 5 e 6 de concretizam-se essencialmente no CP4. Os conhecimentos no âmbito dos padrões de qualidade requeridos para a publicação de estudos científicos permitem aos/às estudantes refletir sobre questões éticas em investigação qualitativa e os critérios de confiabilidade a considerar nestas abordagens.
Avaliação / Assessment
Esta unidade curricular prevê duas modalidades de avaliação: (1) avaliação ao longo do semestre ou (2) avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui 3 componentes obrigatórios: trabalho de grupo com relatório escrito (35%) e apresentação em aula (15%); teste individual (50%). É necessária uma nota mínima de 8,5 valores em cada componente de avaliação. Ficam aprovados/as os/as estudantes que obtenham uma média ponderada igual ou superior a 9,5. Os/as estudantes que não tenham aprovação no âmbito da avaliação ao longo do semestre ou o escolham fazem exame (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta unidade curricular tem 150h de trabalho com 40h de contacto. As horas de contacto estão organizadas em aulas teóricas, aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais. É utilizado um conjunto diversificado de metodologias de ensino e aprendizagem, assegurando a coerência com o Modelo Pedagógico do Iscte. Especificamente, nas aulas teóricas adoptam-se estratégias expositivas, focadas na explicitação de conceitos, recorrendo-se com frequência a pequenos quizzes de forma a interpelar os estudantes de forma lúdica. Nas aulas teórico-práticas são mobilizadas metodologias ativas e participativas, com base em exercícios de demonstração e análise crítica (incluindo análise crítica de vídeos e de artigos), com grande enfoque na discussão em pequeno grupo ou em pares (e.g., think-pair-share) e na partilha e síntese em grande grupo. Do mesmo modo, as aulas práticas laboratoriais mobilizam metodologias ativas e participativas, destinando-se a apoiar o desenvolvimento de um trabalho de grupo que permite abranger um leque alargado de conteúdos programáticos, aprofundando a compreensão dos/as estudantes e promovendo o desenvolvimento de competências. Especificamente, os/as estudantes desenham um estudo qualitativo, passando pelas várias fases do processo de investigação: definição da questão de investigação, definição dos critérios e procedimentos de amostragem, preparação de guião de entrevista semiestruturada e dos materiais necessários à implementação do estudo (e.g., consentimento informado), condução de entrevistas, transcrição e análise temática e comunicação dos resultados obtidos (apresentação em aula e preparação de relatório científico). As aulas práticas laboratoriais oferecem oportunidades de feedback informal e formativo ao longo do semestre. As orientações tutoriais proporcionam um apoio individualizado aos/às estudantes ou grupos de trabalho. O trabalho autónomo dos/as estudantes que optam pela avaliação ao longo do semestre inclui uma forte componente colaborativa. Para além das leituras recomendadas, são facultados exercícios e quizzes que permitem aos/às estudantes testar e aplicar os seus conhecimentos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Nas aulas teóricas apresenta-se uma perspetiva abrangente dos conteúdos programáticos, recorrendo a exemplos que permitem concretizar os diferentes conceitos bem como a exercícios curtos (e.g., quizzes). Nas aulas teórico-práticas aprofundam-se estes conteúdos, recorrendo à discussão com e entre os/as estudantes e desenvolvendo exercícios práticos de aplicação e análise crítica (e.g., análise de vídeos; discussão de artigos; quizzes). Nas práticas laboratoriais, os grupos de trabalho desenvolvem e aplicam competências específicas. A preparação de um guião de entrevista semiestruturada e o planeamento e condução das entrevistas individuais permite concretizar o OA3; os dados obtidos pelos/as estudantes são analisados tematicamente, permitindo concretizar o OA4. A preparação de um relatório científico de apresentação do trabalho desenvolvido contribui de forma transversal para os vários OA. Do mesmo modo, o teste individual final incide sobre todos os OA. Quer o teste final, quer o exame requerem a realização de uma análise temática e, portanto, a demonstração de competências específicas. O tempo de trabalho total da UC (150h) distribui-se do seguinte modo: - 40h em tempo de contacto: - 110h horas de trabalho autónomo, que incluem: - 20h de leituras para acompanhamento das aulas - 25h na preparação, realização e transcrição das entrevistas individuais - 25h na preparação do trabalho de grupo - 40h na preparação do teste.
Observações / Observations
Horário de atendimento: segunda-feira, 14:30h, mediante marcação prévia via correio eletrónico. O relatório de grupo deve ser submetido via Moodle. Os/as estudantes com estatutos especiais (ou em condições de o obter) devem consultar o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2017/09/26/1506431114157_1504604949464_Regulamento_de_Estudantes_com_Estatuto_Especial.pdf). Todos/as os/as estudantes devem consultar o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/regulamento/198-2024-852762962) e o Código de Conduta Académica do Iscte (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2017/02/20/1487602801326_codigodecondutaacademica.pdf).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Flick, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Monitor. Miles, M. B., Huberman, A. M., & Saldana, J. (2014). Qualitative data analysis. Sage. Willig, C., & Rogers, W. S. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of qualitative research in psychology. Thousand Oaks: Sage. Braun, V & Clarke, V. (2022). Thematic Analysis: A practical guide. SAGE Braun, V. & Clarke, V. (2014). Successful qualitative research. SAGE
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Lopes, D., & Pinto, I. R. (2016). Conhecer os métodos quantitativos e qualitativos e suas aplicações em ciências sociais e humanas. In M. V. Garrido & M. Prada (Coord.), Manual de competências académicas (pp. 281-341). Edições Sílabo. Jorgensen, D. (1989). Participant observation: A methodology for human studies. Sage. Krueger, R. A., & Casey, M. A. (2015). Focus groups: A practical guide for applied research. Sage Publications. Kvale, S. (1996). Interviews: An introduction to qualitative research interviewing. Sage. Morgan, D. L., Krueger, R. A. & King, J. A. (1997). Focus Group Kit. Sage Publications. Robinson, O. C. (2014). Sampling in interview-based qualitative research: A theoretical and practical guide. Qualitative Research in Psychology, 11(1), 25-41. Robson, C. (2016). Real world research: A resource guide for social scientists and practitioner-researchers. Blackwell. Rubin, H. J., & Rubin, I. S. (2005/2011). Qualitative interviewing: The art of hearing data. Sage. Yin, R. K. (1994/2009/2018). Case study research, design and methods. Sage. Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70. Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. Brooks, J., McCluskey, S., Turley, E., & King, N. (2015). The utility of template analysis in qualitative psychology research. Qualitative Research in Psychology, 12(2), 202-222. Fernandes, E. M. & Maia, A. (2001). Grounded theory. In E. M. Fernandes & L. S. Almeida (Eds.), Métodos e técnicas de avaliação: Contributos para a prática e investigação psicológica. Centro de Estudos em Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Henwood, K. & Pidgeon, N. (2004). Grounded theory in psychology research. In P. M. Camic, J. E., Rhodes, J. E. & Yardley, L. (Eds)., Qualitative research in psychology. Expanding perspectives in methodology and design. APA. Joffe, H., & Yardley, L. (2004). Content and thematic analysis. Research Methods for Clinical and Health Psychology, 56, 68. Krippendorff, K. (2004/2018). Content analysis: An introduction to its methodology. Sage. [Ou versão espanhola] Strauss, A. & Corbin, J. (1990/2015). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage. Vala, J. (1986). Análise de conteúdo. In Silva, A. A & Pinto, J. M. (Eds.). Metodologia das Ciências Sociais (pp. 101-128). Afrontamento. Levitt, H. M., Motulsky, S. L., Wertz, F. J., Morrow, S. L., & Ponterotto, J. G. (2017). Recommendations for designing and reviewing qualitative research in psychology: Promoting methodological integrity. Qualitative Psychology, 4(1), 2-22. http://dx.doi.org/10.1037/qup0000082 Levitt, H. M., Bamberg, M., Creswell, J. W., Frost, D. M., Josselson, R., & Suárez-Orozco, C. (2018). Journal article reporting standards for qualitative primary, qualitative meta-analytic, and mixed methods research in psychology: The APA Publications and Communications Board task force report. American Psychologist, 73(1), 26-46. http://dx.doi.org/10.1037/amp0000151 Lincoln, Y. S. & Guba, E. G. (1985). Naturalistic Inquiry. Sage. Meyrick, J. (2006). What is good qualitative research? A first step towards a comprehensive approach to judging rigour/quality. Journal of Health Psychology, 11(5), 799-808. Williams, E. N., & Morrow, S. L. (2009). Achieving trustworthiness in qualitative research: A pan-paradigmatic perspective. Psychotherapy Research, 19(4-5), 576-582.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-28