Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5207
Acrónimo :
L5207
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
9.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
110.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade visa fornecer aos estudantes os instrumentos teóricos e aplicados que lhes permitam compreender e avaliar a pesquisa qualitativa em Psicologia, bem como reconhecer a especificidade desta abordagem e os diferentes contextos de aplicação a que se adequa. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram competências práticas de aplicação de algumas destas técnicas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a estudante que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Compreender e identificar os limites e as potencialidades da pesquisa qualitativa. OA2. Identificar diferentes estratégias de recolha e diferentes métodos de análise de dados qualitativos. OA3. Planear e executar uma entrevista individual. OA4. Preparar e executar uma análise temática. OA5. Compreender e aplicar princípios éticos na investigação qualitativa em psicologia. OA6. Avaliar criticamente a qualidade de estudos qualitativos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. AS METODOLOGIAS QUALITATIVAS NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA O debate entre metodologias qualitativas e quantitativas. Especificidade e utilidade das metodologias qualitativas no domínio da Psicologia. CP2. MÉTODOS DE RECOLHA DE DADOS QUALITATIVOS 2.1. A observação 2.2. A entrevista individual e de grupo 2.3. Outras estratégias de recolha de dados qualitativos CP3. MÉTODOS DE ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS 3.1. A análise temática 3.2. Outras abordagens qualitativas CP4. A QUALIDADE NOS ESTUDOS QUALITATIVOS 4.1. Ética e investigação qualitativa 4.2. Avaliação da qualidade dos estudos qualitativos. 4.3. Apresentação de resultados e publicação de estudos qualitativos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA2 - CP2, CP3 OA3 - CP2 OA4 - CP3 OA5 - CP4 OA6 - CP4

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica ou avaliação final (exame). A avaliação periódica inclui 3 componentes obrigatórios: trabalho de grupo com relatório escrito (35%) e apresentação em aula (15%); teste individual (50%). Nota mínima de 8,5 valores em cada componente. Ficam aprovados os/as estudantes com média ponderada igual ou superior a 9,5. Os/as estudantes que não tenham aprovação ou o escolham farão exame (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta unidade curricular tem 150h de trabalho com 40h de contacto. As horas de contacto estão organizadas em aulas teóricas, teórico/práticas e práticas laboratoriais (PL). É utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender dos/as estudantes, de uma forma autónoma e contínua face aos objetivos definidos acima.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nas aulas teóricas apresenta-se uma perspetiva abrangente dos conteúdos programáticos; nas teórico-práticas aprofundam-se estes conteúdos, em discussão com os/as estudantes e com base em exercícios práticos. Nas PL, os grupos de trabalho aplicam técnicas específicas no contexto da preparação do trabalho de grupo. A condução de entrevistas individuais (OA3) suporta a realização do trabalho de grupo, que permite o tratamento de dados por análise temática (AO4) e o teste individual final incide sobre todos os OAs. O tempo de trabalho total da UC (150h) distribui-se do seguinte modo: - 40h em tempo de contacto: - 110h horas de trabalho autónomo, que inclui: - 20h de leituras para acompanhamento das aulas - 25h na preparação, realização e transcrição das entrevistas individuais - 25h na preparação do trabalho de grupo - 40h na preparação do teste.

Observações / Observations


O relatório de grupo deve ser submetido via SafeAssign. Horário de atendimento: quartas-feiras, 13h, mediante marcação prévia via correio eletrónico.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bauer, M. W., & Gaskell, G. (Eds) (2003). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Editora Vozes. Camic, P. M., Rhodes J. E., & Yardley, L. (2004). Qualitative research in Psychology: Expanding perspectives in methodology and design. APA. Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (1994/2000). Handbook of qualitative research. Sage. Flick, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Monitor. Miles, M. B., & Huberman, A. M. (1994). Qualitative data analysis: An expanded sourcebook (2nd Ed.). Sage. Miles, M. B., Huberman, A. M., & Saldana, J. (2014). Qualitative data analysis. Sage. Willig, C., & Rogers, W. S. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of qualitative research in psychology. Thousand Oaks: Sage. Braun, V & Clarke, V. (2022). Thematic Analysis: A practical guide. SAGE Braun, V. & Clarke, V. (2014). Successful qualitative research. SAGE

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Lopes, D., & Pinto, I. R. (2016). Conhecer os métodos quantitativos e qualitativos e suas aplicações em ciências sociais e humanas. In M. V. Garrido & M. Prada (Coord.), Manual de competências académicas (pp. 281-341). Edições Sílabo. Jorgensen, D. (1989). Participant observation: A methodology for human studies. Sage. Krueger, R. A., & Casey, M. A. (2015). Focus groups: A practical guide for applied research. Sage Publications. Kvale, S. (1996). Interviews: An introduction to qualitative research interviewing. Sage. Morgan, D. L., Krueger, R. A. & King, J. A. (1997). Focus Group Kit. Sage Publications. Robinson, O. C. (2014). Sampling in interview-based qualitative research: A theoretical and practical guide. Qualitative Research in Psychology, 11(1), 25-41. Robson, C. (2016). Real world research: A resource guide for social scientists and practitioner-researchers. Blackwell. Rubin, H. J., & Rubin, I. S. (2005/2011). Qualitative interviewing: The art of hearing data. Sage. Yin, R. K. (1994/2009/2018). Case study research, design and methods. Sage. Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70. Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. Brooks, J., McCluskey, S., Turley, E., & King, N. (2015). The utility of template analysis in qualitative psychology research. Qualitative Research in Psychology, 12(2), 202-222. Fernandes, E. M. & Maia, A. (2001). Grounded theory. In E. M. Fernandes & L. S. Almeida (Eds.), Métodos e técnicas de avaliação: Contributos para a prática e investigação psicológica. Centro de Estudos em Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Henwood, K. & Pidgeon, N. (2004). Grounded theory in psychology research. In P. M. Camic, J. E., Rhodes, J. E. & Yardley, L. (Eds)., Qualitative research in psychology. Expanding perspectives in methodology and design. APA. Joffe, H., & Yardley, L. (2004). Content and thematic analysis. Research Methods for Clinical and Health Psychology, 56, 68. Krippendorff, K. (2004/2018). Content analysis: An introduction to its methodology. Sage. [Ou versão espanhola] Strauss, A. & Corbin, J. (1990/2015). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage. Vala, J. (1986). Análise de conteúdo. In Silva, A. A & Pinto, J. M. (Eds.). Metodologia das Ciências Sociais (pp. 101-128). Afrontamento. Levitt, H. M., Motulsky, S. L., Wertz, F. J., Morrow, S. L., & Ponterotto, J. G. (2017). Recommendations for designing and reviewing qualitative research in psychology: Promoting methodological integrity. Qualitative Psychology, 4(1), 2-22. http://dx.doi.org/10.1037/qup0000082 Levitt, H. M., Bamberg, M., Creswell, J. W., Frost, D. M., Josselson, R., & Suárez-Orozco, C. (2018). Journal article reporting standards for qualitative primary, qualitative meta-analytic, and mixed methods research in psychology: The APA Publications and Communications Board task force report. American Psychologist, 73(1), 26-46. http://dx.doi.org/10.1037/amp0000151 Lincoln, Y. S. & Guba, E. G. (1985). Naturalistic Inquiry. Sage. Meyrick, J. (2006). What is good qualitative research? A first step towards a comprehensive approach to judging rigour/quality. Journal of Health Psychology, 11(5), 799-808. Williams, E. N., & Morrow, S. L. (2009). Achieving trustworthiness in qualitative research: A pan-paradigmatic perspective. Psychotherapy Research, 19(4-5), 576-582. Castro, P. (2004). A comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil na Imprensa Portuguesa: Uma vontade de futuro. Psicologia, XVII, 363-380. Costa, P. & Silva, S. (2010). Perspectivas dos Recursos Humanos e Medicina do Trabalho sobre Stress no Trabalho: um estudo exploratório. Livro de actas (electrónico) do Simpósio "Investigação e Intervenção em Recursos Humanos 2010: Dilemas de uma sociedade em transforação". Duarte, A. P. & Lima, M. L. (2005). Análise dos conteúdos da identidade associada ao lugar. Psicologia, XIX (1/2), 193-226. Freitas, A. C., & Silva, S. A. (2017). Exploring OHS trainers' role in the transfer of training. Safety science, 91, 310-319. Gonçalves, M. & Moleiro, C. (2011). The triangle family-school-primary care and the access to mental health care among migrant and ethnic minorities. Journal of Immigrant and Minority Health. doi 10.1007/s10903-011-9527-9 Grogan, S., & Mechan, J. (2017). Body image after mastectomy: A thematic analysis of younger women's written accounts. Journal of Health Psychology, 22(11), 1480-1490. Hennekam, S. (2016). Identity transition during pregnancy: The importance of role models. Human Relations, 69(9), 1765-1790. Jankowski, G. S., Diedrichs, P. C., Williamson, H., Christopher, G., & Harcourt, D. (2016). Looking age-appropriate while growing old gracefully: A qualitative study of ageing and body image among older adults. Journal of Health Psychology, 21(4), 550-561. Machado, H. V. (2005). Identidade organizacional: Um estudo de caso no contexto da cultura brasileira. RAE-eletrónica. (http://www.scielo.br/pdf/raeel/v4n1/v4n1a12.pdf) Silva, S. & Lima, M.L. (2004). Culturas de segurança e aprendizagem com acidentes. In J. Vala, M. Garrido & P. Alcobia (Org.). Percursos de Investigação em Psicologia Social e Organizacional. Colibri. Silva, S.A., Passos, A. M., Ramalho, N. & Caetano, António (2016). Teorias implícitas sobre o sucesso académico e a empregabilidade. In J. M. Mendes, A. Caetano, J. M. C. Ferreira (Ed.), Sucesso e abandono no ensino superior em Portugal (pp. 195-214). Almedina. Silva, S. A., Costa, P. L., Costa, R., Tavares, S. M., Leite, E. S., & Passos, A. M. (2013). Meanings of quality of care: Perspectives of Portuguese health professionals and patients. British Journal of Health Psychology, 18(4), 858-873.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-05-10