Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada a estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia
Objetivos Gerais / Objectives
OA1 - Compreender e apresentar os fundamentos da Psicologia Cognitiva. OA2 - Descrever o contexto histórico em que a psicologia cognitiva emergiu. OA3 - Conhecer os conceitos que identificam a cognição humana. OA4 - Identificar e demonstrar a utilização dos principais métodos da psicologia cognitiva OA5 - Identificar as estruturas e descrever os processos cognitivos envolvidos no processo atencional, e perceptivo, e na codificação, representação e recuperação mnésica; OA6 - Descrever e analisar as principais teorias e modelos da atenção, da percepção, da representação da informação em memória e dos processos mnésicos OA7 - Discutir os principais estudos empíricos que apoiaram o desenvolvimento dos principais modelos e teorias da atenção, percepção, e memória OA8 - Aplicar conceitos e teorias da psicologia cognitiva a questões do quotidiano OA9 - Demonstrar competências de reflexão crítica e de apresentação de informação de forma concisa.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A psicologia cognitiva diz respeito ao estudo do modo pelo qual conhecemos o mundo à nossa volta. Esta UC pretende introduzir os pressupostos e conceitos centrais da psicologia cognitiva e a metodologia de investigação adoptada no estudo da cognição humana. Pretende-se ainda fornecer um quadro teórico e empírico que permitam compreender e discutir as estruturas e os processos que têm lugar na mente humana, em particular, estruturas e processos da atenção, percepção e memória. Um terceiro objectivo é o de reflectir sobre como questões do mundo real podem ser compreendidas com base nas teorias e modelos da psicologia cognitiva e experimentalmente investigadas em condições laboratoriais controladas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Pressupostos e Métodos da Psicologia Cognitiva - Fundamentos da Psicologia Cognitiva - A perspectiva do processamento de informação e a noção de representação - Metodologia de investigação dos processos cognitivos CP2. Atenção - As diferentes formas de atenção - Limitações de processamento e selecção de informação - Teorias e modelos da atenção - Automaticidade PC3. Percepção - Registos sensoriais e percepção - Teorias gerais da percepção - Percepção visual: Reconhecimento de padrões e de objectos - Enviesamentos perceptivos - Integração multisensorial CP4. Memória - Etapas fundamentais do armazenamento de informação - Os diferentes sistemas de memória - Codificação, armazenamento e recuperação da informação - Esquecimento e enviesamentos de memória
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos os OA são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: Os OA 1 a 3 são concretizados no CP1. O/as estudantes têm oportunidade de compreender e apresentar fundamentos da psicologia cognitiva, através de debates e análise de diferentes posições teóricas e no conhecimento do contexto histórico da UC; Serão também introduzidos os conceitos centrais da psicologia cognitiva. O CP 1 permitirá ainda alcançar o OA4, em aulas TP, em que se apresenta os principais métodos, com análise de exemplos ilustrativos. Os OA 5 a 7 são concretizados nos CP 2 a 4. Apresenta-se as principais teorias e modelos da atenção, da percepção, e da memória e são discutidos os principais estudos, efeitos empíricos e fenómenos. Todos os CP contribuem para os OA 8 e 9, através de trabalhos práticos de aplicação de conceitos e teorias a questões do quotidiano, exigindo reflexão crítica e apresentação clara e concisa de informação em formato oral.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Trabalho de aplicação prática, em grupo (50%): Preparação em aula PL (25%); apresentação e discussão em aula PL (25%). Resposta a pergunta aberta (25%): Resposta individual, em casa, a uma pergunta aberta, uma semana antes da data do teste. Teste (25%): resposta individual, presencial, a perguntas de escolha múltipla. Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores em cada elemento. Avaliação final por Exame, nas condições vigentes no RGAC. Incidirá sobre todos os conteúdos programáticos, e sobre componente prática (aulas TP e PL). A nota pondera a 100%: resposta em casa a duas perguntas abertas (50%) e resposta presencial a perguntas de escolha múltipla (50%). Aprovação requer nota igual ou superior a 9.5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Teóricas (T) Expositivas: Apresentação de conteúdos programáticos Teórico-práticas (TP) Participativas: Análise de vídeos, tarefas experimentais e fenómenos empíricos; treino metodológico; participação em debates e discussão de ideias Prática laboratorial (PL) Activas: Preparação e apresentação de trabalhos Auto-estudo (AE): Preparação de trabalhos, leituras, participação em investigação Orientação tutorial (OT): Esclarecimento de dúvidas
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologia Expositiva (T): OA1-3 e 5-7 Metodologia Participativa (TP): OA 4-7. Os vídeos, tarefas e fenómenos a discutir relacionam-se com teorias, modelos e fenómenos empíricos, contribuindo para aquisição de conceitos, reflexão crítica sobre teorias, e desenvolvimento de conhecimentos metodológicos. Metodologia Activa (PL) OA4-9. Reflexão crítica sobre a aplicação de teorias a fenómenos do quotidiano. As competências de selecção e síntese serão treinadas na apresentação oral. Metodologia de Auto-estudo para preparação dos trabalhos e leitura de textos: OA1-9 Metodologia de Auto-estudo para participação em investigação: OA4 - 40h contacto (15h T + 15h TP + 9h PL + 1h OT) - 47h avaliação final (2h de frequência e 45h de estudo) - 50h trabalho de grupo (15h para selecção de textos + 25h para leitura e análise de textos + 10h de preparação da apresentação) - 25h discussão dos trabalhos apresentados - 1h actividades de participação em investigação
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2020). Cognitive psychology: A student's handbook. Psychology press. Whitman,D. (2011). Cognition. West Sussex: John Wiley & Sons. Durso,F.T. (Ed., 2007). Handbook of applied cognition. West Sussex: Wiley. Styles,E.A. (2006). The psychology of attention. Hove: Psychology Press Roth,I. & Bruce,V. (1995). Perception and representation: Current issues. Buckingham: Open University Press. Baddeley,A. (1998). Human memory: Theory and practice. Howe: Psychology Press. Balota,D.A. & March,E.J. (Eds., 2004), Cognitive psychology: Key readings. New York: Psychology Press Yantis,S. (Ed., 2001), Visual perception: Essential readings. Philadelphia: Psychology Press Morris,P.E. & Conway,M.A. (Eds., 1993). The psychology of memory. New York: University Press Reference.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Barsalou, L.W. (1992). Cognitive psychology: An overview for cognitive scientists. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates Posner, M. I. (Ed., 1991). Foundations of cognitive science. Cambridge: MIT Press. Pashler, H. (Ed., 1998). Attention. Hove: Psychology Press. Bruce, V. & Green, P. R. (1992). Visual perception: Physiology, psychology and ecology. Hove: Lawrence Erlbaum Baddeley, A. D., Kopelman, M. D. & Wilson, B. A. (Eds, 2002). The handbook of memory disorders. West Sussex: John Wiley & Sons Schacter, D. L. (2006). The seven sins of memory: How the mind forgets and remember. New York: Houghton Mifflin. Styles, E. A. (2005). Attention, perception, and memory: An integration introduction. New York: Psychology Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25