Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5209
Acrónimo :
L5209
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
21.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
9.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
46.0h/sem
Trabalho Autónomo :
104.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


OA1 - Compreender e apresentar os fundamentos da Psicologia Cognitiva. OA2 - Descrever o contexto histórico em que a psicologia cognitiva emergiu. OA3 - Conhecer os conceitos que identificam a cognição humana. OA4 - Identificar e demonstrar a utilização dos principais métodos da psicologia cognitiva OA5 - Identificar as estruturas e descrever os processos cognitivos envolvidos no processo atencional, e perceptivo, e na codificação, representação e recuperação mnésica; OA6 - Descrever e analisar as principais teorias e modelos da atenção, da percepção, da representação da informação em memória e dos processos mnésicos OA7 - Discutir os principais estudos empíricos que apoiaram o desenvolvimento dos principais modelos e teorias da atenção, percepção, e memória OA8 - Aplicar conceitos e teorias da psicologia cognitiva a questões do quotidiano OA9 - Demonstrar competências de reflexão crítica e de apresentação de informação de forma concisa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A psicologia cognitiva diz respeito ao estudo do modo pelo qual conhecemos o mundo à nossa volta. Esta UC pretende introduzir os pressupostos e conceitos centrais da psicologia cognitiva e a metodologia de investigação adoptada no estudo da cognição humana. Pretende-se ainda fornecer um quadro teórico e empírico que permitam compreender e discutir as estruturas e os processos que têm lugar na mente humana, em particular, estruturas e processos da atenção, percepção e memória. Um terceiro objectivo é o de reflectir sobre como questões do mundo real podem ser compreendidas com base nas teorias e modelos da psicologia cognitiva e experimentalmente investigadas em condições laboratoriais controladas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Pressupostos e Métodos da Psicologia Cognitiva - Fundamentos da Psicologia Cognitiva - A perspectiva do processamento de informação e a noção de representação - Metodologia de investigação dos processos cognitivos CP2. Atenção - As diferentes formas de atenção - Limitações de processamento e selecção de informação - Teorias e modelos da atenção - Automaticidade PC3. Percepção - Registos sensoriais e percepção - Teorias gerais da percepção - Percepção visual: Reconhecimento de padrões e de objectos - Enviesamentos perceptivos - Integração multisensorial CP4. Memória - Etapas fundamentais do armazenamento de informação - Os diferentes sistemas de memória - Codificação, armazenamento e recuperação da informação - Esquecimento e enviesamentos de memória

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP1 - OA 1-4, 8-9 CP2 - OA 5-7 e 9 CP3 - OA 5-7 e 9 CP4 - OA 5-7 e 9

Avaliação / Assessment


Periódica: Frequência (50%): resposta em casa a pergunta aberta (25%) e resposta presencial a perguntas de escolha múltipla (25%). Trabalho de aplicação prática, em grupo (50%): Preparação em aula laboratorial (25%); apresentação e discussão em aula PL (25%). Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores em cada elemento. Avaliação final: Exame, nas condições vigentes no RGAC. Incidirá sobre todos os conteúdos programáticos, e sobre componente prática (aulas TP e PL). A nota pondera a 100%; resposta em casa a perguntas abertas (50%) e resposta presencial a perguntas de escolha múltipla (50%). Aprovação requer nota igual ou superior a 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Teóricas (T) Expositivas: Apresentação de conteúdos programáticos Teórico-práticas (TP) Participativas: Análise de vídeos, tarefas experimentais e fenómenos empíricos; treino metodológico; participação em debates e discussão de ideias Prática laboratorial (PL) Activas: Preparação e apresentação de trabalhos Auto-estudo (AE): Preparação de trabalhos, leituras, participação em investigação Orientação tutorial (OT): Esclarecimento de dúvidas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologia Expositiva (T): OA1-3 e 5-7 Metodologia Participativa (TP): OA 4-7. Os vídeos, tarefas e fenómenos a discutir relacionam-se com teorias, modelos e fenómenos empíricos, contribuindo para aquisição de conceitos, reflexão crítica sobre teorias, e desenvolvimento de conhecimentos metodológicos. Metodologia Activa (PL) OA4-9. Reflexão crítica sobre a aplicação de teorias a fenómenos do quotidiano. As competências de selecção e síntese serão treinadas na apresentação oral. Metodologia de Auto-estudo para preparação dos trabalhos e leitura de textos: OA1-9 Metodologia de Auto-estudo para participação em investigação: OA4 - 40h contacto (15h T + 15h TP + 9h PL + 1h OT) - 47h avaliação final (2h de frequência e 45h de estudo) - 50h trabalho de grupo (15h para selecção de textos + 25h para leitura e análise de textos + 10h de preparação da apresentação) - 25h discussão dos trabalhos apresentados - 1h actividades de participação em investigação

Observações / Observations


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Anderson,J.R. (2015). Cognitive psychology and its implications. New York: Worth Publishers. Eysenck,M.W., & Keane,M. (2015). Cognitive psychology: A student's handbook. Hove: Psychology Press. Gleitman,H., Fredlund,A.J., Reisberg,D. (2014). Psicologia. Lisboa: FCGulbenkian. Whitman,D. (2011). Cognition. West Sussex: John Wiley & Sons. Durso,F.T. (Ed., 2007). Handbook of applied cognition. West Sussex: Wiley. Styles,E.A. (2006). The psychology of attention. Hove: Psychology Press Roth,I. & Bruce,V. (1995). Perception and representation: Current issues. Buckingham: Open University Press. Baddeley,A. (1998). Human memory: Theory and practice. Howe: Psychology Press. Balota,D.A. & March,E.J. (Eds., 2004), Cognitive psychology: Key readings. New York: Psychology Press Yantis,S. (Ed., 2001), Visual perception: Essential readings. Philadelphia: Psychology Press Morris,P.E. & Conway,M.A. (Eds., 1993). The psychology of memory. New York: University Press Reference.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Barsalou, L.W. (1992). Cognitive psychology: An overview for cognitive scientists. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates Posner, M. I. (Ed., 1991). Foundations of cognitive science. Cambridge: MIT Press. Pashler, H. (Ed., 1998). Attention. Hove: Psychology Press. Bruce, V. & Green, P. R. (1992). Visual perception: Physiology, psychology and ecology. Hove: Lawrence Erlbaum Baddeley, A. D., Kopelman, M. D. & Wilson, B. A. (Eds, 2002). The handbook of memory disorders. West Sussex: John Wiley & Sons Schacter, D. L. (2006). The seven sins of memory: How the mind forgets and remember. New York: Houghton Mifflin. Styles, E. A. (2005). Attention, perception, and memory: An integration introduction. New York: Psychology Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16