Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5209
Acrónimo :
L5209
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
21.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
9.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
46.0h/sem
Trabalho Autónomo :
104.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada a estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia

Objetivos Gerais / Objectives


OA1 - Compreender e apresentar os fundamentos da Psicologia Cognitiva. OA2 - Descrever o contexto histórico em que a psicologia cognitiva emergiu. OA3 - Conhecer os conceitos que identificam a cognição humana. OA4 - Identificar e demonstrar a utilização dos principais métodos da psicologia cognitiva OA5 - Identificar as estruturas e descrever os processos cognitivos envolvidos no processo atencional, e perceptivo, e na codificação, representação e recuperação mnésica; OA6 - Descrever e analisar as principais teorias e modelos da atenção, da percepção, da representação da informação em memória e dos processos mnésicos OA7 - Discutir os principais estudos empíricos que apoiaram o desenvolvimento dos principais modelos e teorias da atenção, percepção, e memória OA8 - Aplicar conceitos e teorias da psicologia cognitiva a fenómenos e questões do quotidiano OA9 - Demonstrar competências de reflexão crítica e de apresentação de informação de forma concisa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A psicologia cognitiva diz respeito ao estudo do modo pelo qual conhecemos o mundo à nossa volta. Esta UC pretende introduzir os pressupostos e conceitos centrais da psicologia cognitiva e a metodologia de investigação adoptada no estudo da cognição humana. Pretende-se ainda fornecer um quadro teórico e empírico que permitam compreender e discutir as estruturas e os processos que têm lugar na mente humana, em particular, estruturas e processos da atenção, percepção e memória. Um terceiro objectivo é o de reflectir sobre como questões do mundo real podem ser compreendidas com base nas teorias e modelos da psicologia cognitiva e experimentalmente investigadas em condições laboratoriais controladas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Pressupostos e Métodos da Psicologia Cognitiva - Marcos históricos - Processamento e representação de informação - Metodologia de investigação CP2. Atenção - Diferentes formas de atenção - Capacidade e recursos atencionais - Atenção selectiva e dividida: Modelos teóricos, paradigmas de investigação e evidências empíricas - Automaticidade: processos automáticos e controlados, aprendizagem e interferência - Falhas atencionais PC3. Percepção - Fundamentos: Percepção verídica ou representação, processos ascendentes e descendentes - Teorias clássicas: percepção directa e teorias construtivistas - Influências descentes - Processamento preditivo - Organização perceptiva, integração multissensorial e ilusões perceptivas CP4. Memória - Etapas fundamentais do armazenamento de informação - Os diferentes sistemas de memória - Codificação, armazenamento e recuperação da informação - Esquecimento e interferência na memória - Erros e enviesamentos de memória

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Todos os OA são concretizados em conteúdos programáticos (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: Os OA 1 a 3 são concretizados no CP1. O/a/es estudantes têm oportunidade de compreender e apresentar fundamentos da psicologia cognitiva, através de debates e análise de diferentes posições teóricas e no conhecimento do contexto histórico; Serão também introduzidos os conceitos centrais da psicologia cognitiva. O CP 1 permitirá ainda alcançar o OA4, em aulas TP, em que se apresenta os principais métodos, com análise de exemplos ilustrativos. Os OA 5 a 7 são concretizados nos CP 2 a 4. Apresenta-se as principais teorias e modelos da atenção, percepção, e memória e são discutidos os principais estudos, efeitos empíricos e fenómenos. Todos os CP contribuem para os OA 8 e 9, através de tarefas de aprendizagem activa e trabalhos de aplicação de teorias a questões do quotidiano, ou através de debates que exigem reflexão crítica e apresentação clara e concisa de informação.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: Trabalho de aplicação prática, em grupo (50%): Preparação em aula PL (25%); apresentação e discussão em aula PL (25%); a presença em ambas as aulas é obrigatória e a não comparência implica avaliação por exame. Realização individual de duas tarefas de aprendizagem activa, em aula T e/ou TP (20%): Será proposto um conjunto de tarefas de aprendizagem activa, de entre as quais a/o/es estudantes seleccionam uma em que querem participar (10%) e a segunda é atribuída pela docente (10%). Teste (30%): resposta individual, presencial, a perguntas de escolha múltipla. Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores em cada elemento. Avaliação final por Exame, nas condições vigentes no RGACC. Incidirá sobre todos os conteúdos programáticos, e sobre componente prática (aulas TP e PL). A nota pondera a 100%: resposta presencial a perguntas de escolha múltipla (50%) e a duas perguntas abertas de desenvolvimento (25% cada pergunta). Aprovação requer nota igual ou superior a 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas Teóricas (T): Metodologias Expositivas para apresentação de conteúdos programáticos; Metodologias Participativas para participação em debates e discussões em sala de aula; Metodologias Activas para tarefas de aprendizagem activa Aulas Teórico-práticas (TP): Metodologias Participativas para análise de vídeos, de tarefas experimentais e de fenómenos empíricos, bem como para participação em debates e discussão em sala de aula; Metodologias Activas para tarefas de aprendizagem activa Aulas de Prática laboratorial (PL): Metodologias Activas para preparação e apresentação de trabalhos Auto-estudo (AE): Preparação de trabalhos; Preparação da discussão de trabalhos de colegas; Preparação de tarefas de aprendizagem activa; Leitura da bibliografia; Participação em investigação científica na área ou presença em conferências na área. Orientação tutorial (OT): Esclarecimento de dúvidas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologia Expositiva (T): OA1-3 e 5-7 Metodologia Participativa (TP): OA 4-7. Os vídeos, tarefas e fenómenos a discutir relacionam-se com teorias, modelos e fenómenos empíricos, contribuindo para aquisição de conceitos, reflexão crítica sobre teorias, e desenvolvimento de conhecimentos metodológicos. Metodologia Participativa (T): OA9. Os debates em sala de aula procuram aprofundar o domínio de conceitos e teorias e desenvolver o sentido crítico e capacidade argumentativa. Metodologia Activa (PL) OA4-9. Reflexão crítica sobre a aplicação de teorias a fenómenos do quotidiano. As competências de selecção e síntese serão treinadas na apresentação oral. Tarefas de aprendizagem activa para promover a capacidade metacognitiva sobre teorias e conceitos, criativa na apresentação e integração de conceitos e fenómenos, e de aplicação de conhecimento. Metodologia de Auto-estudo para preparação dos trabalhos e leitura de textos: OA1-9 Metodologia de Auto-estudo para participação em investigação ou conferências: OA4 - 40h contacto (15h T + 15h TP + 9h PL + 1h OT) - 47h avaliação final (2h de frequência e 45h de estudo) - 9h de tarefas de aprendizagem activa (4h30 de preparação de cada uma das duas tarefa) - 50h trabalho de grupo (15h para selecção de textos + 25h para leitura e análise de textos + 10h de preparação da apresentação) - 16h discussão dos trabalhos apresentados (16h para leitura e análise de textos e de resumos de trabalhos) - 1h actividades de participação em investigação ou conferência

Observações / Observations


O uso de ferramentas de IA como o Chat GPT é admitido para as seguintes finalidades e nas seguintes circunstâncias: - Como "prompt" para brainstorming para os trabalhos de grupo - Como "prompt" para reflexão crítica para a realização da tarefa de aprendizagem activa - Para ajudar a organizar e estruturar apresentações dos trabalhos de grupo - Em qualquer um dos casos, deve, no documento final apresentado para avaliação, ser explicitamente indicado em que etapas e de que modo a ferramenta de IA foi usada, e assegurado que o resultado do final é original e resultado da reflexão e autoria do/a/e estudante. A presente UC pretente contribuir para o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2020, Cap. 1-8). Cognitive psychology: A student's handbook. Psychology press. Balota,D.A. & March,E.J. (Eds., 2004, Part 1-8), Cognitive psychology: Key readings. New York: Psychology Press Herrmann, D. J., Yoder, C. Y., Gruneberg, M., & Payne, D. G. (2023, Part 1-2). Applied cognitive psychology: A textbook. Psychology Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Durso,F.T. (Ed., 2007). Handbook of applied cognition. West Sussex: Wiley. Dawson, M. R. (2013, cap. 1-4). Mind, body, world: foundations of cognitive science. Athabasca University Press. Harnish, R. M. (2002). Minds, brains, computers: An historical introduction to the foundations of cognitive science. Blackwell Publishing. Posner, M. I. (Ed., 1993). Foundations of cognitive science. Cambridge: MIT Press. Styles,E.A. (2006). The psychology of attention. Hove: Psychology Press Wickens, C. D., McCarley, J. S., & Gutzwiller, R. S. (2022). Applied attention theory. CRC press. Goldstein, E. B. (Ed.). (2008, Cap. 6, 9, 23). Blackwell handbook of sensation and perception. John Wiley & Sons. Yantis,S. (Ed., 2001), Visual perception: Essential readings. Philadelphia: Psychology Press Kahana, M. J., Edmund, J., & Wagner, A. D. (Eds.). (2024). The Oxford Handbook of Human Memory, Two Volume Pack: Foundations and Applications. Oxford University Press. Schacter, D. L. (2006). The seven sins of memory: How the mind forgets and remember. New York: Houghton Mifflin. Tulving, E., & Craik, F. I. (Eds.). (2005). The Oxford handbook of memory. Oxford University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-06-04