Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5210
Acrónimo :
L5210
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
9.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
110.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta Unidade curricular é a abordagem do conceito de atitude e das questões teóricas e empíricas com ele relacionadas, nomeadamente: a formação e mudança de atitudes, a medida das atitudes e a articulação entre atitudes e outros conceitos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1- Identificar os vários tipos de medidas das atitudes. OA2- Descrever a estrutura e funções das atitudes. OA3- Explicar o impacto do comportamento nas atitudes e o impacto das atitudes no comportamento. OA4- Descrever os modelos de mudança de atitudes e aplicá-los a situações concretas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1- O conceito de atitude e os conceitos com ele relacionados. CP2- A medida das atitudes - Atitudes implícitas e explícitas. CP3- A estrutura e funções das atitudes. CP4- O impacto das atitudes no comportamento. CP5- O impacto do comportamento nas atitudes. CP6- Formação e mudança de atitudes. CP7- A comunicação persuasiva. CP8- Atitudes, afeto e processamento da informação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Na presente unidade curricular, todos objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos. O objetivo 1 vai ser concretizado pelos conteúdos programáticos 1 e 2. Assim, os estudantes vão aprender a caracterizar o conceito de atitude e os vários tipos de medidas de atitudes existentes. O objetivo 2 vai ser concretizado pelo conteúdo programático 3, em que os estudantes serão capazes de explicar a estrutura e as várias funções das atitudes. O objetivo 3 vai ser concretizado pelos conteúdos programático 4 e 5, com a abordagem dos processos que explicam o impacto do comportamento nas atitudes e o impacto das atitudes no comportamento. O objetivo 4 vai ser concretizado pelos conteúdos programáticos 6, 7 e 8, em que os estudantes estudarão os modelos de mudança de atitudes e os processos de persuasão. Neste âmbito, os estudantes terão ainda a possibilidade de desenvolver competências para a aplicação destes processos a situações concretas.

Avaliação / Assessment


A UC pode ser concluída através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre: 1) prova escrita individual (65% nota final); 2) trabalho de grupo oral - apresentação de artigo nas TP (10% nota final); 3) trabalho de grupo escrito (25% nota final). Em 1) e 3) é exigida a nota mínima de 9,5 valores (0 a 20 valores) para aproveitamento. Exame final: pondera a 100% para nota final. As notas das avaliações ao longo do semestre não são tidas em conta em exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC integra metodologias expositivas (e.g. quadros teóricos), assim como participativas e ativas (e.g. análise de situações concretas, exercícios de aplicação dos conceitos teóricos). As aulas T utilizam metodologias expositivas com apresentação dos conceitos e das perspectivas teóricas. As TP utilizam metodologias expositivas e participativas, que alternam entre si e que permitem a demonstração empírica e a discussão dos conteúdos da UC. As PL usam metodologias participativas e ativas, permitindo treino de competências específicas de aplicação dos conhecimentos da UC. Estão previstos trabalho autónomo, OT e supervisão dos trabalhos. O trabalho autónomo (110 horas): inclui pesquisa e leitura da bibliografia (50h), elaboração do relatório escrito (35h), e preparação da apresentação oral (25h).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. As metodologias expositivas, que integram sobretudo as aulas teóricas suportam a concretização da totalidade dos objetivos (OA1 a OA4). As metodologias participativas e ativas, que integram as aulas teórico-práticas e as aulas de prática laboratorial, permitem, por sua vez, o enriquecimento, a consolidação e a aplicação dos conhecimentos, completando todos os objetivos. As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem (OA1 a OA4). Em particular, nos dois trabalhos de grupo os estudantes podem optar por aprofundar preferencialmente alguns dos objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


O trabalho de grupo oral consiste na apresentação de um artigo a apresentar nas TP. O artigo é proposto pelos alunos, estando sujeito à aceitação da docente. Do conjunto de artigos apresentados, os 3 mais votados pelos alunos serão objecto de avaliação no teste e exame final. Para serem avaliados na apresentação de artigo nas TP, a presença nas aulas respectivas é obrigatório. Essas datas são previamente indicadas pela docente no moodle. A não comparência dos alunos implica uma classificação de zero nessa componente da avaliação sem que, no entanto, o aluno fique excluído da avaliação ao longo do semestre.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hogg, M. A., Vaughan, G. M. (2021). Social Psychology (9th edition). Pearson. Lima, M. L. & Correia, I. A. (2013). Atitudes: Medida, estrutura e funções. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9ª Ed., pp. 201-243). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Poeschl, G. (2013). A persuasão. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9ª Ed., pp. 325-363). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Rozenkowska, K. (2023). Theory of planned behavior in consumer behavior research: A systematic literature review. International Journal of Consumer Studies, 47(6), 2670–2700. https://doi.org/10.1111/ijcs.12970 Vaidis, D.C. & Bran, A. (2019). Respectable Challenges to Respectable Theory: Cognitive Dissonance Theory Requires Conceptualization Clarification and Operational Tools. Frontiers in Psychology, 10:1189. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01189

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ajzen I. (2011). The theory of planned behaviour: reactions and reflections. Psychology & Health, 26(9), 1113–1127. https://doi.org/10.1080/08870446.2011.613995 Ajzen, I., & Fishbein, M. (1980). Understanding attitudes and predicting social behavior. New Jersey: Prentice-Hall. Albarracín, D., & Vargas, P. (2010). Attitudes and persuasion: From biology to social responses to persuasive intent. In S. T. Fiske, D. T. Gilbert, & G. Lindzey (Eds.), Handbook of social psychology (5th ed., pp. 394–427). John Wiley & Sons, Inc.. https://doi.org/10.1002/9780470561119.socpsy001011 Banaji, M. R., & Heiphetz, L. (2010). Attitudes. In S. T. Fiske, D. T. Gilbert, & G. Lindzey (Eds.), Handbook of social psychology (5th ed., pp. 353–393). John Wiley & Sons, Inc.. Greenwald, A. G., McGhee, D. E., & Schwartz, J. K. L. (1998). Measuring individual differences in implicit cognition: The Implicit Association Test. Journal of Personality and Social Psychology, 74, 1464-1480. Steinmetz, H., Knappstein, M., Ajzen, I., Schmidt, P., & Kabst, R. (2016). How effective are behavior change interventions based on the theory of planned behavior? A three-level meta-analysis. Zeitschrift für Psychologie, 224(3), 216–233. https://doi.org/10.1027/2151-2604/a000255 Os estudantes terão de consultar Bibliografia adicional para o trabalho de grupo escrito e para a apresentação oral.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-18