Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo desta Unidade curricular é a abordagem do conceito de atitude e das questões teóricas e empíricas com ele relacionadas, nomeadamente: a formação e mudança de atitudes, a medida das atitudes e a articulação entre atitudes e outros conceitos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1- Identificar os vários tipos de medidas das atitudes. OA2- Descrever a estrutura e funções das atitudes. OA3- Explicar o impacto do comportamento nas atitudes e o impacto das atitudes no comportamento. OA4- Descrever os modelos de mudança de atitudes.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1- O conceito de atitude e os conceitos com ele relacionados. CP2- A medida das atitudes - Atitudes implícitas e explícitas. CP3- A estrutura e funções das atitudes. CP4- O impacto das atitudes no comportamento. CP5- O impacto do comportamento nas atitudes. CP6- Formação e mudança de atitudes. CP7- A comunicação persuasiva. CP8- Atitudes, afecto e processamento da informação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - CP 1 e 2 OA2 - CP 3 OA3 - CP 4 e 5 OA4 - CP 6,7,8
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: 1) teste individual (65% nota final); 2) trabalho de grupo oral - apresentação de artigo nas TP (10% nota final); 3) trabalho de grupo escrito (25% nota final). Em 1) e 3) é exigida a nota mínima de 9,5 valores (0 a 20 valores) para aproveitamento. Exame final: pondera a 100% para nota final. As notas das avaliações periódica não são tidas em conta em exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
T- 12.0h: Apresentação dos conceitos e das perspectivas teóricas. TP - 18.0h e PL - 9.0h: Demonstrações empíricas e discussão dos seus resultados à luz teóricos. Apresentação e discussão de artigos e de trabalhos pelos alunos. T. Autónomo - 110.0h: Note-se que estas horas de trabalho autónomo são estimativas médias.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA): i) expositiva, para apresentação de quadros teóricos de referência: Todos os OA ii) participativa, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos os OA iii) activa, com realização de trabalhos individuais e de grupo: Todos os OA iv) auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno: Todos os OA. O auto-estudo inclui pesquisa e leitura da bibliografia (20h); realização dos exercícios práticos (5h); pesquisa e construção da metodologia de análise do trabalho (5h); elaboração do relatório escrito (36h) e preparação da apresentação oral (25h); estudo para o exame individual (20h).
Observações / Observations
O trabalho de grupo oral consiste na apresentação de um artigo a apresentar nas TP. O artigo é proposto pelos alunos, estando sujeito à aceitação da docente. Do conjunto de artigos apresentados, os 3 mais votados pelos alunos serão objecto de avaliação no teste e exame final. Para serem avaliados na apresentação de artigo nas TP, a presença nas aulas respectivas é obrigatório. Essas datas são previamente indicadas pela docente no e-learning. A não comparência dos alunos implica uma classificação de zero nessa componente da avaliação sem que no entanto o aluno fique excluído da avaliação contínua.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Albarracín, D., & Vargas, P. (2010). Attitudes and persuasion. In S.T. Fiske, D. Gilbert, & G. Lindzey (Eds.), Handbook of social psychology (5th edition, Vol. 1, pp. 394-427). Hoboken, NJ: Wiley. Banaji, M. R. & Heiphetz, L. (2010). Attitudes. In S.T. Fiske, D. Gilbert, & G. Lindzey (Eds.), Handbook of social psychology (5th edition, Vol. 1, pp. 353-393). Hoboken, NJ: Wiley. Bohner, G., & Wanke, M. (2002). Attitudes and attitude change. New York: Taylor & Francis. Sutton, R. & Douglas, K. (2013). Social psychology. New York: Palgrave MacMillan.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ajzen, I. (1988). Attitudes, personality, and behavior. Milton Keynes: Open University Press. Ajzen, I. (2011). The theory of planned behaviour: Reactions and reflections. Psychology and Health, 9, 1113-1127 Ajzen, I., & Fishbein, M. (1980). Understanding attitudes and predicting social behavior. New Jersey: Prentice-Hall. Ajzen, I., & Madden, T. J. (1986). Prediction of goal directed behavior: Attitudes, intentions, and perceived behavioral control. Journal of Experimental Social Psychology, 22, 453-474. Albarracin, D., Johnson, B. T., Fishbein, M., & Muellerleile, P.A. (2001). Theories of reasoned action and planned behavior as models of condom use: A meta-analysis. Psychological Bulletin, 127, 142-161. doi:10.1037/0033-2909.127.1.142 Armitage, C. J., & Conner, M. (2001). Efficacy of the theory of planned behaviour: A meta-analytic review. British Journal of Social Psychology, 40, 471-499. doi:10.1348/014466601164939 Chaiken, S. (1987). The heuristic model of persuasion. In M. P. Zanna, J. M. Olson, & C. P. Herman (Eds.), Social influence: The Ontario symposium (Vol. 5, pp. 3-39). Hillsdale, NJ: Erlbaum. Eagly, A. H., & Chaiken, S. (1993). The psychology of attitudes. Harcourt Brace Jovanich College Publishers. Greenwald, A. G., McGhee, D. E., & Schwartz, J. K. L. (1998). Measuring individual differences in implicit cognition: The Implicit Association Test. Journal of Personality and Social Psychology, 74, 1464-1480. Hans, J. D., & Kimberly, C. (2014). Abortion attitudes in context: a multidimensional vignette approach. Social Science Research, 48, 145-156. Kassem, N. O., & Lee, J. W. (2004). Understanding soft drink consumption among male adolescents using the theory of planned behavior. Journal of Behavioral Medicine, 27, 273-296. Kwan, M. Y. W., Bray, S. R., & Ginis, K. A. M. (2009). Predicting physical activity of first-year university students: An application of the theory of planned behavior. Journal of American College Health, 58, 45-52. Lima, M. L. & Correia, I. A. (2013). Atitudes: Medida, estrutura e funções. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9ª Ed., pp. 201-243). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Petty, R. E., & Cacioppo, J. T. (1986). The elaboration likelihood model of persuasion. In L. Berkowitz (Ed.), Advances in Experimental Social Psychology (Vol. 19, pp. 123-205). San Diego, CA: Academic Press. Petty, R. E., Fazio, R. H., & Brinol, P. (2009). Attitudes: Insights from the new implicit measures. New York: Psychology Press. Poeschl, G. (2013). A persuasão. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9ª Ed., pp. 325-363). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Werner, S., Peretz, H., & Roth, D. (2015). Israeli children's attitudes toward children with and without disabilities. Early Childhood Research Quarterly, 33, 98-107. Wood, W. (1982). Retrieval of attitude-relevant information from memory: Effects on susceptibility to persuasion and on intrinsic motivation. Journal of Personality and Social Psychology, 42, 798-810. Students will have to consult other references for the work assignment and oral presentation.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16