Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5211
Acrónimo :
L5211
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
110.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa fornecer informação acerca dos modelos e processos relativos à perceção interpessoal e às relações interpessoais. Analisa assim as questões teóricas relativas ao processo de formação de impressões, memória e julgamento no contexto da perceção social. Aborda ainda as relações interpessoais no contexto das interações humanas, como a amizade, o amor, bem como as relações interpessoais em contexto de trabalho.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC aborda os processos de perceção de pessoas (PP) e formação de impressões e nas relações interpessoais (RI). O/a estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de:oais positivas em contexto de trabalho; OA1) Descrever e contrastar teorias e modelos de PP; OA2) Explicar os processos cognitivos subjacentes à perceção e julgamento social; OA3) Identificar processos neurocognitivos e contextuais subjacentes à perceção e julgamento social; OA4) Identificar e explicar enviesamentos na perceção de pessoas; OA5) Descrever e contrastar teorias e modelos das RI; OA6) Identificar determinantes da atração interpessoal; OA7) Identificar determinantes do desenvolvimento e manutenção de relações de amizade e amorosas; OA8) IIdentificar preditores e resultados de relações interpessoais positivas em contexto de trabalho OA9) Aplicar os conhecimentos adquiridos à análise de um problema de investigação original nas áreas da PP e das RI.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I Perceção de Pessoas (PP) Introdução ao estudo da perceção de pessoas 1.1 Origem, enquadramento e relevância 1.2 Teorias, modelos e métodos Abordagens Clássicas 2.1 Juizes de personalidade 2.2 Organizadores de informação 2.3 Teorias implícitas da personalidade Abordagens Contemporâneas 3.1 Processamento de informação e enviesamentos cognitivos 3.2 Neurocognição Social 3.3 Cognição Social Situada II Relações Interpessoais (RI) Atração interpessoal 1.1 Teorias, modelos e métodos 1.2 Fatores e processos que influenciam a aproximação aos outros Amizade e amor 2.1 Relações de amizade e amor no ciclo de vida 2.1 As relações de amizade e amor no ciclo da vida dos indivíduos 2.2 As relações de amizade 2.3 As relações amorosas 2.4 Compromisso e estabilidade nas relações amorosas RI em contexto de trabalho 3.1 Preditores de relações interpessoais positivas em contexto de trabalho 3.2 Resultados de relações interpessoais positivas em contexto de trabalho

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta coerência é demonstrada pela interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: Temas 1, 2 & 3 [PP] OA2: Tema 3, ponto 3.1 [PP] OA3: Tema 3, pontos 3.2. & 3.3 [PP] OA4: Tema 3, ponto 3.1 [PP] OA5: Temas 1, 2 & 3 [RI] OA6: Tema 1, ponto 1.2 [RI] OA7: Tema 2 [RI] OA8: Tema 3 [RI] OA9: Todos os temas [PP & RI]

Avaliação / Assessment


Os alunos poderão optar por: - Avaliação periódica, que envolve: Frequência (60%): Tema PP (30%), Tema RI (30%) Trabalho de grupo (40%): Póster sobre uma das temáticas desenvolvidas nas PLs; A presença nas PLs não deverá ser inferior a 80%; Embora os alunos tenham que realizar apenas um dos trabalhos propostos, a realização de todas as tarefas propostas (incluindo a recolha de dados) nas PLs dos dois temas é obrigatória. Para efeitos de realização dos pósteres previstos na avaliação, deve ser feita uma distribuição equitativa dos grupos de trabalho pelos temas da UC (50% dos grupos realizam um trabalho sobre RI e os restantes 50% realizam trabalho sobre PP); No bloco de "Perceção de Pessoas" o trabalho contribuirá para a investigação sobre o papel da experiência corporalizada na formação de impressões. No bloco de "Relações Interpessoais" o trabalho contribuirá para a investigação sobre a associação entre as relações interpessoais e a conexão com a natureza. - Avaliação final: por exame escrito (100%), que inclui conteúdos das aulas TPs e PLs. Apenas o(a)s aluno(a)s com notas igual ou superiores a 9,5 valores em todas e cada uma das componentes de avaliação serão aprovados.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC compreende: - Aulas teóricas (T): Exposição de conteúdos teóricos. - Aulas teórico-práticas (TP): Análise crítica de demonstrações empíricas; exercícios e/ou discussão de textos. - Práticas Laboratoriais (PL): Acompanhamento de trabalhos de grupo para a aplicação dos modelos e conceitos a problemas atuais de investigação. - Orientações Tutoriais (OT): Para esclarecimento de dúvidas nos horários de atendimento definidos. Após cada temática serão disponibilizados na plataforma de E-learning os respetivos slides, e referências específicas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A consistência entre cada metodologia de ensino, avaliação e objetivos de aprendizagem (GL) é a seguinte: 1. Expositivo: Apresentação oral dos conteúdos teórico/factuais a todos os alunos - LG 1 a 8 2. Participativo: Discussão de texto e análise crítica de exercícios práticos realizados nas aulas - LG 1 a 8 3. Ativo: o trabalho em grupo envolve estar em contato com as atividades que estão sendo desenvolvidas nos projetos de pesquisa em andamento, tanto nas relações interpessoais quanto na percepção da pessoa, sendo desenvolvidas pelo docente e/ou pesquisadores do centro de pesquisa (CIS) - LG9 4. Experimental: o trabalho de grupo sobre percepção da pessoa pode envolver coleta de dados - LG9 5. Estudo autônomo: relativo ao trabalho autônomo do aluno - Todos LG Este curso inclui 40 horas de contacto (12T + 18 TP + 9PL + 1T) e 110 horas de trabalho autónomo. Estima-se que as 110h de trabalho autónomo serão distribuídas pelas seguintes tarefas: - 25h para o trabalho de grupo (5h - leituras específicas; 5h - recolha de dados; 5h - análise de dados; 10h - realização do poster). - 35h para leitura específica para elaboração de TP e LPs. - 50h para exame (25h - leituras das referências básicas; 23h - leituras das referências específicas; 2h-teste). Avaliação OA1 a OA8: Frequência (abragendo todos os conteúdos) OA9: Trabalho de grupo O exame inclui avaliação de conhecimentos e competências relativos a todos os OA definidos

Observações / Observations


Observações relativas às PL's - A presença nas PLs não deverá ser inferior a 2/3; - Embora os alunos tenham que realizar apenas um dos trabalhos propostos, a realização de todas as tarefas propostas (incluindo a recolha de dados) nas PL's dos dois temas é obrigatória. - Para efeitos de realização dos posters previstos na avaliação, deve ser feita uma distribuição equitativa dos grupos de trabalho pelos temas da UC (50% dos grupos realizam um trabalho sobre PP e os restantes 50% realizam trabalho sobre RI); - No bloco de "Perceção de Pessoas" o trabalho contribuirá para a investigação sobre o papel da cororalização na perceção de pessoas. No bloco de "Relações Interpessoais" o trabalho contribuirá para a investigação sobre a associação entre as relações interpessoais e a conexão com a natureza. Qualquer atendimento requer marcação prévia por e-mail: Margarida Garrido: margarida.garrido@iscte-iul.pt Sandra Godinho: smsgo@iscte-iul.pt

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Garrido, M.V., Garcia-Marques, L., Jerónimo, R., & Ferreira, M. (2017). Formação de impressões e representações cognitivas de pessoas. In J. Vala & M.B. Monteiro (Orgs.), Psicologia social. (10ª ed., pp. 43-98). Fundação Calouste Gulbenkian Fiske, S., & Macrae, N. (Eds.). (2012). The SAGE Handbook of social cognition. SAGE Decety, & J. T. Cacioppo (2011). The Oxford handbook of social neuroscience. Oxford University Press Bersheid, E., & Regan, P. (2005). The psychology of interpersonal relationships. Pearson Prentice Hall Jackson-Dwyer, D. (2014). Interpersonal relationships. Routledge Carlston, D. (Ed.). (2013). The Oxford handbook of social cognition. Oxford University Press. Garrido, M.V., Azevedo, C., & Palma, T. (2011). Cognição Social: Fundamentos, formulações atuais e perspetivas futuras. Psicologia, 25, 113-157 Regan, P. (2011). Close relationships (1st ed.). Routledge Reich, T. C., & Hershcovis, M. S. (2011). Interpersonal relationships at work. In S. Zedeck, et al. (Eds.), Handbook of industrial and organizational psychology (Vol. 3,pp. 223-248). APA Fiske, S., & Taylor, S. (2013). Social cognition: From brains to culture. SAGE.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Clark, M. S., & Reis, H. T. (1988). Interpersonal processes in close relationships. Annual Review of Psychology, 39, 609-672. Duck, S. (2007). Human relationships (4th ed.). SAGE. Finkel, E., & Eastwick, P. (2015). Interpersonal attraction: In search of a theoretical rosetta stone. In J. Simpson & J. Dovidio (Eds.), APA Handbook of personality and social psychology, volume 3: Interpersonal relations (pp. 179-210). American Psychological Association. Fiske, S., Gilbert, D., & Lindzey, G., Handbook of Social Psychology, 2010, iske, S., Gilbert, D., & Lindzey, G. (Eds.). (2010). Handbook of Social Psychology (4th ed.). McGraw Hill. Garcia-Marques, T., & Garcia-Marques, L., Estereótipos e Cognição Social, 2013, Garcia-Marques, T., & Garcia-Marques, L. (2003). Estereótipos e Cognição Social (Textos Fundamentais I). ISPA. Garcia-Marques, T., & Garcia-Marques, L. (2004). Processando informação sobre os outros I (Textos Fundamentais II). ISPA. Garcia-Marques, T., & Garcia-Marques, L. (2005). Processando informação sobre os outros II (Textos Fundamentais III).: ISPA. Hamilton, D. (2005, Ed.). Social Cognition: Key readings. Psychology Press. Garownsky, B., & Bodenhausen, G. V. (Eds.). (2015). Theory and explanation in social psychology. Guilford Press. Miller, R. S. (2018). Intimate relationships (8th ed.). McGraw-Hill. Sherman, J., Garownsky, B., & Trope, Y. (Eds.). (2015). Dual-process theories of the social mind. Guilford Press. Smith, E. R., & Mackie, D. M. (2009). Social psychology (3rd Ed.). Psychology Press. Sanchez-Burks, J. & Mor Barak, M. E. (2017). Interpersonal relationships in a global work context. In M. E. Mor Barak (Ed.), Managing diversity: Toward a globally inclusive workplace (4th ed.) (pp. 191-206). SAGE.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16