Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5211
Acrónimo :
L5211
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
9.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
110.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC aborda modelos e processos relativos à perceção interpessoal e às relações interpessoais e suas aplicações. São apresentadas e discutidas diversas abordagens teóricas e evidência empírica dos processos de formação de impressões e julgamento social e dos processos de formação, manutenção e dissolução das relações interpessoais, no contexto das interações humanas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC aborda os processos relativos à perceção de pessoas (PP) e relações interpessoais (RI). O/a estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1) Descrever e contrastar teorias e modelos de PP; OA2) Explicar os processos cognitivos, neurocognitivos, sociais e contextuais subjacentes à perceção e julgamento social; OA3) Descrever e contrastar teorias e modelos das RI; OA4) Identificar determinantes da atração, desenvolvimento e manutenção de relações interpessoais OA5) Aplicar os conhecimentos adquiridos à análise de um problema de investigação original nas áreas da PP e das RI.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução ao estudo da perceção de pessoas 1.1 Perspetivas teóricas, metodológicas e aplicações CP2 Abordagens clássicas da perceção de pessoas 2.1 Processos organizadores da formação de impressões 2.2 Teorias implícitas da personalidade 2.3 Processamento de informação e organização cognitiva CP3. Abordagens contemporâneas da perceção de pessoas 3.1 Neurocognição Social 3.2 Cognição Social Situada CP4. Introdução ao estudo das Relações Interpessoais 4.1 Perspetivas teóricas, metodológicas e aplicações CP5. Desenvolvimento e manutenção de relações 5.1. Fatores e processos que influenciam a aproximação aos outros 5.2. As relações de amizade e amor no ciclo da vida dos indivíduos 5.3 Compromisso e estabilidade nas relações amorosas 5.4 Conflito e dissolução de relações CP6. Temas Contemporâneos na investigação em relações interpessoais 6.1 RI em contexto de trabalho 6.2 RI e a internet CP7. Aplicações a temas contemporâneos e novas questões de investigação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Os objetivos 1 e 3 são concretizados pelos conteúdos programáticos definidos no ponto 1 ao ponto 4. Os estudantes terão oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos acerca dos principais modelos conceptuais e metodologias utilizadas no âmbito do estudo da perceção social e das relações interpessoais. O objetivo 2 será atingido com referência aos conteúdos programáticos dos pontos 2 e 3, que correspondem às abordagens clássicas e contemporâneaos ao estudo da PP e os vários processos explicativos propostos. O objetivo 3 concretiza-se pelos conteúdos programáticos 5 e 6 que especificam determinantes para as diferentes fases das RI e suas aplicações em diversos contextos. Finalmente, o objetivo 5 que prevê a análise de um problema de investigação original, poderá corresponder a diferentes conteúdos em função do tema abordado a cada ano.

Avaliação / Assessment


O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de 1) um trabalho de grupo em formato de poster, sobre uma das temáticas propostas (40%); 2) um teste individual escrito (60%). Para realizar a avliação ao longo do semestre é obrigatória a presença em 2/3 das PL’s Ficam aprovados os alunos que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame no final do semestre (100%) incide sobre todos os conteúdos abordados na UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. As metodologias expositivas suportam a concretização dos objetivos (OA1 a OA4), permitindo a aquisição de conhecimentos. As metodologias participativas e ativas, permitem o enriquecimento, a consolidação e a aplicação de conhecimentos possibilitando a concretização de todos os objetivos (OA1 a OA5). As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. As metodologias expositivas suportam a concretização dos objetivos (OA1 a OA4), permitindo a aquisição de conhecimentos. As metodologias participativas e ativas, permitem o enriquecimento, a consolidação e a aplicação de conhecimentos possibilitando a concretização de todos os objetivos (OA1 a OA5). As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


Embora os alunos tenham que realizar apenas um dos trabalhos propostos, a realização de todas as tarefas propostas (incluindo a recolha de dados) dos dois temas é obrigatória. Para efeitos de realização do trabalho de grupo previsto na avaliação, deve ser feita uma distribuição equitativa dos grupos de trabalho pelos temas da UC (50% dos grupos realizam um trabalho sobre PP e os restantes 50% realizam trabalho sobre RI); Os trabalhos de grupo consistem na análise de um problema de investigação original consistente com qualquer um dos conteúdos programáticos e cuja temática poderá variar a cada ano. Qualquer atendimento requer marcação prévia por e-mail: Margarida Garrido: margarida.garrido@iscte-iul.pt Sandra Godinho: smsgo@iscte-iul.pt

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bersheid, E., & Regan, P. (2005). The psychology of interpersonal relationships. Pearson Prentice Hall Jackson-Dwyer, D. (2014). Interpersonal relationships. Routledge. Carlston, D. (Ed.). (2013). The Oxford handbook of social cognition. Oxford University Press. Decety, & J. T. Cacioppo (2011). The Oxford handbook of social neuroscience. Oxford University Press. Fiske, S., & Taylor, S. (2013). Social cognition: From brains to culture. SAGE. Regan, P. (2011). Close relationships (1st ed.). Routledge. Reich, T. C., & Hershcovis, M. S. (2011). Interpersonal relationships at work. In S. Zedeck, et al. (Eds.), Handbook of industrial and organizational psychology (Vol. 3,pp. 223-248). APA Vala, J., & Monteiro, M.B. (2024). Psicologia social. (10ª ed., capítulos 2 & 9) Fundação Calouste Gulbenkian. https://cdn.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2024/04/psicologia_social-1.pdf

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Clark, M. S., & Reis, H. T. (1988). Interpersonal processes in close relationships. Annual Review of Psychology, 39, 609-672. Duck, S. (2007). Human relationships (4th ed.). SAGE. Finkel, E., & Eastwick, P. (2015). Interpersonal attraction: In search of a theoretical rosetta stone. In J. Simpson & J. Dovidio (Eds.), APA Handbook of personality and social psychology, volume 3: Interpersonal relations (pp. 179-210). American Psychological Association. Fiske, S., & Macrae, N. (Eds.). (2012). The SAGE Handbook of social cognition. SAGE. Fiske, S., Gilbert, D., & Lindzey, G. (Eds.). (2010). Handbook of Social Psychology (4th ed.). McGraw Hill. Garcia-Marques, T., & Garcia-Marques, L. (2004). Processando informação sobre os outros I (Textos Fundamentais II). ISPA. Garcia-Marques, T., & Garcia-Marques, L. (2005). Processando informação sobre os outros II (Textos Fundamentais III).: ISPA. Garcia-Marques, T., & Garcia-Marques, L., Estereótipos e Cognição Social, 2013, Garcia-Marques, T., & Garcia-Marques, L. (2003). Estereótipos e Cognição Social (Textos Fundamentais I). ISPA. Garrido, M.V., Azevedo, C., & Palma, T. (2011). Cognição Social: Fundamentos, formulações atuais e perspetivas futuras. Psicologia, 25, 113-157. Garownsky, B., & Bodenhausen, G. V. (Eds.). (2015). Theory and explanation in social psychology. Guilford Press. Gosling, S. (2009). Snoop: What your stuff says about you. Profile Books. Hamilton, D. (2005, Ed.). Social Cognition: Key readings. Psychology Press. Miller, R. S. (2018). Intimate relationships (8th ed.). McGraw-Hill. Sanchez-Burks, J. & Mor Barak, M. E. (2017). Interpersonal relationships in a global work context. In M. E. Mor Barak (Ed.), Managing diversity: Toward a globally inclusive workplace (4th ed.) (pp. 191-206). SAGE. Sherman, J., Garownsky, B., & Trope, Y. (Eds.). (2015). Dual-process theories of the social mind. Guilford Press. Smith, E. R., & Mackie, D. M. (2009). Social psychology (3rd Ed.). Psychology Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-13