Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5212
Acrónimo :
L5212
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
9.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
110.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


A presente unidade curricular tem como objetivo geral enquadrar a compreensão das atitudes e dos comportamentos humanos decorrentes das pertenças grupais e intergrupais dos indivíduos e dos contextos sócio-cognitivos em que se inscrevem.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Descrever os processos psicológicos envolvidos nas pertenças grupais e nas relações intergrupais e o seu impacto no desempenho dos grupos e no comportamento dos indivíduos OA2. Distinguir e comparar diferentes paradigmas e perspetivas de conceptualização das relações entre grupos OA3. Ler e analisar criticamente a investigação empírica desenvolvida nos domínios estudados OA4. Identificar situações e fenómenos sociais grupais e intergrupais que ilustrem os conceitos e teorias relevantes

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A. Os problemas, conceitos básicos e a dinâmica do grupo e das relações entre grupos CP1. O que e que são grupos? CP2. Fenómenos e características do comportamento nos grupos CP3. Preconceitos, estereótipos e discriminação social B. Teorias, paradigmas e resultados da pesquisa nas relações entre grupos CP4. Explicações clássicas e cognitivas de preconceitos e estereotipos CP5. As relações entre grupos, o self e a identidade social C. Contextos e aplicações da perspectiva inter-grupal CP6. Interdependência dos processos entre e dentro dos grupos CP7. A psicologia da dinâmica das massas CP8. Abordagens da mudança e redução do preconceito

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Todos objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos. O objetivo OA1, vai ser concretizados pelos conteúdos programáticos CP1 a 3 e CP7. Os estudantes vão ter a oportunidade de fortalecer os seus conhecimentos acerca dos fenómenos e conceitos psicológicos relevantes á pertença aos grupos e às relações intergrupais. As várias perspetivas e abordagens apresentados e problematizados nos CPs 4, 5, 6, 7 e 8 permitirão a concretização do objetivo OA2, o que permite atingir uma meta-perspetiva a face do conhecimento na área. Os conteúdos CP 2, 3, 4, 5 e 8 envolvem referencias aos estudos empíricos e uma leitura e reflecção crítica sobre a investigação clássica e contemporânea na área (OA3). Finalmente, o objetivo OA4 vai ser concretizado em todos os CPs 1 a 8 com uso de exemplos concretos de dia a dia na explicação dos conceitos relevantes e com exercícios que facilitam a ligação entre o conhecimento teórico e a experiência dos próprios alunos.

Avaliação / Assessment


O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Para serem admitidos em regime de avaliação ao longo do semestre os estudantes deverão realizar: - um trabalho individual (Max. 5 paginas) com uma recensão crítica dum artigo/capitulo do curso (30%) - um trabalho do grupo nas aulas TP: uma apresentação temática sobre o tema da aula baseado numa leitura mais intensiva + a discussão crítica da apresentação dum outro grupo de estudantes (35%) - um teste (35%). Ficam aprovados os alunos que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 7.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. Em alternativa, existe também a possibilidade de avaliação por exame final o que tem uma componente escrita (50%) é um exame oral (50%). Ficam aprovados os alunos com nota superior a 9.5 valores em ambas as avaliações (escrita e oral).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Alem do trabalho autónomo (e.g., leitura, preparação de apresentações e debates) a UC integra aulas teóricos (T) expositivas, focadas no ensino de conceitos e modelos teóricos de base, aulas teórico-práticas (TP) que aliam uma componente expositiva com a realização de apresentações e debates de artigos e capítulos clássicos e contemporâneos, que permitam uma melhor compreensão e análise de conceitos teóricos, bem como o uso de conhecimento adquirido (i.e., demonstração e aplicação), e aulas praticas e laboratoriais (PL). Neste último tipo de horas de contacto procura-se aplicar o conhecimento adquirido e fazer uma análise crítica desse mesmo conhecimento. O processo individual autónomo de aprendizagem depende duma leitura intensiva, que será apoiada pelas aulas teóricas e discussões nas aulas Teórico-Práticas e nas Práticas laboratoriais. A leitura tem elementos globais para adquirir uma base sólida da área, mas também elementos mais especializados e individualizados para aprofundar a abordagem da pesquisa e intervenção nas relações entre grupos. O diálogo nas aulas Teórico-Práticas e nas Práticas laboratoriais é considerado essencial para a coordenação e suporte da leitura. Em todas as aulas, mas sobretudo nas práticas laboratoriais, os estudantes são estimulados a ligar o conhecimento novo com exemplos da sua vida real.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. As metodologias expositivas, que integram as aulas teóricas e teórico-práticas, suportam a concretização da totalidade dos objetivos (OA1 a OA4), permitindo a aquisição de conhecimentos e a distinção entre as várias perspetivas e abordagens à dinâmica de grupos de às relações entre grupos. As metodologias participativas e ativas, que integram as aulas teórico-práticas e as aulas de prática laboratorial, permitem, por sua vez, o enriquecimento, a consolidação e a aplicação de conhecimentos, assim como o treino da análise crítica de trabalhos de investigação, do uso de conceitos científicos das situações de dia a dia e da contextualização dos processos psicológicos nos vários contextos sociais e estruturais.

Observações / Observations


Apesar do que a lingua de ensinho é Inglês, alunos podem falar e discutir em Português também.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Brown, R. (2010). Prejudice: Its social psychology (2nd Edition). Chichester: Wiley. Forsyth, D.R. 2018. Group Dynamics, 7th Edition. , Boston, MA: Cengage., Chapter 1, 3-6, 10 Hogg, M. & Vaughan, G. (2022) Social Psychology (9th edition). London: Pearson, Chapters 4, 8, 10 and 11 Jesuíno, J.C. & Pissara, J. (2017) Estruturas e processos de grupo. In J. Vala, & M.B. Monteiro (Coords.) Psicologia social (10ª ed.), pp. 365-434. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Monteiro, M.B. (2017). Relações intergrupais. In Vala, J. e M. B. Monteiro, Psicologia Social (10ª ed.) pp. 493-568. Lisboa: Gulbenkian. Smith, E. R., Mackie, D. M. & Claypool, H. M. (2015). Social psychology (4rth ed.), New York: Routlege (chapters 4, 5, 6, 9 and 11) Tajfel (1982). Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Horizonte.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tindale, R.S., Meisenhelder, H.M., Dykema-Engblade, A.A. & Hogg, M.A. (2001) Shared Cognition in Small Groups. In: Tindale, S. & Hogg, M. (Eds.): Blackwell handbook of social psychology: Group processes (pp. 1-31) Oxford, UK: Blackwell Allport, G.W. (1954/1979) The Nature of Prejudice (25th Aniversary Edition). Cambridge, MA: Perseus Books (Chapters 1-4) Steele, C. M., & Aronson, J. (1995). Stereotype threat and the intellectual test performance of African Americans. Journal of Personality and Social Psychology, 69(5), 797–811. https://doi.org/10.1037/0022-3514.69.5.797 Tajfel, H. & Turner, J. C. (1986). The social identity theory of intergroup behavior. In W. G. Austin & S. Worchel (Eds.), Psychology of intergroup relations (pp. 7-24). Chicago: Nelson-Hall. Hamilton, D. & Gifford, R. (1976) Illusory Correlation in Interpersonal Perception: A Cognitive Basis of Stereotypic Judgments. Journal of Experimental Social Psychology, 12, 392-407 Bar-Tal (2007) Sociopsychological Foundations of Intractable Conflicts. American Behavioral Scientist, 50, 1430-1453 Marques, J.M., Abrams, D., Peaz, D. & Hogg, M.A. (2001): Social Categorization, Social Identification & Rejection of Deviant Group Members. In: Tindale, S. & Hogg, M. (Eds.): Blackwell handbook of social psychology: Group processes (pp. 400-424) Oxford, UK: Blackwell Reicher, S. (2001): The Psychology of Crowd Dynamics. In: Tindale, S. & Hogg, M. (Eds.): Blackwell handbook of social psychology: Group processes (pp. 182-208) Oxford, UK: Blackwell Pettigrew, T.F. & Tropp, L. (2006) A Meta-Analytic Test of Intergroup Contact Theory. Journal of Personality and Social Psychology, 90, 5, 751–783 Waddell M.W. , Wright S.C., Waldzus S. & Stebner G.A. (2024) For the good of the party, for the good of the nation: ingroup projection can motivate support for political violence. Frontiers in Social Psychology, 2, DOI: 10.3389/frsps.2024.1347054 Bibliografia adicional para cada módulo será facultada ao longo do semestre.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26