Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5212
Acrónimo :
L5212
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
110.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Enquadrar a compreensão das atitudes e dos comportamentos humanos decorrentes das pertenças grupais e intergrupais dos indivíduos e dos contextos sócio-cognitivos em que se inscrevem, em modelos teóricos estudados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Descrever os processos psicológicos envolvidos nas pertenças grupais e nas relações intergrupais e o seu impacto no desempenho dos grupos e no comportamento dos indivíduos OA2. Distinguir e comparar diferentes paradigmas e perspectivas de conceptualização das relações entre grupos OA3. Ler e analisar criticamente a investigação empírica desenvolvida nos domínios estudados OA4. Identificar situações e fenómenos sociais grupais e intergrupais que ilustrem os conceitos e teorias relevantes

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A. Os problemas, conceitos básicos e a dinâmica do grupo e das relações entre grupos CP1. O que e que são grupos? CP2. Fenómenos e características do comportamento nos grupos CP3. Preconceitos, estereótipos e discriminação social B. Teorias, paradigmas e resultados da pesquisa nas relações entre grupos CP4. Explicações clássicas e cognitivas de preconceitos e estereotipos CP5. As relações entre grupos, o self e a identidade social CP6. Comunicação e identidade social C. Contextos e aplicações da perspectiva inter-grupal CP7. Interdependência dos processos entre e dentro dos grupos CP8. A psicologia da dinâmica das massas CP9. Abordagens da mudança e redução do preconceito

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os diversos conteúdos do programa ou programáticos (CP) estão expressos em objectivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos OA1. - CP 1, 2, 3, 7, 8 OA2. - CP 4, 5, 6, 7, 9 OA3. - CP 2, 3, 4, 5, 7, 9 OA4. - CP 1, 2, 3, 5, 6, 8, 9

Avaliação / Assessment


Para serem admitidos em regime de avaliação periodica os estudantes deverão realizar: - um trabalho individual (Max. 5 paginas) com uma recensão crítica dum artigo/capitulo do curso (30%) - uma apresentação temática nas aulas TP em pequenos grupos sobre o tema da aula baseado numa leitura mais intensiva (35%) - uma frequência (35%). Ficam aprovados os alunos que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 7.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Aulas teóricas - Leitura intensiva - Aulas teorico-praticas com discussões dos artigos/capítulos dos livros e com apresentações - Tutoriais e práticas laboratoriais em grupos pequenos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O processo individual de aprendizagem depende duma leitura intensiva, que será apoiada pelas aulas teóricas e discussões nas aulas Teórico-Práticas e nas Práticas laboratoriais. A leitura tem elementos globais para adquirir uma base sólida da área, mas também elementos mais especializados e individualizados para aprofundar a abordagem da pesquisa e intervenção nas relações entre grupos. O diálogo nas aulas Teórico-Práticas e nas Práticas laboratoriais é considerado essencial para a coordenação e suporte da leitura. Em todas as aulas, mas sobretudo nas práticas laboratoriais, os estudantes são estimulados a ligar o conhecimento novo com exemplos da sua vida real.

Observações / Observations


Apesar do que a lingua de ensinho é Inglês, alunos podem falar e discutir em Português também.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Tajfel (1982). Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Horizonte. Tajfel, H. & Turner, J. C. (1986). The social identity theory of intergroup behavior. In Austin & Worchel (Eds.), Psychology of intergroup relations (pp. 7-24). Chicago: Nelson-Hall. Smith, E. R., Mackie, D. M. & Claypool, H. M. (2015). Social psychology (4rth ed.), New York: Routlege (chapters 4, 5, 6, 9 and 11) Monteiro, M.B. (2013).Relações intergrupais. In Vala, J. e M. B. Monteiro, Psicologia Social (9ª edição, Cap. X). Lisboa: Gulbenkian. Jesuíno (2004) Estruturas e processos de grupo. In Vala & Monteiro (Eds) Psicologia social (6ª ed.). Lisboa: Gulbenkian. Hogg, M. & Vaughan, G. (2022) Social Psychology (9th edition). London: Pearson, Chapters 4, 8, 10 and 11 Forsyth, D.R. (2018) Group Dynamics, 7th Edition. , Boston, MA: Cengage., Chapter 1, 3-6, 10 Brown (2010). Prejudice: Its social psychology (2nd Ed.). Chichester: Wiley-B. Allport (1954) The Nature of Prejudice. Cambridge: Perseus (Chapt. 1-4)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tindale et all (2001) Shared Cognition in Small Groups. In: Tindale, S. & Hogg, M. (Eds.) Tindale & Hogg (Eds.): Blackwell handbook of social psychology: Group processes. Oxford: Blackwell Steele & Aronson (2000) Stereotype Threat and the Intellectual Test Performance of African Americans. In: Stangor, C. (ed.) Stereotypes and prejudice (pp. 369-389). Philadelphia: Psy Press Reicher, S. (2001): The Psychology of Crowd Dynamics. In: Tindale, S. & Hogg, M. (Eds.): Pettigrew & Tropp (2006) A Meta-Analytic Test of Intergroup Contact Theory. J. of Pers and Soc Psy, 90, 5, 751-783 Marques et al. (2001): Social Categorization, Social Identification & Rejection of Deviant Group Members. In: Tindale & Hogg (Eds.) Hogg (2001): Social Categorization, Depersonalization, and Group Behavior. In Tindale & Hogg (Eds.) Hamilton & Gifford (1976) Illusory Correlation in Interpersonal Perception: A Cognitive Basis of Stereotypic Judgments. J. of Exp. Soc Psy, 12, 392-407

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16