Planeamento

Aulas

T1

Sessão introdutória ao Programa

- Exemplo ilustrativo

- Características e definições de grupos

- O que é que os grupos não são

- Metáforas

- Tópicos de investigação sobre grupos


T2

- Desempenho nos grupos e desempenho dos grupos


T3

- cohesão nos grupos

- Socialização e desenvolvimento grupal (dinâmica de grupos)


T4

- Normas

- Papeis


T5

- Estatuto em grupos

- Sociometria

- Redes de comunicação

- Etnocentrismo

- Estereótipos, Preconceito, Discriminação: Definições e exemplos

- Alvos de discriminação


T6

- Etnocentrismo

- Estereótipos, Preconceito, Discriminação: Definições e exemplos

- Alvos de discriminação

- Motivos para o preconceito: primeiras abordagens e abordagens contemporâneas


T7

- Motivos para o preconceito: primeiras abordagens e abordagens contemporâneas

- Comportamento intergrupal e interpessoal

- Conflito e cooperação entre grupos

- Privação relativa, protesto e agressão

- Teoria do conflito realista e a perspectiva da interdependência

- O paradigma dos grupos mínimos e a Teoria da identidade social


T8

Maus abordagens aos relações entre grupos

- Conflito intratável

- Cognição social e preconceitos

- Essencialismo psicológico

- Preconceito como emoção


Aulas

TP1

Sessão introdutória ao Programa

- Clarificação das questões no âmbito da aula teórica,

- Clarificação do trabalho do Seminário;

- Distribuição dos estudantes por pequenos grupos para a preparação das apresentações;

- Escolha dos temas para as apresentações e sua ligação ao programa;

- Clarificação do funcionamento das tutorias;

- Definição das leituras recomendadas para os seminários seguintes


TP2


vídeo show sobre dinamica do grupo


TP3

Cognição Partilhada

Tindale, R.S., Meisenhelder, H.M., Dykema-Engblade, A.A. & Hogg, M.A. (2001) Shared Cognition in Small Groups. In: Tindale, S. & Hogg, M. (Eds., 2001 ), Blackwell handbook of social psychology: Group processes (pp. 56-85) Oxford, UK: Blackwell


TP4

A natureza do preconceito /(Allport)

Allport, G.W. (1954/1979) The Nature of Prejudice (25th Aniversary Edition). Cambridge, MA: Perseus Books (Chapters 1-4)


TP5

Teoria da Identidade Social

Tajfel, H. & Turner, J. C. (1986). The social identity theory of intergroup behavior. In W. G. Austin & S. Worchel (Eds.), Psychology of intergroup relations (pp. 7-24). Chicago: Nelson-Hall.


TP6

Ameaça do estereótipo

Steele, C.M. & Aronson, J. (2000) Stereotype Threat and the Intellectual Test Performance of African Americans. In: Stangor, C. (ed.) Stereotypes and prejudice (pp. 369-389). Philadelphia: Psychology Press


TP7

Explicações do estereótipo independentes do contexto, através do enviesamento cognitivo

Hamilton, D. & Gifford, R. (1976) Illusory Correlation in Interpersonal Perception: A Cognitive Basis of Stereotypic Judgments. Journal of Experimental Social Psychology, 12, 392-407 [Reprint: Hamilton, D.L. & Gifford, R.K. (2000). Illusory Correlation in Interpersonal Perception: A Cognitive Basis of Stereotypic Judgments. In: Stangor, C. (ed.) Stereotypes and prejudice (pp. 161-171). Philadelphia: Psychology]


TP8

Passagem do nível interpessoal ao intergrupal /

Bar-Tal (2007) Sociopsychological Foundations of Intractable Conflicts. American Behavioral Scientist, 50, 1430-1453


TP9

Dinâmica de grupos subjectiva

Marques, J.M., Abrams, D., Paez, D. & Hogg, M.A. (2001): Social Categorization, Social Identification & Rejection of Deviant Group Members. In: Tindale, S. & Hogg, M. (Eds.): Blackwell handbook of social psychology: Group processes (pp. 400-424) Oxford, UK: Blackwell


TP10

Redução do Preconceito pelo Contacto Intergrupal

Pettigrew, T.F. & Tropp, L. (2006) A Meta-Analytic Test of Intergroup Contact Theory. Journal of Personality and Social Psychology, 90, 5, 751 - 783.


TP11

A psicologia da dinâmica das massas

Reicher, S. (2001): The Psychology of Crowd Dynamics. In: Tindale, S. & Hogg, M. (Eds.): Blackwell handbook of social psychology: Group processes (pp. 182-208) Oxford, UK: Blackwell


TP12

- O que tem sido aprendido: uma perspectiva geral

- Meta-questões no conteúdo em geral

- Vantagens e inconvenientes de uma integração das perspectivas intra e intergrupais

- Limitações do programa

- Questões e preparação da avaliação


Aulas

PL

Clarificação de duvidas dos alunos

Reflexão sobre o conteudo e o processo de aprendizagem

Discussão sobre leitura

Exercicio complementar