Planeamento
Aulas
T1
Sessão introdutória ao Programa
- Exemplo ilustrativo
- Características e definições de grupos
- O que é que os grupos não são
- Metáforas
- Tópicos de investigação sobre grupos
T2
- Desempenho nos grupos e desempenho dos grupos
T3
- cohesão nos grupos
- Socialização e desenvolvimento grupal (dinâmica de grupos)
T4
- Normas
- Papeis
T5
- Estatuto em grupos
- Sociometria
- Redes de comunicação
- Etnocentrismo
- Estereótipos, Preconceito, Discriminação: Definições e exemplos
- Alvos de discriminação
T6
- Etnocentrismo
- Estereótipos, Preconceito, Discriminação: Definições e exemplos
- Alvos de discriminação
- Motivos para o preconceito: primeiras abordagens e abordagens contemporâneas
T7
- Motivos para o preconceito: primeiras abordagens e abordagens contemporâneas
- Comportamento intergrupal e interpessoal
- Conflito e cooperação entre grupos
- Privação relativa, protesto e agressão
- Teoria do conflito realista e a perspectiva da interdependência
- O paradigma dos grupos mínimos e a Teoria da identidade social
T8
Maus abordagens aos relações entre grupos
- Conflito intratável
- Cognição social e preconceitos
- Essencialismo psicológico
- Preconceito como emoçãoAulas
TP1
Sessão introdutória ao Programa
- Clarificação das questões no âmbito da aula teórica,
- Clarificação do trabalho do Seminário;
- Distribuição dos estudantes por pequenos grupos para a preparação das apresentações;
- Escolha dos temas para as apresentações e sua ligação ao programa;
- Clarificação do funcionamento das tutorias;
- Definição das leituras recomendadas para os seminários seguintes
TP2
vídeo show sobre dinamica do grupo
TP3
Cognição Partilhada
Tindale, R.S., Meisenhelder, H.M., Dykema-Engblade, A.A. & Hogg, M.A. (2001) Shared Cognition in Small Groups. In: Tindale, S. & Hogg, M. (Eds., 2001 ), Blackwell handbook of social psychology: Group processes (pp. 56-85) Oxford, UK: Blackwell
TP4
A natureza do preconceito /(Allport)
Allport, G.W. (1954/1979) The Nature of Prejudice (25th Aniversary Edition). Cambridge, MA: Perseus Books (Chapters 1-4)
TP5
Teoria da Identidade Social
Tajfel, H. & Turner, J. C. (1986). The social identity theory of intergroup behavior. In W. G. Austin & S. Worchel (Eds.), Psychology of intergroup relations (pp. 7-24). Chicago: Nelson-Hall.
TP6
Ameaça do estereótipo
Steele, C.M. & Aronson, J. (2000) Stereotype Threat and the Intellectual Test Performance of African Americans. In: Stangor, C. (ed.) Stereotypes and prejudice (pp. 369-389). Philadelphia: Psychology Press
TP7
Explicações do estereótipo independentes do contexto, através do enviesamento cognitivo
Hamilton, D. & Gifford, R. (1976) Illusory Correlation in Interpersonal Perception: A Cognitive Basis of Stereotypic Judgments. Journal of Experimental Social Psychology, 12, 392-407 [Reprint: Hamilton, D.L. & Gifford, R.K. (2000). Illusory Correlation in Interpersonal Perception: A Cognitive Basis of Stereotypic Judgments. In: Stangor, C. (ed.) Stereotypes and prejudice (pp. 161-171). Philadelphia: Psychology]
TP8
Passagem do nível interpessoal ao intergrupal /
TP9
Dinâmica de grupos subjectiva
Marques, J.M., Abrams, D., Paez, D. & Hogg, M.A. (2001): Social Categorization, Social Identification & Rejection of Deviant Group Members. In: Tindale, S. & Hogg, M. (Eds.): Blackwell handbook of social psychology: Group processes (pp. 400-424) Oxford, UK: Blackwell
TP10
Redução do Preconceito pelo Contacto Intergrupal
Pettigrew, T.F. & Tropp, L. (2006) A Meta-Analytic Test of Intergroup Contact Theory. Journal of Personality and Social Psychology, 90, 5, 751 - 783.
TP11
A psicologia da dinâmica das massas
Reicher, S. (2001): The Psychology of Crowd Dynamics. In: Tindale, S. & Hogg, M. (Eds.): Blackwell handbook of social psychology: Group processes (pp. 182-208) Oxford, UK: Blackwell
TP12
- O que tem sido aprendido: uma perspectiva geral
- Meta-questões no conteúdo em geral
- Vantagens e inconvenientes de uma integração das perspectivas intra e intergrupais
- Limitações do programa
- Questões e preparação da avaliação
Aulas
PL
Clarificação de duvidas dos alunos
Reflexão sobre o conteudo e o processo de aprendizagem
Discussão sobre leitura
Exercicio complementar