Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5214
Acrónimo :
L5214
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC oferece um quadro histórico do nascimento e da afirmação da Psicologia, apresentando os fundamentos dos principais sistemas teóricos que a fundaram e as tensões entre eles, e discutindo alguns dos seus autores e textos inaugurais. Oferece assim uma perspetiva global e uma visão policêntrica da história inicial da psicologia, e das influências recíprocas entre os seus diferentes centros.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Reconhecer e enquadrar historicamente o nascimento dos principais paradigmas e quadros teóricos iniciais da Psicologia e as suas premissas ontológicas e epistemológicas centrais. OA2. Compreender e identificar as principais interrogações de investigação que subjazem ao desenvolvimento dos diferentes quadros teóricos fundadores das áreas iniciais da Psicologia e como estas interrogações se enquadram no contexto da época. OA3. Descrever e contrastar as principais abordagens iniciais da Psicologia e reconhecer os pontos fortes e fracos de cada uma delas e as suas tensões e divergencias. OA4. Reconhecer na psicologia actual algumas das consequências destas primeiras propostas históricas e os desenvolvimentos que elas possibilitaram.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução. 1.1. Origem das questões psicológicas: Mundo Clássico, Idade Média e Renascimento. A Revolução Científica. 1.2. O surgimento e institucionalização das ciências sociais. A psicologia neste contexto. CP2.O nascimento da psicologia 2.1. A Nova Psicologia no espaço alemão. W. Wundt - o Laboratório e a introspecção; o método comparativo. Os laboratórios de psicologia na América. 2.2. O Funcionalismo e os seus antecedentes. O legado W. James. 2.3. A tradição clínica francesa. Visita de Estudo. 2.4. A Psicanálise - principais vertentes do sistema teórico de Freud. Inovação terapêutica em Freud. CP3. A afirmação da psicologia. 3.1. O Comportamentalismo. Antecedentes: Pavlov e Throndike; O programa de J.Watson para a psicologia. As propostas de B.F. Skinner. 3.2. A Psicologia da Forma. Princípios da organização perceptiva. O questionamento do comportamentalismo. 3.3. Abordagens de transição. 3.4. Surgimento e fundamentos da Abordagem Cognitiva.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os Conteúdos programáticos (CP) estão estreitamente articulados com os Objectivos de Aprendizagem (AO), da seguinte forma: O CP1 prepara os estudantes para OA1. Nas aulas seguintes os estudantes, atravez do CP2 e do CP3 são preparados para os objetivos OA1, OA2, OA3, OA4 , quer de uma forma teórica expositiva, quer com a apresentação e discussão em aula de trabalhos referentes ás abordagens expostas. No CP3 - além de se prosseguir a preparação para OA1, OA2, OA3, - é possível ainda tornar claras as dimensões do OA4.

Avaliação / Assessment


Os alunos podem frequentar esta UC com avaliação ao longo do ano ou avaliação por exame. Para a primeira realizam: - Um trabalho de grupo (35%) - um teste (65%). Ficam aprovados alunos que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 8.5 valores, obtenham média final igual ou superior a 9.5 valores. Os alunos não inscritos ou reprovados na avaliação ao longo do semestre realizarão avaliação por exame. Neste caso não serão consideradas as notas dos trabalhos de avaliação ao longo do semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nesta UC os temas e conceitos estruturantes lecionados serão acompanhados por um Manual de referência Português, que é de leitura integral. Mas a lecionação dos CP1 a CP3 será igualmente acompanhada pelos textos originais que formulam inicialmente as abordagens e suas questões, e que são apresentados e enquadrados nas aulas no seu contexto histórico. O trabalho de acompanhamento dos alunos implicará a leitura e consulta do manual de referência (bem como de outras fontes secundárias) e de textos originais seleccionados e apresentados na bibliografia. Ademais para cada abordagem abordada nos CP haverá ainda a ilustração trazida pelas apresentações dos alunos e sua discussão em aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Cada conteúdo programático (CP) tem uma bibliografia específica associada e, no planeamento aula-a-aula que é fornecido aos alunos no início de cada semestre são indicadas as leituras específicas a fazer para acompanhar cada uma das aulas. Os alunos podem assim reconhecer para cada aula os respectivos CPs, que estão por sua vez relacionados com os Objectivos de Aprendizagem da UC. O alinhamento entre os instrumentos de avaliação e os objectivos de aprendizagem é o seguinte: - O trabalho de grupo (grupo: 3 a 4 elementos) pretende encaminhar os alunos para atingir os AO3 e AO4, uma vez que consiste em escrever e apresentar em aula a biografia e obra de um psicólogo/a relevante não abordado nas aulas, mas que tenha desenvolvido os seus trabalhos durante o período estudado na UC, e enquadrar os seus trabalhos numa (ou mais) das principais correntes estudadas. Permite ainda desenvolver nos alunos métodos de trabalho autónomos, bem como fomentar um processo de análise crítica essencial para a sua futura actividade profissional e científica. - O teste final incide sobre todos os AO. O tempo de trabalho total da UC (150h) distribui-se, desta forma, do seguinte modo: - 25h em tempo de contacto: - 125h horas de trabalho autónomo, transversal a todos os AO, que se estima que seja distribuído da seguinte forma: - 45h para o teste de conhecimentos individual; - 40h de leituras para acompanhamento das aulas; são feitas recomendações de leitura aula a aula - 40h h na preparação do trabalho de grupo, que inclui pesquisa e leitura das referências relevantes, definição das opções do plano de escrita e apresentação, posicionamento face à literatura de enquadramento, redacção do trabalho e preparação da apresentação oral em Powerpoint.

Observações / Observations


Horário de atendimento: por marcação

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Fuller, R. (1995) (Ed). Seven Pioneers of Psychology: Behavior and Mind. London: Routledge. Haggbloom, S. J., Warnick, R., Warnick, J. E., Jones, V. K., Yarbrough, G. L., Russell, M., . . . Monte, E. (2002). The 100 most eminent psychologists of the 20th century. Review of General Psychology, 6, 139-152. doi:10.1037//1089-2680.6.2.139 Hergenhahn, B. R. (2001). An introduction to the history of psychology (4th ed.). Stanford: Wadsworth. Jesuíno, J.C. (1994). Psicologia. (colecção O que é?).Lisboa: Difusão Cultural. Kohler, W. (1959). Gestalt psychology today. American Psychologist, 14, 727-734. Moghaddam, F.M (2005). Great ideas in psychology. Oxford: Oneworld. Benjamin, L. T. & Baker, D. B. (2012). The Internationalization of Psychology: A History. In David B. Baker (ed.) The Oxford Handbook of the History of Psychology: Global Perspectives. DOI: 10.1093/oxfordhb/9780195366556.013.0029

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Modulo1 Baker, D. B. & Benjamin, L. T. (2012). Concluding Thoughts on Internationalizing the History of Psychology. In David B. Baker (ed.) The Oxford Handbook of the History of Psychology: Global Perspectives. DOI: 10.1093/oxfordhb/9780195366556.013.0029 Farr, R. M. (1996). The roots of modern social psychology. London: Blackwell. Flis, I.& Jan van Eck, N. (2018). Framing Psychology as a Discipline (1950 ?1999):A Large-Scale Term Co-Occurrence Analysis of Scientific Literature in Psychology. History of Psychology, 21, 334-362 Danziger, K. (1990). Constructing the subject: Historical origins of psychological research. Cambridge: Cambridge University Press. Krampen, G. & Trierweiler, L. (2016). Some Unobtrusive Indicators of Psychology's Shift from the Humanities and Social Sciences to the Natural Sciences. International Journal of Humanities and Social Sciences, 8, 44-66. Merced, M., Stutman, Z. E., & Mann, S. T. (2018). Teaching the History of Psychology: A Content Analysis of Course Syllabi from Doctor of Psychology Programs. Psychology Learning & Teaching, 17(1), 45?60. https://doi.org/10.1177/1475725717729909 Wallerstein, I., Juma, C., Keller, E.F., Kocka, J., Lecourt, D., Mudimbe, V, Mushakoji, K., Prigogine, I., Taylor, P, Trouillot, M-R. (1996). Para abrir as ciências sociais - relatório da Comissão Gulbenkian sobre a reestruturação das ciências sociais. Lisboa: Publicações Europa-América. Módulo 2. Cattell, J. (1888). The psychological laboratory at Leipsic. Mind, 13, 37-51. Titchener, E. B. (1898). A Psychology Laboratory. Mind, 7, 311-331. Wundt, W. (1896). Análise psicológica e síntese criadora. In R.J. Herrnstein, & E.G. Boring (Eds.). Textos Básicos da História da Psicologia (1971). São Paulo: Editora Herder Vaalsiner, J. & Van der Veer, R. (2000). The social mind - construction of the idea. Cambridge: Çambridge University Press (cap. 5: Pragmatism and the social mind) Freud, S. (1910). The origin and development of psychoanalysis. American Journal of Psychology, 21, 181-218 Lévy-Strauss, C. (1983). O Olhar distanciado (pp. 69-98). Lisboa: Edições 70. Módulo 3. Braat, M., Engelen, J., van Gemert, T., & Verhaegh, S. (2020). The rise and fall of behaviorism: The narrative and the numbers. History of Psychology, 23(3), 252?280. https://doi.org/10.1037/hop0000146 Pavlov, I.P. (1904). Os reflexos condicionados. In R.J. Herrnstein, & E.G. Boring (Eds.). Textos Básicos da História da Psicologia (1971). São Paulo: Editora Herder . Watson, J. B. (1913). Psychology as the Behaviorist Views it. Psychological Review, 20, 158-177. Skinner, B.F. (1948). "Superstition" in the pigeon. Journal of Experimental Psychology, 38, 168-172. Skinner, B.F. (1987). Whatever happened to psychology as the science of behavior? American Psychologist, 42, 780-786. Kohler, W. (1959). Gestalt psychology today. American Psychologist, 14, 727-734. Bandura, A., Ross, D., & Ross, S. A. (1961). Transmission of agression through imitation of aggressive models. Journal of Abnormal and Social Psychology, 63, 575-582. Simon, H.A. (1990). Invariants of human behavior. Annual Review of Psychology, 41, 1-19.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29