Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Fornecer os instrumentos teóricos e aplicados que permitam analisar criticamente e desenvolver pesquisa em Psicologia, utilizando técnicas de análise quantitativas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/A estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de OA1. Definir e distinguir os diversos planos de estudos quantitativos. OA2. Diferenciar diversos tipos de instrumentos de medição de cognições, atitudes e comportamentos. OA3. Seleccionar e avaliar a qualidade das variáveis manipuladas, controladas e medidas. OA4. Identificar as diferentes fases da pesquisa correlacional: construção do instrumento de medida, definição da amostra e procedimentos de aplicação. OA5. Identificar as diferentes fases da pesquisa experimental: desenhar planos experimentais, identificar diversos tipos de manipulação e controlo de variáveis. OA6. Descrever e interpretar os resultados da pesquisa quantitativa. OA7. Aplicar os princípios éticos da investigação à pesquisa quantitativa em Psicologia OA8. Avaliar criticamente a qualidade da investigação quantitativa. OA = Objectivo de aprendizagem
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Planos correlacionais, experimentais e quasi-experimentais. CP2. Planos experimentais (inter-sujeitos e intra-sujeitos). CP3. Planos experimentais multifactoriais. CP4. Problemas de medição e de manipulação de variáveis. CP5. Procedimentos na construção e selecção de instrumentos de medida. CP6. Inquéritos: Construção e recolha dos dados. CP7. Princípios éticos na investigação. CP8. Análise crítica da pesquisa quantitativa. CP = Conteúdos Programáticos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O objetivo OA1 é alcançado pelo CP1, desenvolvendo-se conhecimento sobre os planos correlacionais, experimentais e quasi-experimentais de forma que o/a estudante seja capaz de distinguir diferentes tipos de delineamentos de investigação. A abordagem dos problemas inerentes à medição e de manipulação de variáveis (CP4) pretende dar a conhecer os a diversidade de instrumentos de medição (OA2) e fomentar a reflexão acerca da qualidade das variáveis (OA3). Com vista a identificar as diferentes fases da pesquisa correlacional (OA4) são abordados os procedimentos de selecção ou construção de instrumentos de medição (CP4 a CP6). As fases da pesquisa experimental (OA5) concretizam-se na abordagem dos delineamentos experimentais, manipulação e controlo de variáveis (CP2 e CP3). O objetivo OA7 é alcançado pelo CP7, discutindo-se os princípios éticos da investigação. Todos os CP contribuem para consolidar as competências de análise (OA8) e descrição dos resultados da pesquisa quantitativa (OA6).
Avaliação / Assessment
Nas condições vigentes no RGACC, o processo de avaliação contempla duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação ao longo do semestre. Para realizar este tipo de avaliação o/a estudante deverá: -Perfazer os créditos necessários de participação em estudos no LAPSO (3 horas no sistema SPI) ou trabalho equivalente (5%); -Realizar um trabalho de grupo (35%); -Realizar perguntas acerca dos textos das aulas PL (em grupo, 10%); -Realizar um teste individual no final do semestre (50%). Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores em cada elemento. OU 2. Avaliação por exame (100%). Este exame incluí todos os conteúdos abordados e será disponibilizado a todos/as os/as estudantes que não pretendam realizar a avaliação ao longo do semestre ou que não tenham Aprovação requer mínimo de 9.5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os objetivos da UC contribuem para Fornecer os instrumentos teóricos e aplicados que permitam analisar criticamente e desenvolver pesquisa em Psicologia, utilizando técnicas de análise quantitativas. Nas aulas téoricas expoem-se os conceitos básicos da metodologia quantitativa. Nas Teórico-Práticas e nas Práticas Laboratoriais utilizam-se metodologias activas e participativas, nomeadamente exercícios de aplicação dos conhecimentos adquiridos nas Teóricas (e.g., interpretação de resultados; planeamento de investigação correlacional e experimental), e apresentam-se e discutem artigos de investigação quantitativa. A orientação tutorial visa o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas dos/as estudantes. Já o trabalho autónomo, inclui: - 3 horas para participação em estudos -15 horas para preparação da apresentação de um artigo empírico -20 horas para a elaboração de um trabalho escrito -72 horas para estudar para o teste
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Para todos os objectivos será feita uma exposição teórica complementada por exercícios práticos nas aulas teórico-práticas e laboratoriais. Em algumas aulas TPs e PLs os alunos preparam e apresentam artigos com pesquisas quantitativas (leitura, compreensão e análise crítica). Os trabalhos práticos dos/as estudantes têm como alvo a aprendizagem e avaliação mais especificamente dos objectivos OA1, OA3, OA4, OA5, OA6 e OA8. O trabalho de grupo permite aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas durante o semestre. O teste avalia todos os objectivos de aprendizagem.
Observações / Observations
Nota mínima em avaliação periódica: É exigida nota mínima de 9,5 valores em qualquer dos parâmetros da avaliação ao longo do semestre explicada no campo "Avaliação". Se um destes parâmetros obtiver nota inferior a 9,5 valores, o/a estudante passa a exame final. Nota de aprovação em exame final: Para ficar aprovado em exame final, o/a estudante deverá ter no mínimo 9,5 valores. Outras normas aplicáveis: Sob nenhuma excepção a nota da avaliação contínua pondera para nota em exame final.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Aidley, D. (2018). Introducing quantitative methods - A practical guide. Bloomsbury Publishing Breakwell, G. M., Wright, D. B., & Barnett, J. (2020). Research methods in psychology. SAGE Cooper, H. C. (2020). Reporting quantitative research in psychology: How to meet APA style journal article reporting standards. American Psychological Association Haslam, S. A., McGarty, C., Cruwys, T., & Steffens, N. K. (2024). Research methods and statistics in psychology. SAGE
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Lima, M. L. & Bernardes, S. (2013). Métodos de investigação em psicologia social. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia social (9ª ed., pp. 1-41). Fundação Calouste Gulbenkian. Lopes, D. & Pinto, I. (2016). Conhecer os métodos quantitativos e qualitativos e suas aplicações em ciências sociais e humanas. In M. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica (pp. 235-295). Edições Silabo. Para além destas obras, serão atribuídos artigos científicos especificamente para os trabalhos.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31