Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5215
Acrónimo :
L5215
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
110.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Fornecer os instrumentos teóricos e aplicados que permitam analisar criticamente e desenvolver pesquisa em Psicologia, utilizando técnicas de análise quantitativas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Definir e distinguir os diversos planos de estudos quantitativos. OA2. Diferenciar diversos tipos de instrumentos de medição de cognições, atitudes e comportamentos. OA3. Seleccionar e avaliar a qualidade das variáveis manipuladas, controladas e medidas. OA4. Identificar as diferentes fases da pesquisa correlacional: construção do instrumento de medida, definição da amostra e procedimentos de aplicação. OA5. Identificar as diferentes fases da pesquisa experimental: desenhar planos experimentais, identificar diversos tipos de manipulação e controlo de variáveis. OA6. Descrever e interpretar os resultados da pesquisa quantitativa. OA7. Aplicar os princípios éticos da investigação à pesquisa quantitativa em Psicologia OA8. Avaliar criticamente a qualidade da investigação quantitativa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Planos correlacionais, experimentais e quasi-experimentais. CP2. Planos experimentais (inter-sujeitos e intra-sujeitos). CP3. Planos experimentais multifactoriais. CP4. Problemas de medição e de manipulação de variáveis. CP5. Procedimentos na construção e selecção de instrumentos de medida. CP6. Inquéritos: Construção e recolha dos dados. CP7. Princípios éticos na investigação. CP8. Análise crítica da pesquisa quantitativa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1 OA2 e OA3 - CP4 OA4 - CP4, CP5, CP6 OA5 - CP2, CP3 OA6 - CP1, CP3 OA7 - CP7 OA8 - CP1 a CP8

Avaliação / Assessment


Para realizar a avaliação periódica, os alunos deverão: -Perfazer os créditos necessários de participação em estudos no LAPSO (3 horas no sistema SPI) ou trabalho equivalente (5%); -Realizar um trabalho de grupo (20%); -Realizar apresentações de textos na aulas PL (15%); -Realizar perguntas acerca dos textos das aulas PL (10%); -Realizar uma frequência individual no final do semestre (50%) Os alunos podem também fazer a UC por exame final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nas aulas téoricas expoem-se os conceitos básicos. Nas Teórico-Práticas e nas Práticas Laboratoriais realizam-se exercícios de aplicação dos conhecimentos adquiridos nas Teóricas, e apresentam-se e discutem artigos de investigação quantitativa. Das 110 horas de trabalho autónomo.: - 3 horas para participação em estudos -15 horas para preparação da apresentação de um artigo empírico -20 horas para a elaboração de um trabalho escrito -72 horas para estudar para o teste

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para todos os objectivos será feita uma exposição teórica complementada por exercícios práticos nas aulas teórico-práticas e laboratoriais. Em algumas aulas TPs e PLs os alunos preparam e apresentam artigos com pesquisas quantitativas (leitura, compreensão e crítica). Os trabalhos práticos dos alunos têm como alvo a aprendizagem e avaliação mais especificamente dos objectivos OA1, OA3, OA4, OA5, OA6 e OA8. O trabalho de grupo permite aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas durante o semestre O teste avalia todos os objectivos.

Observações / Observations


Nota mínima em avaliação periódica: É exigida nota mínima de 9,5 valores em qualquer dos parâmetros da avaliação periódica explicada no campo "Processo de avaliação". Se um destes parâmetros obtiver nota inferior a 9,5 valores, o aluno passa a exame final. Nota de aprovação em exame final: Para ficar aprovado em exame final, o/a aluno/a deverá ter no mínimo 9,5 valores. Outras normas aplicáveis: Sob nenhuma excepção a nota da avaliação contínua pondera para nota em exame final. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário. Devido à manutenção da atual situação de pandemia COVID-19, o processo de ensino-aprendizagem e de avaliação poderá sofrer adaptações que serão comunicadas oportunamente a todos os estudantes, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Clark-Carter, D. (1997). Doing quantitative psychological research: From design to report. UK: Psychology Press. Clark-Carter, D. (2009). Quantitative psychology research: The complete student's companion (3rd Ed.). UK: Psychology Press. Ghiglione, R. & Matalon, B. (1992). O inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta Editora. Mitchell, M., & Jolley, J. (2010). Research design explained (7th Ed.). Belmont, CA: Wadsworth, Cengage Learning.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Anderson, N. H. (2001). Empirical direction in design and analysis. Yahweh, NJ: Laurence Erlbaum Associates, Publishers. Breakwell, G. M., Hammond, S., & Fife-Schaw, C. (Eds.) (2000). Research methods in Psychology (2nd ed). London: Sage. Bryman, A. & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais: Introdução às técnicas utilizando o SPSS para Windows. Oeiras: Celta Editora. Field, A.P., & Hole, G. (2003). How to design and report experiments. London: Sage. Furr, R. M. & Bacharach, V. R. (2014). Psychometrics: An introduction. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Heiman, G. W. (2001). Understanding research methods and statistics: An integrated introduction for psychology. Belmont, CA: Wadsworth. Lima, M. L. & Bernardes, S. (2013). Métodos de investigação em psicologia social. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia social (9ª ed., pp. 1-41). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Lopes, D. & Pinto, I. (2016). Conhecer os métodos quantitativos e qualitativos e suas aplicações em ciências sociais e humanas. In M. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica (pp. 235-295). Lisboa: Edições Silabo. Millsap, R. E. & Maydeu-Olivares, A. (2009). The Sage handbook of quantitative methods in psychology. London: Sage. Reis, H. T. & Judd, C. M. (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology. UK: Cambridge University Press. Para além destes artigos, os alunos terão outros artigos atribuídos especificamente para os trabalhos.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16