Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5216
Acrónimo :
L5216
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Compreensão da Língua Inglesa. A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral desta Unidade Curricular é desenvolver e expandir os conhecimentos teóricos e conceptuais que permitam compreender os principais processos de aprendizagem e a importância de fatores motivacionais e emocionais no comportamento humano. É enfatizada a importância do estudo científico das causas e dos processos envolvidos na aprendizagem, na motivação e nas emoções e suas aplicações em várias áreas da Psicologia e em distintas áreas da vida.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após terminar esta Unidade Curricular com sucesso, o estudante será capaz de: OA1. Descrever os principais conceitos e abordagens teóricas no estudo das emoções, aprendizagem e motivações, enquadrando-as a nível histórico. OA2. Explicar e descrever como se caracterizam e avaliam as emoções, explicar as suas principais funções e identificá-las em situações diárias. OA3. Explicar os principais princípios do condicionamento clássico, condicionamento operante e de aprendizagem cognitivo-social. OA4. Demonstrar como os processos de condicionamento e a aprendizagem cognitivo-social são aplicados em diversas áreas da Psicologia e no quotidiano. OA5. Explicar a relevância de fatores motivacionais na aprendizagem, emoções e comportamento humano em diversas situações.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução ao estudo das emoções: CP1. Definição de emoção e avaliação das suas componentes. CP2. Enquadramento histórico do estudo das emoções. CP3. Funções das emoções e importância do contexto. CP4. Estudo das emoções na Psicologia e relevância para situações da vida diária. Fundamentos de processos básicos de aprendizagem. CP5. Definição de aprendizagem e enquadramento histórico da escola de pensamento comportamentalista CP6. Princípios gerais de Condicionamento Clássico. CP7. Princípios gerais de Condicionamento Operante. CP8. Abordagens cognitivas e sociais na aprendizagem. CP9. Aplicação dos princípios da aprendizagem em Psicologia e situações quotidianas. Motivação CP10. Definição de motivação e sua relação com necessidades humanas. CP11. Diferenciação entre motivação intrínseca e extrínseca. CP12. Autodeterminação: teorias de necessidades psicológicas básicas e avaliação cognitiva. CP13. Estudo da motivação na Psicologia e em situações quotidianas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP) da seguinte forma: OA1 é transversal a todos os CP. É OA integrador que implica definir os conceitos centrais, conhecer as abordagens teóricas das emoções, da aprendizagem e da motivação, enquadrando-as a nível histórico. OA2 concretiza-se nos CP1, CP2, CP3 e CP4 ao fornecer bases teóricas, explorar as funções das emoções e dar exemplos de aplicações práticas. OA3 concretiza-se nos CP6, CP7, CP8, ao aprofundar os princípios das diferentes abordagens de aprendizagem, incluindo condicionamento clássico e operante, aprendizagem cognitiva e social. OA4 concretiza-se igualmente nos CP6, CP7, CP8 e CP9, ao fornece exemplos e promover reflexões sobre o modo como os princípios de aprendizagem são aplicados em diferentes áreas. OA5 concretiza-se em CP10, CP11, CP12 e CP13, centrados no estudo da motivação e essenciais para permitir articular como os restantes CP sobre aprendizagem e emoções.

Avaliação / Assessment


O/As estudantes podem realizar a presente UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação final: A. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes elementos obrigatórios: (1) Elaboração de um trabalho em grupo com apresentação oral em aula (15%); (2) realização de exercícios individuais ao longo do semestre propostos pelo/a docente (10%); e (3) teste individual escrito (75%). Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9 valores em cada um destes elementos de avaliação e a nota mínima de 9.5 valores na média final. B. A avaliação final realiza-se por exame individual escrito (100%) e incide sobre a totalidade da matéria. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. O/as estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9.5 valores. Não estão previstos critérios mínimos de assiduidade para a realização da presente UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC combina aulas de contacto presenciais expositivas, participativas, experienciais, ativas, apoio tutorial e trabalho autónomo por parte do/as estudantes. As aulas presenciais teórico-práticas incluem as seguintes metodologias de ensino: a) Expositivas através a apresentação de conceitos, teorias, resultados de investigação, documentários; b) Participativas, através da análise e discussão de resultados de investigação e realização de exercícios para promover e consolidar a aprendizagem sobre o conteúdo da UC; c) Experienciais, através de simulações de paradigmas para permitir a experiência direta com os conteúdos de aprendizagem; d) ativas, através da elaboração e apresentação de trabalhos de grupo e participação nos exercícios propostos durante as aulas e partilhados no elearning/moodle. A elaboração e a apresentação de trabalhos visam consolidar conhecimentos adquiridos e desenvolver aptidões e competências que lhes permita comunicar informação, ideias, problemas e soluções. A apresentação oral pretende ainda desenvolver competências eficientes de comunicação e promover relações interpessoais e trabalho em equipa. A Orientação tutorial, visa o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas do/as estudantes. O Trabalho autónomo visa consolidar o conhecimento adquirido nas aulas e desenvolver aptidões e competências de modo independente e em grupo. Inclui: a) leitura dirigida, através da orientação para a leitura de artigos e capítulos de livros específicos que complementam o conteúdo abordado em aula; b) incentivo à pesquisa de literatura adicional sobre temas escolhidos pelo estudante, permitindo-lhe desenvolver aptidões de pesquisa e analítica; c) desenvolvimento de competências transversais a nível interpessoal, gestão de trabalho e de comunicação; e e) preparação para as avaliações formais. É recomendada a leitura de artigos/capítulos específicos (disponibilizados na plataforma de E-learning); a preparação regular de material para debate nas aulas; a realização de exercícios e reflexão crítica sobre questões colocadas nas aulas ou decorrentes das leituras adicionais. Todas as metodologias usadas na UC articulam-se com os OA da UC que, por sua vez, procuram ir ao encontro dos OA num curso de 1º ciclo em Psicologia. As metodologias de ensino pretendem desenvolver a reflexão crítica e fundamentada, interligar o domínio teórico a aplicações práticas e enriquecer a turma com contributos dos próprios estudantes. Embora a ética não seja um conteúdo específico da UC é objeto de reflexão, tendo em conta os estudos clássicos apresentados em aula e visa promover competências éticas e de responsabilidade social.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para garantir a assimilação de conhecimento e o desenvolvimento de aptidões e competências relacionadas com os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular (UC), as metodologias de ensino e de avaliação estão articuladas com os Objetivos de Aprendizagem (OA) da seguinte forma: As metodologias Expositivas são aplicadas a todos os OAs, sendo particularmente relevantes para os OA1 e OA3. Estes requerem a apresentação de conceitos, uma perspectiva histórica e teórica sobre emoções, aprendizagem e motivação, além da exposição aos princípios e pressupostos principais das diferentes teorias e abordagens. A apresentação de documentários e outros vídeos complementa esta abordagem de ensino. Os métodos participativos apoiam todos os OA, promovendo reflexões críticas sobre a literatura, estudos de caso, simulações e a realização de exercícios. O envolvimento ativo em trabalhos de grupo é particularmente relevante para alcançar os OA1, OA2 e OA5. O trabalho Autónomo é fundamental para todos os OA, incluindo atividades como leitura, pesquisa, realização de exercícios online, elaboração dos trabalhos de grupo e preparação para as avaliações escritas. Estas metodologias de ensino não apenas suportam a aquisição de conhecimentos, mas também asseguram que o/as estudantes possam aplicar e comunicar eficazmente esse conhecimento, cumprindo os objetivos educativos da UC. Com estas abordagens, prepara-se o/as estudantes para contribuírem para a área da Psicologia, equipados com uma compreensão aplicada das teorias e princípios fundamentais em Aprendizagem, Motivação e Emoções. 2. A orientação tutorial visa o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas dos estudantes sobre qualquer OA. 3. Auto-estudo e trabalho autónomo (125h) é necessário a todos os OA.

Observações / Observations


Está prevista orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas, acompanhamento dos trabalhos de grupo, e consulta das avaliações num horário de atendimento a agendar com a docente previamente por email.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Scarantino, A. (2024). Emotion Theory: The Routledge Comprehensive Guide Shiota, M. N., & Kalat, J. W. (2012). Emotion (2nd Ed). Belmont: Wadsworth. Klein, S. B. (2012). Learning: Principles and applications (6th Ed.). Sage. Ryan & Deci (2017). Self-determination theory: Basic psychological needs in motivation, development, and wellness. Guilford Press. A complementar estes livros e handbooks, são partilhados online (no moodle) artigos clássicos e referências atuais (incluindo publicações da docente) de teorias e investigação no domínio dos conteúdos da UC.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Barlett, C. P., & Anderson, C. A. (2013). Examining media effects: The General Aggression and General Learning Models. In E. Scharrer (Ed.), Media Effects/Media Psychology (pp. 1-20e). Blackwell-Wiley. - Coles, N. A., et al. (2023). A Multi-Lab Test of the Facial Feedback Hypothesis by The Many Smiles Collaboration. Nature Human Behavior. https://doi.org/10.31234/osf.io/cvpuw - Deci, E. L., Koestner, R., & Ryan, R. M. (1999). A meta-analytic review of experiments examining the effects of extrinsic rewards on intrinsic motivation. Psychological Bulletin, 125(6), 627-668. - Ekman, P. (1992). An argument for basic emotions. Cognition & Emotion, 6(3/4), 169-200. - Olsson, A., Nearing, K.I., Phelps, E.A. (2007). Learning fears by observing others. Social Cognitive and Affective Neuroscience, 2, 3-11. https://doi.org/10.1093/scan/nsm005 - Zickfeld, D. H., (...) Arriaga, P., et al. (2019). Kama Muta: Conceptualizing and measuring the experience of being moved across 19 nations and 15 languages. Emotion, 19 (3), 402-424.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23