Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5216
Acrónimo :
L5216
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Compreensão da Língua Inglesa

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver e expandir os conhecimentos teóricos e conceptuais que permitam compreender os principais processos de aprendizagem e a importância de factores motivacionais e emocionais no comportamento humano. É enfatizada a importância do estudo científico das causas e dos processos envolvidos na aprendizagem, na motivação e nas emoções e suas aplicações em várias áreas da Psicologia e em distintas áreas da vida.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após terminar esta Unidade Curricular com sucesso, o estudante deverá ser capaz de: OA1. Identificar e explicar os principais princípios do condicionamento clássico, condicionamento operante e da aprendizagem social. OA2. Identificar e demonstrar aplicações dos processos de condicionamento e da aprendizagem social em situações da vida diária e em distintas áreas da Psicologia. OA3. Descrever os principais conceitos e explicar as abordagens teóricas no estudo das emoções e motivações. OA4. Identificar a variedade de emoções humanas, descrever e explicar as suas principais funções e formas de avaliação. OA5. Descrever os principais sistemas motivacionais e emocionais e identificá-los em situações diárias. OA6. Explicar as interacções entre aprendizagem, emoção, motivação e cognição.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Processos básicos de aprendizagem e aplicações. CP1. Princípios básicos de Condicionamento Clássico e Operante. CP2. Princípios básicos de aprendizagem social. CP3. Aplicações dos princípios da aprendizagem em situações da vida diária e em distintas áreas da Psicologia. Motivação e Emoção: CP4. Definições, Semelhanças e Diferenças. CP5. Sistemas motivacionais e diferenciação entre motivação intrínseca e extrínseca CP6. Natureza das emoções: tipos de emoções e estrutura das emoções. CP7. Modelos teóricos, funções das emoções e áreas de aplicação. CP8. Avaliação da experiência emocional: interacção entre componentes biofisiológicos, cognitivos e comportamentais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). As relações seguintes demonstram esta coerência: OA1: CP1, CP2 OA2: CP3 OA3: CP4, CP5, CP6, CP7 OA4 e OA5: CP5, CP6, CP7, CP8 OA6: Transversal a todos os CP.

Avaliação / Assessment


Nas condições vigentes no Regulamento geral de avaliação de conhecimentos e competências (RGACC), o processo de avaliação contempla duas modalidades de avaliação: periódica ou exame. Periódica (apenas possível em 1ª época): 1. Trabalho de grupo (10%) : apresentação oral de um trabalho de grupo subordinado ao tema das emoções 2. Frequência (90%). Mínimo 9.5 valores em cada critério da avaliação (mínimo de média final: 9.5 valores) Por exame (100%). Mínimo 9.5 valores para aprovação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Aulas teórico-práticas: 1.1. Expositivas (teorias, conceitos, resultados de investigação, documentários). 1.2. Participativas (análise e discussão de resultados de investigação e realização de exercícios para promover e verificar a compreensão dos estudantes sobre o conteúdo da aprendizagem). 1.3. Experienciais (simulações de paradigmas para permitir a experiência direta com o conteúdo da aprendizagem). 1.4. Ativas: apresentação de trabalhos de grupo e participação nos exercícios propostos durante as aulas e no elearning. 2.Orientação tutorial (acompanhamento e esclarecimento de dúvidas). 3. Auto-estudo e trabalho autónomo. Estas metodologias pretendem desenvolver a reflexão crítica e fundamentada, interligar o domínio teórico a aplicações práticas e enriquecer a turma com contributos dos próprios estudantes. A elaboração e apresentação dos trabalhos visa consolidar os conhecimentos adquiridos e sua relação com áreas de aplicação, bem como dotar os estudantes de competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções. É recomendada a leitura de artigos/capítulos específicos (alguns dos quais são colocados na plataforma de E-learning); a preparação regular de material para apresentação e debate nas aulas; e reflexão crítica sobre questões colocadas nas aulas ou decorrentes das leituras adicionais. Todas as metodologias usadas na UC articulam-se com os OA da UC que, por sua vez, procuram ir ao encontro dos OA num curso de 1º ciclo em Psicologia. É central desenvolver a reflexão crítica e fundamentada, interligar o domínio teórico a aplicações práticas e enriquecer as aulas com os próprios contributos dos estudantes, numa partilha participativa e ativa de aprendizagem. Assim, os objetivos da UC procuram ser um contributo inicial para os objetivos gerais de aprendizagem no curso de psicologia, designadamente, desenvolver conhecimentos de Base em Psicologia no âmbito da Aprendizagem, Motivação e Emoções; desenvolver competências de pesquisa científica e pensamento crítico, responsabilidade ética e social, comunicação interpessoal e outras competências como autorreflexão eficiente, gestão de trabalho e trabalho em equipa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para cumprir com os objectivos específicos da aprendizagem, apresenta-se as suas interligações com as metodologias de ensino. 1. Aulas de contato teórico-práticas (24h): 1.1. Expositivas: Transversal a todos os OA. 1.2. Participativas: Transversal a todos os OA. 1.3. Experienciais: OA2, OA3, OA4, OA6. 1.4. Activas: Transversal a todos os OA. 2. A orientação tutorial visa o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas dos estudantes sobre qualquer OA. 3. Auto-estudo e trabalho autónomo (125h) é necessário a todos os OA.

Observações / Observations


É importante a marcação prévia do atendimento por e-mail. A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Klein, S. B. (2012). Learning: Principles and applications (6th Ed.). London: Sage. Referência Biblioteca ISCTE-IUL: PS.124 KLE*Lea. Coan, J.A., & Allen, J.J.B. (Eds.) (2007). Handbook of emotion elicitation and assessment. Oxford University Press: New York. Referência Biblioteca ISCTE-IUL: PS.123 Han,14. Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2017). Self-determination theory: Basic psychological needs in motivation, development, and wellness. New York, NY: Guilford Press. Biblioteca ISCTE-IUL: PS.120 RYA*Sel Shiota, M. N., & Kalat, J. W. (2012). Emotion (2nd Ed). Belmont: Wadsworth.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Barlett, C. P., & Anderson, C. A. (2013). Examining media effects: The General Aggression and General Learning Models. In E. Scharrer (Ed.), Media Effects/Media Psychology (pp. 1-20e). Blackwell-Wiley. - Coles, N. A., March, D. S., Marmolejo-Ramos, F., Larsen, J. T., Arinze, N. C., Ndukaihe, I. L. G., ? Marozzi, M. (2022, in press). A Multi-Lab Test of the Facial Feedback Hypothesis by The Many Smiles Collaboration. Nature Human Behavior. https://doi.org/10.31234/osf.io/cvpuw - Deci, E. L., Koestner, R., & Ryan, R. M. (1999). A meta-analytic review of experiments examining the effects of extrinsic rewards on intrinsic motivation. Psychological Bulletin, 125(6), 627-668. - Ekman, P. (1992). An argument for basic emotions. Cognition & Emotion, 6(3?4), 169?200. https://doi.org/10.1080/02699939208411068 - Garcia, J., & Koelling, R. A. (1966). Relation of cue to consequence in avoidance learning. Psychonomic Science, 4, 123?124. Https://doi.org/10.3758/BF03342209 - Olsson, A., Nearing, K.I., Phelps, E.A. (2007). Learning fears by observing others. Social Cognitive and Affective Neuroscience, 2, 3-11. https://doi.org/10.1093/scan/nsm005 - van Kleef, G. A. (2016). The interpersonal dynamics of emotion: toward an integrative theory of emotions as social information. Cambridge: Cambridge University Press. Biblioteca ISCTE-IUL: PS.110 KLE*Int. - Zickfeld, D. H., Schubert, T. W., Seibt, B., Blomster, J. K., Arriaga, P., et al. (2019). Kama Muta: Conceptualizing and measuring the experience of being moved across 19 nations and 15 languages. Emotion, 19 (3), 402-424.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16