Sumários

Aula #15

28 Novembro 2023, 09:30 André Manuel Marques Silva


(cont.) Outros condicionamentos
Mowrer e os dois fatores no condicionamento de medo e evitamento.
Condicionamento diferencial.
Potencialidades e perigos no uso da punição. 
Aprendizagem socio-cognitiva
A aprendizagem socio-cognitiva de Bandura
Aprendizagem latente
Detalhando a aprendizagem social de Bandura
O caso do Bobo
Fatores de aprendizagem por observação
Outros princípios de aprendizagem
As perspectivas de Stangon e Coyne

Aula #14

24 Novembro 2023, 14:30 André Manuel Marques Silva


(cont). Condicionamento operante segundo Skinner
Exemplo de laboratório de Aprendizagem e Comportamento Animal
Escalas de reforço: proporção vs. intervalo, fixo vs. variável
Experiências de condicionamento operante com pombos: Podem pombos aprender a jogar ténis de mesa ou a ler?
A importância da contingência e atraso entre comportamento e consequência
A importância das experiências passadas no condicionamento operante: contrastes positivo (exaltação) e negativo (frustração).
Influências no processo de condicionamento: saciação, extinção operante, e punição.
Mowrer e os dois fatores no condicionamento de medo e evitamento.
Condicionamento diferencial.
Potencialidades e perigos no uso da punição. 
Aprendizagem socio-cognitiva
(intro.) A aprendizagem socio-cognitiva de Bandura

Aula #14

24 Novembro 2023, 11:00 André Manuel Marques Silva


(cont). Condicionamento operante segundo Skinner
(rev.) Punição vs. Reforço (diminuição vs. aumento da probabilidade da ocorrência de um comportamento)
(rev). Positivo vs. Negativo (adição vs. remoção de estímulo/consequência)
Exemplo de laboratório de Aprendizagem e Comportamento Animal
Escalas de reforço: proporção vs. intervalo, fixo vs. variável
Experiências de condicionamento operante com pombos: Podem pombos aprender a jogar ténis de mesa ou a ler?
A importância da contingência e atraso entre comportamento e consequência
A importância das experiências passadas no condicionamento operante: contrastes positivo (exaltação) e negativo (frustração).
Influências no processo de condicionamento: saciação, extinção operante, e punição.
Mowrer e os dois fatores no condicionamento de medo e evitamento.
Condicionamento diferencial.
Potencialidades e perigos no uso da punição. 
(intro). Aprendizagem socio-cognitiva

Aula #14

24 Novembro 2023, 09:30 André Manuel Marques Silva


(cont). Condicionamento operante segundo Skinner
(rev.) Punição vs. Reforço (diminuição vs. aumento da probabilidade da ocorrência de um comportamento)
(rev). Positivo vs. Negativo (adição vs. remoção de estímulo/consequência)
Exemplo de laboratório de Aprendizagem e Comportamento Animal
Escalas de reforço: proporção vs. intervalo, fixo vs. variável
Experiências de condicionamento operante com pombos: Podem pombos aprender a jogar ténis de mesa ou a ler?
A importância da contingência e atraso entre comportamento e consequência
A importância das experiências passadas no condicionamento operante: contrastes positivo (exaltação) e negativo (frustração).
(intro). Influências no processo de condicionamento: saciação, extinção operante, e punição.

Aula #13

21 Novembro 2023, 14:30 André Manuel Marques Silva


(cont.) Condicionamento operante
Estímulos primários vs. estímulos secundários
Leis da Aprendizagem de Thorndike
Condicionamento operante segundo Skinner
Punição vs. Reforço (diminuição vs. aumento da probabilidade da ocorrência de um comportamento)
Positivo vs. Negativo (adição vs. remoção de estímulo/consequência)