Sumários

Introdução à escola de pensamento comportamentalista e ao condicionamento clássico

4 Outubro 2022, 09:30 Rita Sousa


A importância da cultura e do contexto na aprendizagem das emoções.

Definição geral do conceito ""Aprendizagem"".

Introdução à escola de pensamento comportamentalista e ao condicionamento clássico:
- Contributo de Ivan Pavlov e definição dos principais conceitos: estímulo incondicionado (UCS), resposta incondicionada (UCS), estímulo condicionado (CS) e resposta condicionada (CR).
- Princípios gerais de condicionamento clássico: extinção, recuperação espontânea, generalização, discriminação e condicionamento diferencial (CS+, CS-)

Pressupostos das Abordagens Evolutivas e Critérios para emoções básicas

30 Setembro 2022, 14:30 Rita Sousa


Pressupostos das Abordagens Evolutivas e Critérios para emoções básicas.

Contributos de P. Ekman para avaliação e codificação das expressões faciais emocionais.

A Hipótese do Feedback Facial e resultados de investigação recentes através de meta-análises e estudos de replicação.

Pressupostos das Abordagens Evolutivas e Critérios para emoções básicas

30 Setembro 2022, 11:00 Rita Sousa


Modelos dimensionais das emoções.
Avaliação das emoções através de indicadores subjetivos e comportamento expressivo (face).
Breve revisão histórica sobre o registo e codificação das expressões faciais emocionais: os contrbutos de Charles Bell, Duchenne e Darwin
Pressupostos das Abordagens Evolutivas e Critérios para emoções básicas.
Contributos de P. Ekman para avaliação e codificação das expressões faciais emocionais.

Pressupostos das Abordagens Evolutivas e Critérios para emoções básicas

30 Setembro 2022, 09:30 Rita Sousa


Pressupostos das Abordagens Evolutivas e Critérios para emoções básicas.

Contributos de P. Ekman para avaliação e codificação das expressões faciais emocionais.

A Hipótese do Feedback Facial e resultados de investigação recentes através de meta-análises e estudos de replicação.

Natureza e avaliação das emoções

27 Setembro 2022, 11:00 Rita Sousa


Natureza e avaliação das emoções:

•Diferenciação entre "emoção" e outros conceitos "afetivos" (e.g., estados de espírito, traços afetivos);
•Classificação e Estrutura emocional:
•Modelos categoriais (exemplo: Caracterização da "Comoção")
•Modelos dimensionais
•Avaliação das emoções através de indicadores subjetivos