Sumários

Condicionamento de respostas emocionais e áreas de aplicação dos princípios de condicionamento clássico.

6 Novembro 2020, 11:00 Rita Sousa


Condicionamento de respostas emocionais e áreas de aplicação dos princípios de condicionamento clássico. Exemplificação de experiências de condicionamento em animais e humanos:

--Condicionamento do medo e contra-condicionamento: Contributos de Watson e Rayner (1920), Mary Cover Jones (1924), John Wolpe (1954). Exemplificação de alguns princípios de condicionamento clássico aplicados ao tratamento de algumas perturbações de ansiedade em crianças e adultos.
--Condicionamento da aversão gustativa (Conditioned taste aversion, CTA) e referência aos estudos de Garcia (e.g., Garcia & Koelling, 1966), destacando a introdução de novos pressupostos de aprendizagem baseados no condicionamento clássico.
--Documentário com Paul Rozin sobre a origem e a evolução da emoção repugnância.

Condicionamento de respostas emocionais e áreas de aplicação dos princípios de condicionamento clássico.

6 Novembro 2020, 09:30 Rita Sousa


Condicionamento de respostas emocionais e áreas de aplicação dos princípios de condicionamento clássico. Exemplificação de experiências de condicionamento em animais e humanos:

--Condicionamento do medo e contra-condicionamento: Contributos de Watson e Rayner (1920), Mary Cover Jones (1924), John Wolpe (1954). Exemplificação de alguns princípios de condicionamento clássico aplicados ao tratamento de algumas perturbações de ansiedade em crianças e adultos.
--Condicionamento da aversão gustativa (Conditioned taste aversion, CTA) e referência aos estudos de Garcia (e.g., Garcia & Koelling, 1966), destacando a introdução de novos pressupostos de aprendizagem baseados no condicionamento clássico.
--Documentário com Paul Rozin sobre a origem e a evolução da emoção repugnância.

Introdução à escola de pensamento comportamentalista e ao condicionamento clássico

3 Novembro 2020, 11:00 Rita Sousa


Apresentação dos resultados da turma sobre a tarefa "Reading the Mind in the Eyes Test (RMET)" e breve reflexão sobre as dificuldades sentidas no reconhecimento das emoções.

Definição geral do conceito "Aprendizagem".

Introdução à escola de pensamento comportamentalista e ao condicionamento clássico:

- Contributo de Ivan Pavlov e definição dos principais conceitos: estímulo incondicionado (UCS), resposta incondicionada (UCS), estímulo condicionado (CS) e resposta condicionada (CR).

- Princípios gerais de condicionamento clássico: extinção, recuperação espontânea, generalização, discriminação e condicionamento diferencial (CS+, CS-)

Introdução à escola de pensamento comportamentalista e ao condicionamento clássico

3 Novembro 2020, 09:30 Rita Sousa


Apresentação dos resultados da turma sobre a tarefa "Reading the Mind in the Eyes Test (RMET)" e breve reflexão sobre as dificuldades sentidas no reconhecimento das emoções.

Definição geral do conceito "Aprendizagem".

Introdução à escola de pensamento comportamentalista e ao condicionamento clássico:

- Contributo de Ivan Pavlov e definição dos principais conceitos: estímulo incondicionado (UCS), resposta incondicionada (UCS), estímulo condicionado (CS) e resposta condicionada (CR).

- Princípios gerais de condicionamento clássico: extinção, recuperação espontânea, generalização, discriminação e condicionamento diferencial (CS+, CS-)

Teorias das Emoções

23 Outubro 2020, 11:00 Rita Sousa


Pressupostos das Abordagens Evolutivas

A Hipótese do Feedback Facial

Critérios para emoções basicas

A importância da cultura e do contexto na aprendizagem das emoções: abordagens construtivistas