Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5218
Acrónimo :
L5218
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1.º ou 2.º ciclo em Psicologia

Objetivos Gerais / Objectives


Promover o conhecimento sobre os fundamentos, métodos e técnicas da neuropsicologia, o funcionamento do cérebro na sua relação com processos cognitivos, sociais e emocionais, e as perturbações decorrentes de lesões cerebrais. Pretende-se que os estudantes conheçam e compreendam conceitos-chave em neuropsicologia, terminologia neurocientífica, teorias e modelos atuais sobre as bases neurobiológicas de processos psicológicos, e que exercitem a capacidade de interpretar, sintetizar e avaliar criticamente artigos científicos no domínio da neuropsicologia e neurociência cognitiva.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Descrever a neuropsicologia quanto ao seu âmbito, abordagens, e relação com outras disciplinas 2. Descrever e avaliar métodos e técnicas em neuropsicologia 3. Descrever a organização do sistema nervoso, as principais estruturas cerebrais e correlatos funcionais 4. Identificar os constituintes do sistema nervoso e a terminologia de localizações cerebrais 5. Descrever as bases neurobiológicas da atenção e funções executivas, processamento visual, espaço e movimento, linguagem, e memória 6. Descrever o impacto de lesões cerebrais em processos cognitivos e comportamentais, e quadros neuropsicológicos associados a cada função cognitiva 7. Descrever a neurociência social e afetiva quanto ao seu âmbito 8. Descrever as bases neurobiológicas do processamento sócio-emocional 9. Analisar e avaliar literatura neurocientífica 10. Aplicar o conhecimento adquirido a situações novas, nomeadamente à análise de casos clínicos e à reflexão sobre a investigação neurocientífica "

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Introdução à neuropsicologia: âmbito, história e abordagens 2. Métodos e técnicas em neuropsicologia 3. Primer sobre o cérebro 3.1. Organização macroscópica da estrutura do sistema nervoso central e periférico 3.2. Neuroanatomia funcional 4. Atenção e funções executivas: bases neurobiológicas e perturbações associadas 5. Perceção visual, espaço e movimento: bases neurobiológicas e perturbações associadas 6. Perceção auditiva e linguagem: bases neurobiológicas e perturbações associadas 7. Memória: bases neurobiológicas e perturbações associadas 8. Cognição social e emoções 8.1. Emergência e afirmação da neurociência social e afetiva 8.2. Bases neurobiológicas e perturbações do processamento social e emocional

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Descrever a neuropsicologia quanto ao seu âmbito, história e relação com outras disciplinas (OA 1) requer conteúdos de introdução à neuropsicologia. Descrever e avaliar métodos e técnicas em neuropsicologia (OA 2) requer os conteúdos que se seguem à introdução, centrados neste tópico; e descrever a organização anatómica e funcional do sistema nervoso (OA 3 e 4) requer o primer sobre o cérebro. Estes conteúdos iniciais facilitam a integração dos posteriores, organizados por função cognitiva (OA 5 e 7). Os conteúdos de atenção e funções executivas, perceção visual, espaço e movimento, perceção auditiva e linguagem, memória, e cognição social e emoções, cobrem bases neurobiológicas, impacto de lesões cerebrais e quadros neuropsicológicos associados a cada uma, respondendo aos OA 6 e 8. A última aula de cada uma das funções cognitivas é de discussão de literatura científica, promovendo competências de análise, avaliação e aplicação de conhecimento científico (OA 9 e 10).

Avaliação / Assessment


Os estudantes podem optar entre avaliação ao longo do semestre ou exame. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes elementos: teste (50%) + trabalho de grupo, incluindo apresentação/discussão oral de artigo científico (25%) + trabalho escrito (25%). A aprovação requer pelo menos 9.5 valores em cada um dos elementos. Quem não tenha realizado ou quem tenha reprovado em avaliação ao longo do semestre pode fazer avaliação por exame (a aprovação requer pelo menos 9.5 valores)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas, adotando-se metodologias: - Expositivas e demonstrativas: apresentação dos conteúdos programáticos com suporte de demonstrações de conceitos ou quadros neuropsicológicos (e.g. vídeos) - Ativas e participativas: trabalhos de grupo, apresentação e discussão em contexto de aula - Trabalho autónomo: leitura de bibliografia, preparação dos trabalhos de grupo, exploração de recursos sugeridos A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nas horas de contacto, em particular na componente expositiva das aulas, são abordados os aspetos essenciais do programa, privilegiando-se a apresentação de conceitos, modelos e conteúdos chave, de forma a estruturar e orientar a aprendizagem autónoma. É enfatizado que os conteúdos abordados em aula devem ser complementados com o estudo da bibliografia indicada e a exploração dos recursos sugeridos. As estratégias de aprendizagem ativa associadas aos momentos expositivos (e.g., reflexões em conjunto, resposta a perguntas) pressupõem aportes resultantes deste trabalho extra-aulas. Como a exposição de conteúdos não se limita à transmissão de conhecimento, sendo também salientada a forma como o conhecimento é produzido, assim como aplicações e discussão de quadros clínicos, os estudantes desenvolvem progressivamente competências de reflexão, crítica e aplicação do conhecimento adquirido. Competências depois materializadas nas aulas dedicadas à análise, apresentação e discussão de artigos científicos, em que os estudantes assumem o papel central e exercitam diretamente estas competências. Os quizzes em aula permitem aos estudantes avaliar o seu conhecimento, ter feedback imediato relativo às suas aprendizagens, numa dinâmica interativa promotora do envolvimento. Distribuição do tempo total da UC (150 horas): - 25 horas de contacto (aulas teórico-práticas; orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas) - 60 horas estimadas para os trabalhos de grupo (30 horas para a preparação do trabalho escrito e 30 para a preparação da apresentação/discussão em aula) - 65 horas para leitura, análise e estudo do material de apoio às aulas (bibliografia e vídeos)

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kolb, B., & Whishaw, I. Q. (2015). Fundamentals of human neuropsychology (7th Edition). Worth Publishers. Ward, J. (2020). The student’s guide to cognitive neuroscience (4th Edition). Routledge. Recursos online associados ao manual: https://routledgetextbooks.com/textbooks/9781138490543/

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Andrewes, D. (2015). Neuropsychology: From theory to practice (2nd Edition). Psychology Press. Barr, W. B., & Miller, J. B. (2017). The technology crisis in neuropsychology. Clinical Neuropsychology, 32, 541-554. https://doi.org/10.1093/arclin/acx050 Bilder, R. M. (2011). Neuropsychology 3.0: Evidence-based science and practice. Journal of the International Neuropsychological Society, 17, 7-13. https://doi.org/10.1017/S1355617710001396 Decety, J. & Cacioppo, J. T. (Eds.). (2011). The Oxford handbook of social neurosciences. Oxford University Press. Diamond, A. (2013). Executive functions. Annual Review of Psychology, 64, 135-168. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750 Ellis, A. W., & Young A. W. (2014). Human cognitive neuropsychology – classic edition. Psychology press. Gazzaniga, M. S., Ivry, R. B., & Mangun, G. R. (2018). Cognitive neuroscience – the biology of the mind (5th Edition). W. W. Norton & Company. Hickok, G., & Small, S. L. (Eds.) (2015). Neurobiology of language. Academic Press. Lezak, M. D., Howieson, D. B., Bigler, E. D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological assessment (5th Edition). Oxford University Press. Squire, L. R., & Wixted, J. T. (2011). The cognitive neuroscience of human memory since H.M. Annual Review of Neuroscience, 34, 259-288. https://doi.org/10.1146/annurev-neuro-061010-113720

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29