Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo desta UC é introduzir conhecimentos elementares em Neuropsicologia quanto aos seus pressupostos, métodos e técnicas de investigação, e bases neurobiológicas de processos cognitivos, sócio-cognitivos e emocionais, bem como as disfunções desses processos. Pretende-se dotar os estudantes da capacidade de compreender os principais conceitos, nomenclatura, e métodos de recolha e de divulgação de dados empíricos e clínicos nesta área.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1: Explicar a especificidade da Neuropsicologia no âmbito da Psicologia e de outras disciplinas na área das neurociências cognitivas; OA2: Identificar e caracterizar os principais métodos e técnicas de estudo; OA3: Descrever a neuroanatomia e processos neurobiológicos de funções cognitivas básicas tais como percepção visual, linguagem, memória, e atenção e funções executivas; OA4: Identificar os principais problemas clínicos associados a processos cognitivos básicos e decorrentes de dano cerebral; OA5: Compreender os pressupostos gerais da neurocognição social e afectiva; OA6: Revelar domínio dos principais conceitos e nomenclatura da Neuropsicologia e competência para ler e interpretar autonomamente a literatura.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução à Neuropsicologia - Definição, âmbito e pressupostos básicos - Abordagens da neuropsicologia CP2. Cérebro normal - Noções básicas de anatomia - Anatomia funcional CP3. Métodos e Técnicas CP4. Processos cognitivos e Síndromes Neuropsicológicos - Neuropsicologia da palavra falada e escrita. Afasias e Alexias. - Neuropsicologia da atenção e funções executivas. Défices executivos. - Neuropsicologia do reconhecimento visual de objectos e do espaço. Agnosias visuais e défices de representação e orientação no espaço. - Neuropsicologia da memória. Síndromes amnésicos, défices semânticos categoriais específicos. CP5. Neurociências sócio-cognitivas e afectivas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os diversos conteúdos do programa ou programáticos (CP) estão expressos em objectivos de aprendizagem (OA) que tarduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos: OA1 - CP1 e 5 OA2 - CP3 OA3 - CP2, 4 e 5 OA4 - CP4 OA5 - CP 5 OA6 - CP2, 3, e 4
Avaliação / Assessment
Regime de avaliação: Periódica ou final. Periódica: Trabalho de grupo, com apresentação oral (25%) e relatório escrito (25%), ou sobre estudo empírico de aplicação de técnicas neuropsicológicas ao estudo de processos cognitivos, ou sobre análise de caso neuropsicológico; Frequência (50%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem nota igual ou superior a 9.5 valores em cada um dos elementos. Final: os estudantes terão acesso a exame final (1.ª e/ou 2.ª época) nas condições vigentes no REACC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são teórico-práticas (TP), adoptando-se metodologias: Expositivas: Apresentação de conceitos e técnicas. Inclui a apresentação de aplicações em contexto clínico e discussão de casos clínicos. Ativas: Realização de trabalho de grupo Participativas: Discussão de trabalhos Auto-estudo: Preparação de trabalhos de grupo, leitura de textos, visionamento de vídeos, e assistir a conferência. A orientação tutorial (OT): esclarecimento de dúvidas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alinhamento entre os objectivos de aprendizagem e cada cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: Metodologia Expositiva: OA1 a 5 Metodologia Activa para preparação dos trabalhos: OA2 a 6. A elaboração dos trabalhos contribuirá para a aquisição e demonstração de conhecimento acerca dos métodos e técnicas de investigação (OA2), acerca de síndromes neuropsicológicos (OA4), e acerca das bases cerebrais do respectivo processo cognitivo (OA3). Metodologia Participativa para discussão dos textos apresentados: OA 6. A discussão de exemplos concretos de investigação e de análise de casos clínicos, decorrente da elaboração dos trabalhos de grupo, contribuirá para o desenvolvimento do domínio dos principais conceitos e nomenclatura, e desenvolvimento da competência para ler e interpretar autonomamente a literatura (OA6). Metodologia de Auto-Estudo, para visionamento de vídeos de apoio com ilustração do estudo de casos clássicos na literatura: OA3 e 4. Metodologia de Auto-Estudo, para assistir a uma conferência relacionada com tema da UC: OA2 a 4. O tempo de trabalho total (150h) é distribuído da seguinte forma: - 25h em tempo de contacto (24h TP + 1h OT) - 32h para a avaliação final (2h de frequência e 30h de estudo) - 45h para o trabalho de grupo (10h de pesquisa bibliográfica para selecção do texto para discussão, e o qual será validado pela docente + 15h para leitura e análise do texto + 15h de preparação da apresentação + 5h para preparação da discussão). - 40h de leitura e análise de textos a serem apresentados e discutidos pelos estudantes (5h*8textos) - 5h para visionamento e análise de vídeos - 3h para assistir a uma conferência sobre um tema relacionado com a UC
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ward, J. (2006).The student's guide to cognitive neuroscience.Psychology Press Rapp, B. (2001, Ed).Handbook of cognitive neuropsychology: What deficits reveal about the human mind.Psychology Press. Parkin, A. J. (1996).Explorations in cognitive neuropsychology.Blackwell Kolb, B., & Whishaw I. Q. (2015). Fundamentals of Human Neuropsychology. New York: Worth Publishers. Gurd, J. et al (2010).The oxford handbook of clinical neuropsychology.Oxford University Press Gazzaniga, M. S. (1997, Ed.).Conversations in the cognitive neurosciences.MIT Press Farah, M. J. (2000).The cognitive neuroscience of vision.Wiley-Blackwell Denes, G. (2011).Talking heads: The neuroscience of language.Psychology Press Coltheart, M. & Caramazza, A. (2006, Eds).Cognitive Neuropsychology: Twenty years on.Psychology Press Cacciopo, J. T. et al (2017). Handbook of Psychophysiology. Cambridge: Cambridge University Press. Baddeley, A. D. et al (2002, Eds).The handbook of memory disorders.John Wiley & Sons
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Decety, J. & Cacioppo, J. T. (Eds., 2011). The Oxford handbook of social neurosciences. Oxford University Press (CP1) Neurocognição Social Squire, L. R. & Butters, N. (1992, Eds.). Neuropsychology of memory. New York : The Guilford Press Parkin, A. J. (1997, Ed.). Case studies in the neuropsychology of memory. Hove: Psychology Press. (Caps. 3, 4 e 7) Groome, D. et al. (1999). An introduction to cognitive psychology: Processes and disorders (Cap. 5). London: Psychology Press. Gazzaniga, M. S. (Ed., 1995). The cognitive neurosciences (Caps. 48, 51, 53). Cambridge: The MIT Press. Ellis, A. W. & Young, A. W. (1997). Human cognitive neuropsychology: A textbook with readings (Cap. 10). East Sussex: Psychology Press. Neuropsicologia da Memória Humphreys, G. W. (1999, Ed.). Case studies in the neuropsychology of vision. East Sussex: Psychology press. (Caps. 3, 4 e 9) Groome, D. et al. (1999). An introduction to cognitive psychology: Processes and disorders (Cap. 3). London: Psychology Press. Ellis, A. W. & Young, A. W. (1997). Human cognitive neuropsychology: A textbook with readings (Caps. 2 e 3). East Sussex: Psychology Press. Neuropsicologia da Percepção Visual Underwood, G. & Batt, V. (1996). Reading and understanding: An introduction to the psychology of reading. Oxford: Blackwell. (Cap. 4) Stemmer, B. & Harry A. Whitaker, H. A. (Eds., 2008). Handbook of the neuroscience of language (Caps. 1, 2, 4, 12-16, 20). Elsevier (CP4, CP5) Groome, D. et al. (1999). An introduction to cognitive psychology: Processes and disorders (Cap. 9). London: Psychology Press. Gazzaniga, M. S. (Ed., 1995). The cognitive neurosciences (Cap. 59). Cambridge: The MIT Press. Ellis, A. W. & Young, A. W. (1997). Human cognitive neuropsychology: A textbook with readings (Caps. 5 e 8). East Sussex: Psychology Press. Neuropsicologia da Linguagem Shallice, T. (1988). From neuropsychology to mental structure. Cambridge: Cambridge University Press. (CP1, CP3, CP4) Posner, M. I., & Raichle, M. E. (1994). Images of mind. New York: Scientific American Library. (CP3) Kappenman, E. D. & Luck, S. J. (2012). The Oxford handbook of event-related potential components (Cap. 1). Oxford Handbooks (CP3) Finger, S. (1994). Origins of neuroscience: A history of explorations into brain function. New York: Oxford University Press (Caps. 1-4). (CP1) Ellis, A.W. & Young, A.W. (1988). Human cognitive neuropsychology. Brighton, UK: Psychology Press. (CP1, CP4) Campbell, R. (1992, Ed.). Mental lives: Case studies in cognition. Oxford : Blackwell Publishers (CP2, CP4) Poderá ser aconselhada outra bibliografia específica durante a unidade curricular
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16