Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5219
Acrónimo :
L5219
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Promover o conhecimento e o pensamento crítico no estudo da personalidade, que inclui reflectir sobre definições, diferentes teorias, formas de avaliação, metodologias usadas na investigação, antecedentes da personalidade, interacção personalidade-ambiente social, e suas aplicações multidisciplinares. Visa assim familiarizar os estudantes com diferentes abordagens à personalidade numa perspectiva crítica, comparativa e alicerçada na investigação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao terminar com sucesso esta Unidade Curricular o/a estudante deverá ser capaz de: OA1. Discutir o pluralismo conceptual no estudo na personalidade e descrever pressupostos comuns. OA2. Diferenciar teorias científicas das teorias pseudocientíficas e implícitas da personalidade e explicar de que modo diferente métodos de investigação têm contribuído para o estudo da personalidade. OA3. Descrever e contrastar as principais teorias científicas no estudo da personalidade em termos dos seus principais objectivos, conceitos, pressupostos, métodos e instrumentos de avaliação. OA4. Comparar, diferenciar e relacionar personalidade com psicopatologia. OA5. Descrever alguns dos factores que podem contribuir para o desenvolvimento e mudança na personalidade humana durante o curso de vida e explicar a complexa interação pessoa-ambiente social na predição do comportamento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução à área de estudo da Psicologia da Personalidade: CP1. Definições de personalidade: Pluralidade conceptual e aspectos comuns. CP2. Objectivos comuns nas teorias e abordagens da personalidade. CP3. Diferenciação entre teorias científicas, pseudocientíficas e implícitas da personalidade. CP4. Antecedentes genéticos/biológicos e sociais da personalidade. CP5. Desenvolvimento da personalidade: estabilidade e mudança. CP6. Personalidade e Psicopatologia CP7. Métodos e instrumentos de avaliação da personalidade: abordagens ideográfica e nomotética. Principais abordagens e teorias da personalidade: CP8. Teorias que enfatizam a estrutura da personalidade: teorias dos traços. CP9. Abordagens comportamentais. CP10. Teorias sociocognitivas e construtivistas. CP11. Teorias humanistas da personalidade. CP12. Teorias psicanalíticas da personalidade. CP13. Perspectivas actuais no estudo da Personalidade.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1: CP1. OA2: CP3. OA3: CP2, CP7, CP8, CP9, CP10, CP11, CP12. OA4: CP6. OA5: CP4, CP5, CP13.

Avaliação / Assessment


Dois regimes de avaliação: Periódica ou exame. Periódica: 1. Trabalho de grupo sobre um tópico na área da Psicologia da Personalidade (40%) 2. Frequência (60%) Aprovação: Mínimo 9.5 valores em cada momento de avaliação. Exame escrito: 100%. Aprovação: mínimo 9.5 valores. A presença nas aulas é facultativa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para alcançar cada Objectivo de Aprendizagem (AO), são usadas as seguintes metodologias de ensino: 1. Aulas de contato teórico-práticas: 1.1. Expositivas: apresentação de teorias e resultados da investigação. 1.2. Participativas: Análise e debate de resultados da investigação e documentários. 1.3. Activas: realização e apresentação de trabalho de grupo. 2. Orientação tutorial. 3. Auto-estudo e trabalho autónomo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A UC visa promover o conhecimento e o pensamento crítico no estudo da personalidade, que inclui reflectir sobre definições, diferentes teorias, formas de avaliação, metodologias usadas na investigação, antecedentes da personalidade, interacção personalidade-ambiente social, e suas aplicações multidisciplinares. Trata de familiarizar os estudantes com diferentes abordagens à personalidade numa perspectiva crítica, comparativa e alicerçada na investigação. Para cumprir com os objectivos específicos da aprendizagem (AO), apresenta-se as suas interligações com as metodologias de ensino e de avaliação. 1.Aulas de contacto teórico-práticas (24h): 1.1. Expositivas (apresentação de teorias, conceitos, resultados da investigação, documentários): Transversal a todos os OA. 1.2. Participativas (análise, discussão de resultados de investigação e realização de exercícios para verificar a compreensão dos estudantes sobre o conteúdo da aprendizagem): Transversal a todos os OA. 1.3. Activas (apresentação de um trabalho de grupo acerca de tópicos da UC): Transversal a todos os OA. Estes métodos pretendem: promover o pensamento crítico e fundamentado sobre modelos teóricos e resultados da investigação na área da Psicologia da Personalidade; interligar o domínio teórico e a investigação a aplicações práticas (e.g., avaliação da personalidade em diferentes áreas de intervenção da psicologia); e enriquecer as aulas com contributos pessoais dos estudantes. A elaboração e apresentação dos trabalhos visa consolidar os conhecimentos necessários para a conclusão com sucesso da UC; e treinar aptidões e competências na comunicação de ideias, problemas e resultados da investigação. 2. A orientação tutorial visa o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas dos estudantes; poderá aplicar-se a qualquer conteúdo programático sobre qualquer OA. 3. O trabalho autónomo (125h) é necessário a todos os OA e será monitorizado pelo próprio estudante. É recomendado: a leitura de artigos/capítulos específicos (alguns dos quais são colocados na plataforma de E-learning); a reflexão crítica sobre questões colocadas nas aulas, ou decorrentes das leituras adicionais; e a preparação e realização de um trabalho de grupo sobre um tópico da UC. Atendendo aos OA, às metodologias de ensino e de avaliação, são estimadas as seguintes horas de trabalho: 3.1.Leitura de artigos e outro material proposto ao longo da UC: 36h (3h/semana * 12 semanas); 3.2.Trabalho de grupo (51h) sobre um tópico da UC: pesquisa, reflexão e escrita do relatório. 3.3.Preparação para o teste (38h).

Observações / Observations


Os atendimentos requerem marcação prévia para o email do docente: diniz.lopes@iscte-iul.pt. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação e de ensino poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Corr, P., & Matthews, G. (Eds.). (2020). The Cambridge Handbook of Personality Psychology (2nd ed., Cambridge Handbooks in Psychology). Cambridge: Cambridge University Press. doi:10.1017/9781108264822 Mischel, W., Shoda, Y., & Ayduk, O. (2007). Introduction to Personality: Toward an Integrative Science of the Person (8th ed.). USA: Wiley.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Weiner, I. B., & Greene, R. L. (2008). Handbook of personality assessment. New Jersey: John Wiley & Sons. Teofrasto (1999). Os caracteres. Lisboa: Relógio D'Água Editores. Nettle, D. (2006). The evolution of personality variation in humans and other animals. American Psychologist, 61, 622-631.doi:10.1037/0003-066X.61.6.622 Mischel, W. (2004). Toward an integrative science of the person. Annual Review of Psychology, 55(1968), 1-22. doi:10.1146/annurev.psych.55.042902.130709 McAdams, D.P. & Olson, B. D. (2010). Personality development continuity and change over the life. Annual Review of Psychology, 61,517-542. doi:10.1146/annurev.psych.093008.100507 Krahé, B. (1992). Personality and Social Psychology: Towards a synthesis. London: Sage Publications. Hansenne, M. (2004). Psicologia da personalidade. Lisboa: Climepsi. Cervone, D. (2005). Personality architecture: Within-person structures and processes. Annual Review of Psychology,56, 423-452. doi:10.1146/annurev.psych.56.091103.070133 Caspi, A., Roberts, B. W., Shiner, R. L. (2005). Personality and development: Stability and change. Annual Review Psychology, 56, 453-84. doi: 10.1146/annurev.psych.55.090902.141913. Buss, D. M., & Hawley, P. H. (2011). The evolution of personality and individual differences. Oxford: Oxford University Press. American Psychiatric Association. (2012). Rationale for the proposed changes to the Personality Disorders classification in DSM-5, 1-29.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16