Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Promover o conhecimento e o pensamento crítico no estudo da personalidade, que inclui refletir sobre definições, diferentes teorias, formas de avaliação, metodologias usadas na investigação, antecedentes da personalidade, interação personalidade-ambiente social, e suas aplicações multidisciplinares. Visa assim familiarizar os estudantes com diferentes abordagens à personalidade numa perspetiva crítica, comparativa e alicerçada na investigação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Ao terminar com sucesso esta Unidade Curricular o/a estudante deverá ser capaz de: OA1. Discutir o pluralismo conceptual no estudo na personalidade e descrever pressupostos comuns. OA2. Diferenciar teorias científicas das teorias pseudocientíficas e implícitas da personalidade e explicar de que modo diferente métodos de investigação têm contribuído para o estudo da personalidade. OA3. Descrever e contrastar as principais teorias científicas no estudo da personalidade em termos dos seus principais objetivos, conceitos, pressupostos, métodos e instrumentos de avaliação. OA4. Comparar, diferenciar e relacionar personalidade com psicopatologia. OA5. Descrever alguns dos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento e mudança na personalidade humana durante o curso de vida e explicar a complexa interação pessoa-ambiente social na predição do comportamento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Definições de personalidade: Pluralidade conceptual e aspetos comuns 2. Objetivos comuns nas teorias e abordagens da personalidade 3. Diferenciação entre teorias científicas, pseudocientíficas e implícitas da personalidade 4. Antecedentes genéticos/biológicos e sociais da personalidade 5. Desenvolvimento da personalidade: estabilidade e mudança 6. Personalidade e Psicopatologia 7. Métodos e instrumentos de avaliação da personalidade 8. Principais abordagens e teorias da personalidade 8.1. Teorias que enfatizam a estrutura da personalidade: teorias dos traços. 8.2. Abordagens comportamentais 8.3. Teorias sociocognitivas e construtivistas 8.4. Teorias existenciais e humanista da personalidade 8.5. Teorias psicanalíticas da personalidade 9. Perspetivas atuais no estudo da personalidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1 oferece uma visão geral da diversidade de perspetivas acerca da personalidade numa perspetiva história OA2: CP3 contrasta abordagens ao estudo da personalidade, tendo como ponto de partida os estudos seminais de Bruner e Taguiri, Cronbach, Mischel, Epstein, e Gosling, entre outros, acerca da perceção das pessoas OA3: CP2 e CP7 comparam os objetivos de diferentes abordagens ao estudo da personalidade, e diferentes métodos e instrumentos de avaliação. Os alunos têm contacto com diferentes instrumentos de avaliação e refletem sobre a sua utilidade e modelos teóricos subjacentes. CP 8 aprofunda os princípios teóricos de diferentes abordagens e teorias da personalidade OA4: CP6 oferece uma visão geral sobre as perturbações de personalidade, partindo de classificações nosográficas atuais OA5: CP4, CP5, CP9 focam as perspetivas biológica, sociocultural, e desenvolvimental da personalidade, e exploram a literatura mais recente acerca dos avanços ao estudo da personalidade
Avaliação / Assessment
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de dois testes individuais escritos (50%). Ficam aprovados os alunos que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 7.5 valores, e média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%). Ficam aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final de pelo menos 9.5 valores. A presença nas aulas é facultativa.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC combina metodologias expositiva (e.g., técnicas de exposição participada, como a realização tarefas prévias à aula e de exercícios no decorrer da aula), e ativa (e.g. discussões guiadas e tarefas de resolução de problemas). As aulas teórico-práticas combinam a exposição (e.g., modelos teóricos) com a utilização de técnicas de exposição participada. Partem da apresentação de um problema / uma pergunta acerca de um conteúdo programático, ou de um exercício prático a ser analisado, resolvido ou realizado em pequenos grupos, e discutido em grande grupo de forma orientada pelo docente, o qual sintetiza e integra os conteúdos aflorados e a trabalhar. É oferecida aos alunos uma hora de Orientação Tutorial (OT). O trabalho autónomo destina-se ao estudo da bibliografia recomendada.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A UC visa promover o conhecimento e o pensamento crítico no estudo da personalidade, que inclui refletir sobre definições, diferentes teorias, formas de avaliação, metodologias usadas na investigação, antecedentes da personalidade, interacção personalidade-ambiente social, e suas aplicações multidisciplinares. Trata de familiarizar os estudantes com diferentes abordagens à personalidade numa perspetiva crítica, comparativa e alicerçada na investigação. Para cumprir com os objetivos específicos da aprendizagem (OA), apresenta-se as suas interligações com as metodologias de ensino e de avaliação. As aulas teórico-práticas combinam uma componente expositiva, a partir exploração da bibliografia de base da UC, com a realização de tarefas individuais e em grupo, que permitam uma melhor compreensão e análise crítica de conteúdos programáticos e a aplicação do conhecimento adquirido. O recurso às práticas pedagógicas ativas, assentes em tarefas de resolução de problema e discussões presenciais guiadas, permitirão a consolidação e aplicação crítica de conhecimentos (transversal a todos os OA). Estes métodos pretendem: promover o pensamento crítico e fundamentado sobre modelos teóricos e resultados da investigação na área da Psicologia da Personalidade; interligar o domínio teórico e a investigação a aplicações práticas (e.g., avaliação da personalidade em diferentes áreas de intervenção da psicologia); e enriquecer as aulas com contributos pessoais dos estudantes. A elaboração e apresentação dos trabalhos visa consolidar os conhecimentos necessários para a conclusão com sucesso da UC; e treinar aptidões e competências na comunicação de ideias, problemas e resultados da investigação. A orientação tutorial visa o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas dos estudantes (transversal a todos os OA). O trabalho autónomo é transversal a todos os OA e assenta na leitura de artigos/capítulos específicos e na reflexão crítica sobre questões colocadas nas aulas, ou decorrentes das leituras adicionais.
Observações / Observations
Não aplicável
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Corr, P., & Matthews, G. (eds.). (2020). The Cambridge handbook of personality psychology (2nd ed). Cambridge University Press. doi:10.1017/9781108264822 Ewen, R. B. (2014). An introduction to theories of personality (7th ed). Psychology Press Feist, G., Roberts, T.A., & Feist, J. (2020). Theories of personality (10th ed). McGraw Hill Mischel, W., Shoda, Y., & Ayduk, O. (2007). Introduction to Personality: Toward an Integrative Science of the Person (8th ed). Wiley Schultz, D. P., Schultz, S. E., & Enos, M. (2016). Theories of personality (11th ed). Wadsworth Publishing
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
American Psychiatric Association. (2012). Rationale for the proposed changes to the Personality Disorders classification in DSM-5, 1-29 Buss, D. M., & Hawley, P. H. (2011). The evolution of personality and individual differences. Oxford University Press Caspi, A., Roberts, B. W., Shiner, R. L. (2005). Personality and development: Stability and change. Annual Review Psychology, 56, 453-84. doi: 10.1146/annurev.psych.55.090902.141913 Cervone, D. (2005). Personality architecture: Within-person structures and processes. Annual Review of Psychology, 56, 423-452. doi:10.1146/annurev.psych.56.091103.070133 Hansenne, M. (2004). Psicologia da personalidade. Climepsi Krahé, B. (1992). Personality and social Psychology: Towards a synthesis. London: Sage Publications McAdams, D.P. & Olson, B. D. (2010). Personality development continuity and change over the life. Annual Review of Psychology, 61,517-542 doi:10.1146/annurev.psych.093008.100507 Mischel, W. (2004). Toward an integrative science of the person. Annual Review of Psychology, 55(1968), 1-22. doi:10.1146/annurev.psych.55.042902.130709 Nettle, D. (2006). The evolution of personality variation in humans and other animals. American Psychologist, 61, 622-631.doi:10.1037/0003-066X.61.6.622 Teofrasto (1999). Os caracteres. Relógio D'Água Editores Weiner, I. B., & Greene, R. L. (2008). Handbook of personality assessment. John Wiley & Sons.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-22