Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Promover o conhecimento e o pensamento crítico no estudo da personalidade, que inclui reflectir sobre definições, diferentes teorias, formas de avaliação, metodologias usadas na investigação, antecedentes da personalidade, interacção personalidade-ambiente social, e suas aplicações multidisciplinares. Visa assim familiarizar os estudantes com diferentes abordagens à personalidade numa perspectiva crítica, comparativa e alicerçada na investigação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Ao terminar com sucesso esta Unidade Curricular o/a estudante deverá ser capaz de: OA1. Discutir o pluralismo conceptual no estudo na personalidade e descrever pressupostos comuns. OA2. Diferenciar teorias científicas das teorias pseudocientíficas e implícitas da personalidade e explicar de que modo diferente métodos de investigação têm contribuído para o estudo da personalidade. OA3. Descrever e contrastar as principais teorias científicas no estudo da personalidade em termos dos seus principais objectivos, conceitos, pressupostos, métodos e instrumentos de avaliação. OA4. Comparar, diferenciar e relacionar personalidade com psicopatologia. OA5. Descrever alguns dos factores que podem contribuir para o desenvolvimento e mudança na personalidade humana durante o curso de vida e explicar a complexa interação pessoa-ambiente social na predição do comportamento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Introdução à área de estudo da Psicologia da Personalidade: CP1. Definições de personalidade: Pluralidade conceptual e aspectos comuns. CP2. Objectivos comuns nas teorias e abordagens da personalidade. CP3. Diferenciação entre teorias científicas, pseudocientíficas e implícitas da personalidade. CP4. Antecedentes genéticos/biológicos e sociais da personalidade. CP5. Desenvolvimento da personalidade: estabilidade e mudança. CP6. Personalidade e Psicopatologia CP7. Métodos e instrumentos de avaliação da personalidade: abordagens ideográfica e nomotética. Principais abordagens e teorias da personalidade: CP8. Teorias que enfatizam a estrutura da personalidade: teorias dos traços. CP9. Abordagens comportamentais. CP10. Teorias sociocognitivas e construtivistas. CP11. Teorias humanistas da personalidade. CP12. Teorias psicanalíticas da personalidade. CP13. Perspectivas actuais no estudo da Personalidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1: CP1. OA2: CP3. OA3: CP2, CP7, CP8, CP9, CP10, CP11, CP12. OA4: CP6. OA5: CP4, CP5, CP13.
Avaliação / Assessment
Dois regimes de avaliação: Periódica ou exame. Periódica: 1. Trabalho de grupo sobre um tópico na área da Psicologia da Personalidade (40%) 2. Frequência (60%) Aprovação: Mínimo 9.5 valores em cada momento de avaliação. Exame escrito: 100%. Aprovação: mínimo 9.5 valores. A presença nas aulas é facultativa.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para alcançar cada Objectivo de Aprendizagem (AO), são usadas as seguintes metodologias de ensino: 1. Aulas de contato teórico-práticas: 1.1. Expositivas: apresentação de teorias e resultados da investigação. 1.2. Participativas: Análise e debate de resultados da investigação e documentários. 1.3. Activas: realização e apresentação de trabalho de grupo. 2. Orientação tutorial. 3. Auto-estudo e trabalho autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A UC visa promover o conhecimento e o pensamento crítico no estudo da personalidade, que inclui reflectir sobre definições, diferentes teorias, formas de avaliação, metodologias usadas na investigação, antecedentes da personalidade, interacção personalidade-ambiente social, e suas aplicações multidisciplinares. Trata de familiarizar os estudantes com diferentes abordagens à personalidade numa perspectiva crítica, comparativa e alicerçada na investigação. Para cumprir com os objectivos específicos da aprendizagem (AO), apresenta-se as suas interligações com as metodologias de ensino e de avaliação. 1.Aulas de contacto teórico-práticas (24h): 1.1. Expositivas (apresentação de teorias, conceitos, resultados da investigação, documentários): Transversal a todos os OA. 1.2. Participativas (análise, discussão de resultados de investigação e realização de exercícios para verificar a compreensão dos estudantes sobre o conteúdo da aprendizagem): Transversal a todos os OA. 1.3. Activas (apresentação de um trabalho de grupo acerca de tópicos da UC): Transversal a todos os OA. Estes métodos pretendem: promover o pensamento crítico e fundamentado sobre modelos teóricos e resultados da investigação na área da Psicologia da Personalidade; interligar o domínio teórico e a investigação a aplicações práticas (e.g., avaliação da personalidade em diferentes áreas de intervenção da psicologia); e enriquecer as aulas com contributos pessoais dos estudantes. A elaboração e apresentação dos trabalhos visa consolidar os conhecimentos necessários para a conclusão com sucesso da UC; e treinar aptidões e competências na comunicação de ideias, problemas e resultados da investigação. 2. A orientação tutorial visa o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas dos estudantes; poderá aplicar-se a qualquer conteúdo programático sobre qualquer OA. 3. O trabalho autónomo (125h) é necessário a todos os OA e será monitorizado pelo próprio estudante. É recomendado: a leitura de artigos/capítulos específicos (alguns dos quais são colocados na plataforma de E-learning); a reflexão crítica sobre questões colocadas nas aulas, ou decorrentes das leituras adicionais; e a preparação e realização de um trabalho de grupo sobre um tópico da UC. Atendendo aos OA, às metodologias de ensino e de avaliação, são estimadas as seguintes horas de trabalho: 3.1.Leitura de artigos e outro material proposto ao longo da UC: 36h (3h/semana * 12 semanas); 3.2.Trabalho de grupo (51h) sobre um tópico da UC: pesquisa, reflexão e escrita do relatório. 3.3.Preparação para o teste (38h).
Observações / Observations
Os atendimentos requerem marcação prévia para o email do docente: diniz.lopes@iscte-iul.pt. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação e de ensino poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Corr, P., & Matthews, G. (Eds.). (2020). The Cambridge Handbook of Personality Psychology (2nd ed., Cambridge Handbooks in Psychology). Cambridge: Cambridge University Press. doi:10.1017/9781108264822 Mischel, W., Shoda, Y., & Ayduk, O. (2007). Introduction to Personality: Toward an Integrative Science of the Person (8th ed.). USA: Wiley.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Weiner, I. B., & Greene, R. L. (2008). Handbook of personality assessment. New Jersey: John Wiley & Sons. Teofrasto (1999). Os caracteres. Lisboa: Relógio D'Água Editores. Nettle, D. (2006). The evolution of personality variation in humans and other animals. American Psychologist, 61, 622-631.doi:10.1037/0003-066X.61.6.622 Mischel, W. (2004). Toward an integrative science of the person. Annual Review of Psychology, 55(1968), 1-22. doi:10.1146/annurev.psych.55.042902.130709 McAdams, D.P. & Olson, B. D. (2010). Personality development continuity and change over the life. Annual Review of Psychology, 61,517-542. doi:10.1146/annurev.psych.093008.100507 Krahé, B. (1992). Personality and Social Psychology: Towards a synthesis. London: Sage Publications. Hansenne, M. (2004). Psicologia da personalidade. Lisboa: Climepsi. Cervone, D. (2005). Personality architecture: Within-person structures and processes. Annual Review of Psychology,56, 423-452. doi:10.1146/annurev.psych.56.091103.070133 Caspi, A., Roberts, B. W., Shiner, R. L. (2005). Personality and development: Stability and change. Annual Review Psychology, 56, 453-84. doi: 10.1146/annurev.psych.55.090902.141913. Buss, D. M., & Hawley, P. H. (2011). The evolution of personality and individual differences. Oxford: Oxford University Press. American Psychiatric Association. (2012). Rationale for the proposed changes to the Personality Disorders classification in DSM-5, 1-29.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16