Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5221
Acrónimo :
L5221
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Aplicar a análise de dados inferencial e multivariada a problemas concretos no domínio da psicologia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Identificar os principais conceitos de estatística relevantes na análise de dados OA2: Seleccionar o método de análise de dados adequado ao problema, objectivo e tipo de dados OA3: Interpretar os resultados obtidos da análise de dados OA4: Utilizar o software PASW/SPSS para realizar análise de dados inferencial e multivariada

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Estimação de parâmetros: estimação pontual e por intervalos. CP2: Testes de hipóteses: formulação, erros. CP3: Testes de hipóteses paramétricos: teste t para uma média; teste t para duas médias (amostras independentes); teste t para duas médias (amostras emparelhadas). CP4: Testes de hipóteses não-paramétricos: testes de ajustamento (Kolmogorov-Smirnov/Shapiro Wilk, Qui-quadrado); teste de Mann-Whitney; teste de Wilcoxon; teste de Kruskal-Wallis; teste de independência do Qui-Quadrado CP5: Análise em Componentes Principais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - CP 1, 2 OA2 - CP 3, 4, 5 OA3 - CP 3, 4, 5 OA4 - CP 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação: periódica ou final Periódica: -Exercício de grupo com SPSS (20%); Nota mínima 8 -Teste escrito (80%); Nota mínima 8 Final: -Exercício individual com SPSS (20%); Nota mínima 8 -Exame escrito (80%); Nota mínima 8 Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC na primeira semana de aulas de cada semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes: ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2: Experimentais com desenvolvimento e exploração de modelos em computador ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1- OA1, 2, 3 ME2- OA4 ME3- OA1, 2, 3, 4

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


1.Field, A. Discovering Statistics Using SPSS, 3th ed., 2009. 2.Hair Jr et al., Multivariate data analysis: a global perspective, 7th ed, 2010. 3.Raul Laureano, Testes de Hipóteses e Regressão. O meu manual de consulta rápida, Edições Sílabo, 2020.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1.Elizabeth Reis, Estatística Descritiva, 7ª ed., Edições Sílabo, 2009. 2.Elizabeth Reis, Paulo Melo, Rosa Andrade e Teresa Calapez, Estatística Aplicada, Vol. 2, 5ª ed., Edições Sílabo, 2003. 3.Elizabeth Reis, Paulo Melo, Rosa Andrade e Teresa Calapez, Exercícios de Estatística Aplicada - Vol. 2, Edições Sílabo, 2004. 4.João Maroco, Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS), Edições ReportNumber, 2010. 5.Raul Laureano e Maria do Carmo Botelho, SPSS Statistics - O Meu Manual de Consulta Rápida, 3ª ed., Edições Sílabo, 2017.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16