Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5225
Acrónimo :
L5225
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular de Psicopatologia visa dar a conhecer e discutir o(s) conceito(s) de Psicopatologia, diferentes perspectivas teóricas ao nível da sua etiologia, e principais sistemas de classificação em Psicopatologia. Pretende, igualmente, sensibilizar os/as alunos/as para diversas manifestações de sofrimento psicológico, bem como desenvolver a capacidade de descrever e distinguir as principais perturbações psicopatológicas da infância, da adolescência e do adulto.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC visa dar a conhecer as diferentes perspectivas teóricas ao nível da etiologia e sistemas de classificação em Psicopatologia Descritiva. O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Definir psicopatologia de várias perspectivas e enquadrar o conceito num contexto histórico e cultural. OA2. Caracterizar e diferenciar diferentes modelos etiológicos em psicopatologia. OA3. Identificar os principais sistemas de classificação em psicopatologia e os princípios que enquadram um diagnóstico diferencial. OA4. Descrever as principais perturbações psicopatológicas em adultos. OA5. Descrever as principais perturbações psicopatológicas em crianças e adolescentes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo 1. Introdução à Psicopatologia 1.1 Conceito(s) de psicopatologia e sua evolução 1.2 Dimensão sociocultural na compreensão da Psicopatologia 1.3 Teorias e Modelos etiológicos: biomédico, psicodinâmico, fenomenológico, comportamental-cognitivo, e ecológico 1.4. Fatores de vulnerabilidade, fatores de stress; fatores protetores e resiliência Módulo 2. Diagnóstico e sistemas de classificação em Psicopatologia 2.1 Desenvolvimento histórico 2.2 Objectivos, vantagens e limitações 2.3 Sistema de classificação da APA (DSM-5) e WHO (ICD-11) Módulo 3. Psicopatologia do Adulto 3.1 Perturbações do Humor 3.2 Perturbações da Ansiedade, PTSD e OCD 3.3 Esquizofrenia e outras Perturbações Psicóticas 3.4 Perturbações da Personalidade 3.5 Outras Perturbações do adulto Módulo 4. Psicopatologia da Criança e do Adolescente 4.1 Perturbações do comportamento 4.2 Perturbações emocionais e sociais 4.3 Perturbações da aprendizagem e do desenvolvimento

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos. Desta forma, os conteúdos programáticos do módulo 1 encontram-se associados aos OA 1 e OA 2, definindo psicopatologia de várias perspectivas, bem como distintos modelos teóricos explicativos. O conteúdo do módulo 2 refere-se ao OA 3, associado aos sistemas de classificação em psicopatologia. Os módulos 3 e 4 dos conteúdos programáticos estão associados aos OA 4 e OA 5, respetivamente, fazendo referência à psicopatologia dos adultos e à psicopatologia das crianças e jovens.

Avaliação / Assessment


Em avaliação ao longo do semestre, espera-se que os/as alunos/as participem nas aulas, realizem dois trabalhos práticos e uma frequência: - Trabalho de grupo sobre uma perturbação específica à sua escolha (trabalho escrito 20% e apresentação 20%). - Exercício individual de um caso prático baseado num vídeo (10%). - Frequência (50%), com caso clínico com consulta antes do teste; Os/as alunos/as que não efetuarem ou que reprovem na avaliação ao longo do semestre poderão ir a um exame final (100%). Os elementos da avaliação têm a nota mínima de 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC consistirá em aulas de carácter teórico-prático, onde se pretende apresentar os quadros teóricos de referência com participação dos/as alunos/as e reflexão dialogada sobre as temáticas, o visionamento de vídeos e apresentação e discussão dos trabalhos de grupo. A estratégia pedagógica procurará estimular o pensamento crítico sobre os temas abordados e o desenvolvimento de competências básicas de aplicação dos conhecimentos a casos práticos apresentados em texto e/ou em vídeo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Cada metodologia de ensino está intimamente relacionada com os objectivos de aprendizagem: i) Metodologia Expositiva (apresentação de quadros teóricos de referência e princípios): Todos ii) Metodologia participativa (exercícios de pequeno e grande grupo em aula, discussão de casos e videos): OA3, 4 e 5 iii) Metodologia activa (realização de trabalhos de grupo e individuais): OA2, 3, 4 ou 5 (à escolha) iv) Auto-estudo (trabalho autónomo): Todos Para além das horas de contacto e horário de atendimento semanal, o auto-estudo inclui pesquisa e leitura da bibliografia para trabalho de grupo (20h); preparação da apresentação (10h); elaboração do relatório escrito (25h); visionamento de filme e desenvolvimento de trabalho individual (25h); estudo para o exame individual (38h) e exame/frequência (2h). O exame inclui o diagnóstico diferencial de um caso, apresentado 48h horas antes via e-learning, para os estudantes resolverem com consulta.

Observações / Observations


Horário de atendimento: 1 hora por semana, às 4ª feiras, por marcação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


APA, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, DSM-5-TR, 5th Edition, Text Revision., 2022, American Psychiatric Association (2022). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, DSM-5-TR, 5th Edition, Text Revision. American Psychiatric Association Publishing., American Psychiatric Association (2013). DSM-V Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. Washignton, DC: Author. (PS.122 APA*Dia) Andrasik, F. (Ed.) (2005). Comprehensive handbook of personality and psychopathology, Adult psychopathology (Vol. 2). New York: Wiley. (PS.122 Com,2 v.2) Correia, D. T. (2013). Manual de Psicopatologia (2ª ed.). Lidel. Davey, G., Psychopathology: Research, Assessment and treatment in clinical psychology., 2021, Davey, G (2021). Psychopathology: Research, Assessment and treatment in clinical psychology. BPS Blackwell., Maddux, J.E. & Winstead, B. (2019). Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding. NY: Routledge. (edição anterior PS.122 Psy,8) Mash, E., & Barkley, R., (Ed.) (2014). Child psychopathology (3ª Edição). New York: Guildford Press. (PS.122 Chi,1 3ªed)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Figueira, M.L., Sampaio, D., & Afonso, P. (Eds.) (2014). Manual de psiquiatria clínica. Liedel. Soares, I. (2000). Psicopatologia do Desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida. Quarteto. Dilys, D. & Bhugra, D. (2004). Models of Psychopathology. Open University Press. Craighead, W. E., Miklowitz, D. J., Craighead, L. W. (2017). Psychopathology: History, diagnosis, and empirical foundations (3 rd ed.). John Wiley & Sons. Adams, H., & Sutker, P. (Ed.) (2004). Comprehensive handbook of psychopathology (3rd ed). New York: Springer. (PS.122 Com,3) Pires, C. M. L. (2003). Manual de Psicopatologia: uma abordagem biopsicossocial. Editorial Diferença. Pio Abreu, J.L. (2015). Introdução à Psicopatologia Compreensiva. Fundação Calouste Gulbenkian. Pio Abreu, J. L. (2006). Como tornar-se doente mental (19ª edição). Editora Quarteto. Beutler, L. E., & Malik, M. (2002). Rethinking the DSM: A psychological perspective. APA. Beidel, D.C. & Frueh, B.C. (2018). Adult Psychopathology and Diagnosis (8th Ed.). New York: John Wiley & Sons. (PS.122 BEI*Adu). Kendall, P. C. & Cormer, J.S. (2010). Childhood Disorders (2nd Ed.). Psychology Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23