Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Ser estudante de psicologia. A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclos em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular de Avaliação Psicológica (AP) pretende fornecer uma visão ampla sobre diferentes tipos de procedimentos e instrumentos de avaliação psicológica, e em diferentes contextos, de modo a desenvolver as competências necessárias à sua utilização na avaliação de indivíduos. Neste sentido, promover-se-á o desenvolvimento de competências de escolha e utilização de instrumentos, bem como de análise dos respectivos resultados, adequando-os ao objetivo da avaliação. Pretende-se igualmente desenvolver nos alunos uma análise crítica sobre o processo de AP.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1: Identificar e explicar os fundamentos teóricos e históricos da Avaliação Psicológica (AP); OA2: Caracterizar e distinguir as diferentes fases do processo de AP, em função dos contextos onde esta é feita; OA3: Caracterizar e distinguir os diferentes tipos e áreas de aplicação da AP; OA4: Identificar e distinguir diferentes técnicas e instrumentos de AP, sabendo demonstrar a sua relevância a áreas de aplicação distintas; OA5: Adquirir um conjunto de competências iniciais (por exemplo, condução de entrevistas de avaliação psicológica, ou por competência) que lhe permita treinar as primeiras habilidades em avaliação psicológica.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Introdução à avaliação psicológica: história, contextos, potencialidades e limites; considerações éticas e deontológicas. CP2: A avaliação psicológica enquanto processo. CP3: Metodologias básicas em Avaliação Psicológica: observação, entrevista e métodos complementares de avaliação. CP4: Técnicas de avaliação da inteligência e de funções cognitivas e neuropsicológicas. CP5: Técnicas (objetivas, projetivas e semi-projetivas) de avaliação da personalidade. CP6: Outras técnicas e instrumentos de avaliação psicológica em função dos contextos de avaliação psicológica.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Identificar e explicar os fundamentos teóricos e históricos da AP (OA1) alinha-se com CP1. Caracterizar e distinguir as diferentes fases do processo de AP, em função dos contextos onde esta é feita (OA2) alinha-se com CP2. Caracterizar e distinguir os diferentes tipos e áreas de aplicação da AP (OA3) alinha-se com CP6, proporcionando uma visão geral dos diferentes tipos de avaliação e suas aplicações em contextos variados. Identificar e distinguir diferentes técnicas e instrumentos de AP (OA4), sabendo demonstrar a sua relevância a áreas de aplicação distintas está alinhado com CP3, CP4 e CP5, que cobrem metodologias básicas, técnicas de avaliação da inteligência e funções cognitivas, e técnicas de avaliação da personalidade. OA5 alinha-se com CP3, conteúdo que inclui técnicas fundamentais como observação e entrevista, que são essenciais para o desenvolvimento das primeiras habilidades práticas na condução de APs.
Avaliação / Assessment
Regime de avaliação: Avaliação ao longo do semestre, ou Avaliação por exame (exame 1ª/2ª épocas, ou Época especial para estudantes que preencham os respetivos critérios para tal). Avaliação ao longo do semestre: uma frequência individual (55%); um trabalho prático de grupo com entrega de relatório escrito (30%) e uma apresentação oral de grupo (15%). Nota mínima nos elementos da avaliação contínua: 8,5 valores. Aprovação: média final igual ou superior a 9,5 valores. Na modalidade Avaliação ao longo do semestre os estudantes terão necessariamente de realizar os dois trabalhos descritos e a frequência individual. Avaliação por exame: 100% da nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de ensino planeadas: - Expositivas; - Metodologias participativas e ativas: role-play, discussão de vídeos, cotação de protocolos, exercícios práticos e trabalhos de grupo. Distribuição das 110 h de trabalho autónomo: 40 h para a frequência (38h de estudo + 2h teste); 20 h para o trabalho das TP + 50 h para trabalho das PL (preparação do trabalho, condução de entrevista; análise de resultados; elaboração do trabalho escrito).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os estudantes são encorajados a realizar esta UC em regime de Avaliação ao longo do semestre, uma vez que se considera que os vários elementos de avaliação nela contidos possibilitam medir se os OA foram alcançados com sucesso pelos alunos. Em termos gerais: As aulas teóricas, de cariz expositivo e em grande grupo, estão alinhadas com todos os OA (conhecimentos); as TP encontram-se alinhadas com OA3, OA4, OA5 (atitudes e competências/skills), e as PL com OA4 e OA5 (atitudes e competências/skills). O trabalho autónomo encontra-se alinhado com todos os OA. Mais concretamente: - O trabalho prático de apresentação oral (formato poster) de um contexto de avaliação psicológica/questões éticas das TP está alinhado com OA2 e OA3. - O trabalho de grupo das PL (i.e., um estudo de caso), que implica a aplicação de técnicas de avaliação psicológica (por exemplo, entrevista) e uma reflexão crítica sobre potenciais instrumentos de avaliação psicológica a aplicar hipoteticamente, a consequente apresentação oral e a elaboração de um relatório escrito, está alinhado com OA4 e o OA5 (atitudes e competências/skills). - A frequência/teste individual de conhecimentos encontra-se alinhado com todos os OA. Considera-se, também, que em regime de Avaliação ao longo do semestre os estudantes poderão desenvolver um trabalho autónomo mais rico, com um melhor aprofundamento dos conhecimentos teóricos, um melhor treino de competências práticas, fomentando-se a motivação e o gosto pelo trabalho em equipa, bem como por uma conduta ética apropriada. Os estudantes são também encorajados a utilizar o tempo de orientação tutorial para tirar dúvidas e para discutir as horas de trabalho autónomo aqui estimadas.
Observações / Observations
Importa acrescentar as seguintes informações: -Materiais pedagógicos utilizados nas aulas são disponibilizados aos alunos nas plataformas de e-learning/fénix. -A unidade curricular inclui horário de atendimento aos alunos, a definir com cada docente (presencial/ISCTE, e-mail, Skype/Zoom).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Almeida, L.S., Simões, M.R., & Gonçalves, M.M. (Eds) (2014). Instrumentos e contextos de avaliação psicológica (Vol. 3). Coimbra: Almedina. Almeida, L.S., Simões, M.R., Machado, C., & Gonçalves, M.M. (Coords.) (2004).Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. 2). Coimbra: Quarteto. Gonçalves, M.M., Simões, M.R., Almeida, L.S., & Machado, C. (Coords.) (2003). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. 1). Coimbra: Quarteto. Groth-Marnat, G. (2003). Handbook of psychological assessment (4th Ed.). New York: Allyn & Bacon. Machado, C., Gonçalves, M., Almeida, L., & Simões, M. (2011). Instrumentos e contextos de avaliação psicológica (vol. 1). Coimbra: Almedina. Neves., J. Garrido, M. & Simões, E. (2015). Simões, M.R., Machado, C., Gonçalves, M.M., Almeida, L.S. (Coord.) (2007). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. 3). Coimbra: Quarteto.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Almeida, L., Guisande, M., & Ferreira, A. (2009). Inteligência: Perspectivas teóricas. Coimbra: Almedina. Ceitil, M. (2006). Gestão e desenvolvimento de competências. Lisboa: Edições Sílabo. Duarte, M.E. (2011). Avaliação psicológica na intervenção vocacional: Princípios, técnicas e instrumentos. In M. Taveira & J. T. Silva (Coord).Psicologia vocacional: Perspectivas para a intervenção. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Gonçalves, R.A., & Machado, C. (Coords.) (2005). Psicologia forense. Coimbra: Quarteto. Férnandez-Ballesteros, R. (1992). Introducción a la evaluación psicológica I y II. Madrid: Pirâmide. Leitão, L.M. (coord.) (2004). Avaliação psicológica em orientação escolar e profissional. Coimbra: Quarteto. Simões, M. (1994). Notas em torno da arquitectura da avaliação psicológica. Psychologica, 11, 7-44. Simões, M. (2000). Investigações no âmbito da aferição nacional do teste das matrizes progressivas coloridas de Raven (M.P.C.R.). Lisboa: Fundação Calouste de Gulbenkian. Simões, M. (2002). Implicações éticas e deontológicas subjacentes ao trabalho de adaptação e aferição de instrumentos de avaliação psicológica: O caso da versão portuguesa da WISC-III. Psychologica, 30, 387-406.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30