Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa fornecer aos/às estudantes os instrumentos teóricos e aplicados que lhes permitam: - Compreender a contribuição de múltiplas áreas da psicologia para o estudo de e intervenção sobre os processos educativos. - Compreender as implicações das teorias do desenvolvimento humano para a compreensão e intervenção sobre os processos de ensino e aprendizagem. - Compreender o âmbito e os objetivos da Psicologia da Educação. - Compreender as funções dos/as psicólogos/as da educação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/a estudante que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA 1 - Identificar e distinguir níveis de análise em psicologia educacional. OA 2 - Identificar e distinguir dimensões de qualidade para a análise e avaliação de contextos educativos e dos processos de ensino e aprendizagem. OA 3 - Descrever fatores sociopsicológicos que intervêm no processo educativo e sua relação com a aprendizagem e o desempenho académico. OA 4 - Identificar e explicar práticas adequadas em intervenção precoce na infância e em educação inclusiva. OA 5 - Descrever e classificar as funções do/a psicólogo/a educacional. OA 6 - Avaliar criticamente a prática profissional de um/a psicólogo/a em contexto educacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP 1 - Psicologia da educação: definição e breve enquadramento histórico e teórico. CP 2 - Modelos organizativos da escola e da sala de aula: CP 2.1 - Relações escola-família-comunidade; CP 2.2 - Modelos cooperativos de organização da aprendizagem; CP 2.3 - Relação pedagógica, organização e gestão da sala de aula. CP 3 - Fatores psicossociais e processos de ensino e aprendizagem. CP 4 - Intervenção precoce na infância e educação inclusiva. CP 5 - Papel do psicólogo educacional.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) concretizam-se em conteúdos programáticos (CP). O OA1 é concretizado através do CP1, assegurando oportunidades para fortalecer os conhecimentos sobre os contributos históricos e teóricos que informam o âmbito e os objetivos da Psicologia da Educação. O OA2 concretiza-se através do CP2, que proporciona o contacto com modelos teóricos e recursos aplicados que sustentam a análise, avaliação e intervenção ao nível dos processos de ensino e aprendizagem e do funcionamento dos contextos educativos. O OA3 concretiza-se através do CP3, que permite aprofundar conhecimentos sobre a motivação como fator psicossocial central aos processos de ensino e aprendizagem. O CP4 permite atingir o OA4, permitindo o contacto com conceitos chave em educação inclusiva e em intervenção precoce na infância. O CP5 concretiza os OA5 e 6, assegurando que os/as estudantes conhecem as atribuições dos/as psicólogos/as da educação e contactam com profissionais no terreno.
Avaliação / Assessment
Esta unidade curricular prevê duas modalidades de avaliação: (1) avaliação ao longo do semestre ou (2) avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui 3 componentes obrigatórios: trabalho de grupo com relatório escrito (35%) e apresentação em aula (15%); teste individual (50%). É necessária uma nota mínima de 9,5 valores em cada componente de avaliação. Ficam aprovados/as os/as estudantes que obtenham uma média ponderada igual ou superior a 9,5. Os/as estudantes que não tenham aprovação no âmbito da avaliação ao longo do semestre ou o escolham fazem exame (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta unidade curricular prevê 150h de trabalho, incluindo 40h de contacto. As horas de contacto estão organizadas em aulas teóricas, aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais. É utilizado um conjunto diversificado de metodologias de ensino e aprendizagem, assegurando a coerência com o Modelo Pedagógico do Iscte. Especificamente, nas aulas teóricas adoptam-se estratégias expositivas, focadas na explicitação de conceitos, recorrendo-se com frequência a pequenos exercícios ou quizzes de forma a interpelar os estudantes de forma activa ou lúdica. Nas aulas teórico-práticas são mobilizadas metodologias ativas e participativas, com base em exercícios de demonstração e análise crítica (e.g., análise crítica de vídeos), com grande enfoque na discussão em pequeno grupo ou em pares (e.g., think-pair-share) e na partilha e síntese em grande grupo. Do mesmo modo, as aulas práticas laboratoriais mobilizam metodologias ativas e participativas, destinando-se a apoiar o desenvolvimento de um trabalho de grupo que permite abranger um leque alargado de conteúdos programáticos, aprofundando a compreensão dos/as estudantes e promovendo o desenvolvimento de competências. Especificamente, os/as estudantes desenvolvem um trabalho de campo que requer a preparação e condução de uma entrevista a um/a psicólogo/a que exerce em contexto educativo, a análise crítica dos dados obtidos, à luz dos modelos e conceitos que integram os conteúdos programáticos, e a partilha do trabalho de campo (i.e., comunicação dos resultados obtidos através de apresentação em aula e submissão de relatório). As aulas de práticas laboratoriais oferecem oportunidades de feedback informal e formativo ao longo do semestre. As orientações tutoriais proporcionam um apoio individualizado aos/às estudantes ou grupos de trabalho. O trabalho autónomo dos/as estudantes que optam pela avaliação ao longo do semestre inclui uma forte componente colaborativa. Para além das leituras recomendadas, são facultados exercícios e quizzes que permitem aos/às estudantes testar e aplicar os seus conhecimentos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Nas aulas teóricas apresenta-se uma perspetiva abrangente dos vários conteúdos programáticos, recorrendo a exemplos que permitem concretizar os diferentes conceitos bem como a exercícios curtos (e.g., quizzes). Assim, aplicam-se metodologias de ensino de carácter expositivo que contribuem para o desenvolvimento de conhecimentos relevantes todos os objetivos de aprendizagem. Nas aulas teórico-práticas aprofundam-se estes conteúdos, recorrendo à discussão com e entre os/as estudantes e desenvolvendo exercícios práticos de aplicação e análise crítica (e.g., análise de vídeos; quizzes). Estas metodologias de caracter mais activo e participativo contribuem igualmente para todos os objetivos de aprendizagem. Nas práticas laboratoriais, os grupos de trabalho desenvolvem e aplicam competências específicas. A preparação de um guião de entrevista semiestruturada e o planeamento e condução de uma entrevista individual a um/a psicólogo/a que exerce em contexto educativo permite concretizar vários objetivos de aprendizagem, com especial para o OA5 e o OA 6. A preparação de uma apresentação oral e de um relatório que sistematiza o trabalho de campo desenvolvido contribui de forma transversal para os vários objetivos de aprendizagem, com especial destaque para o OA5 e o OA6. Do mesmo modo, quer o teste individual final quer o exame incidem sobre todos os OA. O trabalho autónomo inclui pesquisa e leitura da bibliografia (35h); realização do trabalho de campo e preparação para o teste individual frequência (75h dedicadas à realização de exercícios práticos; construção dos instrumentos de recolha de dados para o trabalho de grupo; elaboração do relatório escrito e preparação da apresentação oral).
Observações / Observations
Horário de atendimento: segunda-feira, 14:30h, mediante marcação prévia via correio eletrónico. O relatório de grupo deve ser submetido via Moodle. Os/as estudantes com estatutos especiais (ou em condições de o obter) devem consultar o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2017/09/26/1506431114157_1504604949464_Regulamento_de_Estudantes_com_Estatuto_Especial.pdf). Todos/as os/as estudantes devem consultar o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/regulamento/198-2024-852762962) e o Código de Conduta Académica do Iscte (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2017/02/20/1487602801326_codigodecondutaacademica.pdf).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-28