Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5238
Acrónimo :
L5238
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
9.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
110.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


- Compreender a contribuição de múltiplas áreas da psicologia para o estudo de e intervenção sobre os processos educativos. - Compreender as implicações das teorias do desenvolvimento humano para a compreensão e intervenção sobre os processos de ensino e aprendizagem. - Desenvolver competências teóricas e aplicadas, no domínio da psicologia da educação. - Compreender as funções do/a psicólogo/a educacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA 1 - Identificar e distinguir níveis de análise em psicologia educacional. OA 2 - Identificar e distinguir dimensões de qualidade para a análise e avaliação de contextos educativos e dos processos de ensino e aprendizagem. OA 3 - Descrever fatores sociopsicológicos que intervêm no processo educativo e sua relação com a aprendizagem e o desempenho académico. OA 4 - Identificar, distinguir e explicar práticas adequadas em intervenção precoce na infância e em educação inclusiva. OA 5 - Descrever e classificar as funções do/a psicólogo/a educacional. OA 6 - Avaliar criticamente a prática profissional de um/a psicólogo/a em contexto educacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1 - Psicologia da educação: definição e breve enquadramento histórico e teórico. CP 2 - Modelos organizativos da escola e da sala de aula: CP 2.1 - Relações escola-família-comunidade; CP 2.2 - Modelos cooperativos de organização da aprendizagem; CP 2.3 - Relação pedagógica, organização e gestão da sala de aula. CP 3 - Fatores psicossociais e processos de ensino e aprendizagem. CP 4 - Intervenção precoce na infância e educação inclusiva. CP 5 - Papel do psicólogo educacional.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os 6 objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em 5 grupos de conteúdos programáticos (CP). As correspondências entre OA e CP estão demonstradas de uma forma esquemática através das relações que se seguem: OA 1 - CP 1 OA 2 - CP 2 OA 3 - CP 3 OA 4 - CP 4 OA 5 - CP 5 OA 6 - CP 2, 3, 4 e 5

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica ou avaliação final. Avaliação periódica: 50% trabalho de grupo (35% relatório escrito [max. 3500 palavras]; 15% apresentação), 50% teste individual. Todos os componentes de avaliação são obrigatórios. Nota mínima de 9.5 valores em cada componente de avaliação. Avaliação final: Exame (100%) na 1ª e/ou 2ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


T - 12.0h\sem: Apresentação dos conceitos e das perspetivas teóricas de forma expositiva em grande grupo. TP - 18.0h\sem: Demonstrações empíricas e discussão à luz dos modelos apresentados nas aulas teóricas. PL - 9.0h\sem: Acompanhamento e discussão de trabalhos de grupo. Trabalho Autónomo - 110.0h\semestre. Note-se que estas horas são estimativas médias do número de horas de trabalho.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1 - Expositiva, para apresentação de quadros teóricos de referência: OA 1, 2, 3, 4 e 5. 2 - Participativa, com análise de vídeos, resolução de exercícios práticos e discussões/debates: OA 1, 2, 3, 4, 5 e 6. 3 - Ativa, com realização de trabalho de grupo (incluindo entrevista a psicólogo/a): OA 2, 3, 4 , 5 e 6. 4 - Trabalho autónomo: Todos os OA. O trabalho autónomo inclui pesquisa e leitura da bibliografia (35h); realização de trabalhos e preparação para a frequência (75h dedicadas à realização de exercícios práticos; construção dos instrumentos de recolha de dados para o trabalho de grupo; elaboração do relatório escrito e preparação da apresentação oral).

Observações / Observations


O relatório de grupo deverá ser submetido via SafeAssign. Horário de atendimento às sextas-feiras, 16h, mediante agendamento prévio via correio eletrónico.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Alexander, P. A., & Winne, P. H. (2006). Handbook of educational psychology (2nd Ed.). Lawrence Erlbaum Associates. Bronfenbrenner, U., & Morris, P. A. (2006). The Bioecological Model of Human Development. In R. M. Lerner & W. Damon (Eds.), Handbook of child psychology: Theoretical models of human development (pp. 793-828). John Wiley & Sons. Reynolds, W. M., & Miller, G. E. (Eds.). (2003). Handbook of psychology: Volume 7: Educational psychology (I. B. Weiner, Series Ed). John Wiley & Sons. [PS.140 Han,8 v.7] Sprinthall, N. A., & Sprinthall, R. C. (1993). Psicologia Educacional. McGraw-Hill. [PS.124 SPR*Psi]

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Barger, M. M., Kim, E. M., Kuncel, N. R., & Pomerantz, E. M. (2019). The relation between parents' involvement in children's schooling and children's adjustment: A meta-analysis. Psychological Bulletin, 145(9), 855-890. doi:10.1037/bul0000201 Berliner, D. C. (2006). Educational Psychology: Searching for essence throughout a century of influence. In P. A. Alexander & P. H. Winne (Eds.), Handbook of educational psychology (p. 3?27). Lawrence Erlbaum. Boavida, T., Aguiar, C., & McWilliam, R. A. (2018). A intervenção precoce e os contextos de educação de infância. In M. Fuertes, C. Nunes, D. Lino, & T. Almeida (Coord.), Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce (pp. 5-26). Lisboa: CIED/Escola Superior de Educação de Lisboa. ISBN: 978-989-8912-02-2 Brophy, J. (1999). Toward a model of the value aspects of motivation in education: Developing appreciation for particular learning domains and activities. Educational Psychologist, 34(2), 75-85. Carvalho, L., Almeida, I. C., Felgueiras, I., Leitão, S., Boavida, J., Santos, P. C.,? Franco, V. (2016). Práticas recomendadas em intervenção precoce na infância: Um guia para profissionais. ANIP. Coimbra, L. L. (1991). O psicólogo face aos outros profissionais da educação: Reflexões sobre a consultoria psicológica. Cadernos de Consulta Psicológica, 7, 21-26. Direção-Geral da Educação. (2018). Orientações para o trabalho em psicologia educativa nas escolas. Autor. Epstein, J. L. (2018). School, family, and community partnerships: Preparing educators and improving schools. Routledge. Fan, X., & Chen, M. (2001). Parental involvement and students' academic achievement: A meta-analysis. Educational Psychology Review, 13(1), 1-22. Mendes, S. A., Abreu-Lima, I., & Almeida, L. S. (2015). Psicólogos escolares em Portugal: perfil e necessidades de formação. Estudos de Psicologia, 32(3), 405-416. Mendes, S. A., Lasser, J., Abreu-Lima, I. M., & Almeida, L. S. (2017). All different or all the same? Exploring the diversity of professional practices in Portuguese school psychology. European Journal of Psychology of Education, 32(2), 251-269. Mendes, S. A., Nascimento, I. M., Abreu-Lima, I. M., & Almeida, L. S. (2016). A study of the ethical dilemmas experienced by school psychologists in Portugal. Ethics & Behavior, 26(5), 395-414. Mendes, S. A., Pinto, A. I., Abreu-Lima, I. M., & Almeida, L. S. (2018). Práticas colaborativas dos psicólogos escolares portugueses: Uma análise de tipologias e contextos. Análise Psicológica, 36(4), 485-500. National Association of School Psychologists. (2020). Model for comprehensive and integrated school psychological services - NASP Practice Model. Author. Neves, L., & Carvalho, R. (2002). O psicólogo em contexto escolar. Centro de Formação Gaia Nascente. [PS.124 PSI] Osbourne, J. W., & Mollette, M. J. (2010). Grand challenges in educational psychology. Frontiers in Psychology, 1, 1-2. Pfeifer, J. H., Spears Brown, C., Juvonen, J. (2007). Prejudice reduction in schools: Teaching tolerance in schools: Lessons learned since Brown v. Board of Education about the development and reduction of children?s prejudice. Social Policy Report: Giving Children and Youth Development Knowledge Away, XXI(2), 3-13. Slavin, R. E. (1995). Cooperative learning: Theory, research, and practice. Allyn & Bacon. [PS.124 SLA*Coo] Stipek, D. (2011). Classroom practices and children?s motivation to learn. In E. Zigler, S., W. S. Gilliam, & S. Barnett (Eds.), The pre-K debates: Current controversies & issues (pp. 98-103). Paul H. Brookes. Swap, S. M. (1993). Developing home-school partnerships: From concepts to practice. Teachers' College Press. Tan, C. Y.,Lyu, M., & Peng, B. (2020). Academic benefits from parental involvement are stratified by parental socioeconomic status: A meta-analysis. Parenting, 20(4), 241-287. doi:10.1080/15295192.2019.1694836 UNESCO. (1994). Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/declaracao-salamanca.pdf Vygotsky, L. S. (1997). Educational Psychology. CRC Press. (Obra original publicada em 1926) [PS.124 VYG*Edu] Ministério da Educação. Decreto-Lei n.º 190/91 de 17 de Maio. Diário da República, I Série-A, 2665-2668. Ministério da Educação. Decreto n.º 54/2018 de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06, 2918 - 2928. Decreto-Lei n.º 281/2009 de 6 de Outubro. Diário da República, I Série, 7298-7301.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-05-10