Bibliografia

Principal

  • Sprinthall, N. A., & Sprinthall, R. C. (1993). Psicologia Educacional. McGraw-Hill. [PS.124 SPR*Psi] Reynolds, W. M., & Miller, G. E. (Eds.). (2003). Handbook of psychology: Volume 7: Educational psychology (I. B. Weiner, Series Ed). John Wiley & Sons. [PS.140 Han,8 v.7] Bronfenbrenner, U., & Morris, P. A. (2006). The Bioecological Model of Human Development. In R. M. Lerner & W. Damon (Eds.), Handbook of child psychology: Theoretical models of human development (pp. 793-828). John Wiley & Sons. Alexander, P. A., & Winne, P. H. (2006). Handbook of educational psychology (2nd Ed.). Lawrence Erlbaum Associates.:

Secundária

  • Outras obras poderão ser sugeridas no decurso do semestre. Decreto-Lei n.º 281/2009 de 6 de Outubro. Diário da República, I Série, 7298-7301. Ministério da Educação. Decreto n.º 54/2018 de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06, 2918 - 2928. Ministério da Educação. Decreto-Lei n.º 190/91 de 17 de Maio. Diário da República, I Série-A, 2665-2668. LEGISLAÇÃO: Vygotsky, L. S. (1997). Educational Psychology. CRC Press. (Obra original publicada em 1926) [PS.124 VYG*Edu] UNESCO. (1994). Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/declaracao-salamanca.pdf Tan, C. Y.,Lyu, M., & Peng, B. (2020). Academic benefits from parental involvement are stratified by parental socioeconomic status: A meta-analysis. Parenting, 20(4), 241-287. doi:10.1080/15295192.2019.1694836 Swap, S. M. (1993). Developing home-school partnerships: From concepts to practice. Teachers' College Press. Stipek, D. (2011). Classroom practices and children?s motivation to learn. In E. Zigler, S., W. S. Gilliam, & S. Barnett (Eds.), The pre-K debates: Current controversies & issues (pp. 98-103). Paul H. Brookes. Slavin, R. E. (1995). Cooperative learning: Theory, research, and practice. Allyn & Bacon. [PS.124 SLA*Coo] Pfeifer, J. H., Spears Brown, C., Juvonen, J. (2007). Prejudice reduction in schools: Teaching tolerance in schools: Lessons learned since Brown v. Board of Education about the development and reduction of children?s prejudice. Social Policy Report: Giving Children and Youth Development Knowledge Away, XXI(2), 3-13. Osbourne, J. W., & Mollette, M. J. (2010). Grand challenges in educational psychology. Frontiers in Psychology, 1, 1-2. Neves, L., & Carvalho, R. (2002). O psicólogo em contexto escolar. Centro de Formação Gaia Nascente. [PS.124 PSI] National Association of School Psychologists. (2020). Model for comprehensive and integrated school psychological services - NASP Practice Model. Author. Mendes, S. A., Pinto, A. I., Abreu-Lima, I. M., & Almeida, L. S. (2018). Práticas colaborativas dos psicólogos escolares portugueses: Uma análise de tipologias e contextos. Análise Psicológica, 36(4), 485-500. Mendes, S. A., Nascimento, I. M., Abreu-Lima, I. M., & Almeida, L. S. (2016). A study of the ethical dilemmas experienced by school psychologists in Portugal. Ethics & Behavior, 26(5), 395-414. Mendes, S. A., Lasser, J., Abreu-Lima, I. M., & Almeida, L. S. (2017). All different or all the same? Exploring the diversity of professional practices in Portuguese school psychology. European Journal of Psychology of Education, 32(2), 251-269. Mendes, S. A., Abreu-Lima, I., & Almeida, L. S. (2015). Psicólogos escolares em Portugal: perfil e necessidades de formação. Estudos de Psicologia, 32(3), 405-416. Fan, X., & Chen, M. (2001). Parental involvement and students' academic achievement: A meta-analysis. Educational Psychology Review, 13(1), 1-22. Epstein, J. L. (2018). School, family, and community partnerships: Preparing educators and improving schools. Routledge. Direção-Geral da Educação. (2018). Orientações para o trabalho em psicologia educativa nas escolas. Autor. Coimbra, L. L. (1991). O psicólogo face aos outros profissionais da educação: Reflexões sobre a consultoria psicológica. Cadernos de Consulta Psicológica, 7, 21-26. Carvalho, L., Almeida, I. C., Felgueiras, I., Leitão, S., Boavida, J., Santos, P. C.,? Franco, V. (2016). Práticas recomendadas em intervenção precoce na infância: Um guia para profissionais. ANIP. Brophy, J. (1999). Toward a model of the value aspects of motivation in education: Developing appreciation for particular learning domains and activities. Educational Psychologist, 34(2), 75-85. Boavida, T., Aguiar, C., & McWilliam, R. A. (2018). A intervenção precoce e os contextos de educação de infância. In M. Fuertes, C. Nunes, D. Lino, & T. Almeida (Coord.), Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce (pp. 5-26). Lisboa: CIED/Escola Superior de Educação de Lisboa. ISBN: 978-989-8912-02-2 Berliner, D. C. (2006). Educational Psychology: Searching for essence throughout a century of influence. In P. A. Alexander & P. H. Winne (Eds.), Handbook of educational psychology (p. 3?27). Lawrence Erlbaum. Barger, M. M., Kim, E. M., Kuncel, N. R., & Pomerantz, E. M. (2019). The relation between parents' involvement in children's schooling and children's adjustment: A meta-analysis. Psychological Bulletin, 145(9), 855-890. doi:10.1037/bul0000201 :