Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos informação e formação de natureza metodológica e técnica relacionada com a definição e o uso da medida em Psicologia, bem como com os procedimentos utilizados na construção, validação e aplicação de instrumentos de medida.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar as implicações, vantagens e limitações do uso de medidas em Psicologia; OA2. Distinguir diferentes tipos de medidas e seus domínios de aplicação; OA3. Conhecer e diferenciar as diferentes fases de construção e validação de medidas em Psicologia; OA4. Aplicar medidas em Psicologia e proceder ao apuramento dos seus resultados; OA5. Caracterizar as qualidades psicométricas das medidas em Psicologia.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Definições e antecedentes históricos e áreas de aplicação da psicometria; CP2. Definição de teste e classificação dos testes segundo a natureza das medidas e das técnicas de aplicação; CP3. A teoria da medida em psicometria; CP4. Regras da construção de medidas em Psicologia: o processo de construção e a análise dos itens; CP5. A aplicação de medidas em Psicologia; CP6. A normalização dos resultados de medidas em Psicologia; CP7. O apuramento de resultados de medidas em Psicologia; CP8. Interpretação básica dos resultados de medidas em Psicologia; CP9. Estatística básica aplicada à psicometria e modelos de medida; CP10. A validação de medidas em Psicologia; CP11. Impactos das medidas em Psicologia no examinado e considerações ético-deontológicas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Na UC, todos objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). O OA1 vai ser concretizado pelo CC1. Os estudantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos relativos aos principais conceitos da Psicometria, bem como dos seus antecedentes históricos e principais áreas de aplicação. O CC2 permitirá atingir o OA2, possibilitando que adquiram conhecimentos quanto à definição de teste ou medida psicológica e à sua classificação segundo a sua natureza e técnicas de aplicação. O OA3 concretiza-se nos CP3 e 4, focando-se nas fases de construção e validação de medidas em Psicologia, bem como na sua diferenciação. Os CP5 a 8 e 11 permitirão atingir o OA4, permitindo que os estudantes saibam aplicar medidas em Psicologia, bem como apurar os seus resultados. Finalmente, o OA5 será concretizado nos CP9 e 10. Os conhecimentos a adquirir permitirão aos estudantes saber caracterizar as qualidades psicométricas das medidas em Psicologia.
Avaliação / Assessment
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de i) um teste individual teórico que incide sobre a componente teórica lecionada na UC (50%); e ii) um teste individual prático que incide sobre a componente prática lecionada na UC (50%). Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 9.5 valores (e, logo, média final igual ou superior a 9.5 valores). A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC integra metodologias expositivas (e.g., referenciais teóricos), assim como participativas e ativas (e.g. resolução de exercícios, análise de casos práticos e discussão em grupo). As TP utilizam metodologias expositivas e participativas, que alternam entre si. As PL usam metodologias participativas e ativas, permitindo treino de competências específicas da psicometria cruciais para o exercício profissional da Psicologia. Estão previstos trabalho autónomo e OT. As horas de trabalho autónomo previstas (i.e., 113h) destinam-se à leitura de textos de apoio às aulas e estudo (70 horas), à realização de exercícios de consolidação (43 horas).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. A UC faz utilização de metodologias expositivas, que integram as aulas teórico-práticas, e que suportam a concretização da totalidade dos objetivos (OA1 a OA5), permitindo a aquisição de conhecimentos. As metodologias participativas e ativas, que integram, maioritariamente, as aulas de prática laboratorial, permitem, por sua vez, o enriquecimento, a consolidação e a aplicação de conhecimentos, assim como o treino de aptidões e competências específicas da psicometria, possibilitando a concretização dos objetivos OA4 e 0A5. As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem (OA1 a OA5).
Observações / Observations
Está prevista orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas. A unidade curricular inclui horário de atendimento aos alunos, a agendar com os docentes previamente por email. Não há regime de presenças obrigatórias em nenhum dos tipos de aulas desta UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Furr, R. M. (2021). Psychometrics: An introduction (4th ed.). Thousand Oaks, CA: Sage. Gregory, R. J. (2017). Psychological testing: History, principles, and applications (7th ed.). India: Pearson.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Aiken, L. R., & Groth-Marnat, G. (2005). Psychological testing and assessment. India: Pearson. Cronbach, L. J. (1990). Essentials of psychological testing (5th ed.). New York: HarperCollins. Devellis, R. (2017). Scale development: Theory and applications (4th ed.). Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Dickes, P., Tournois, J., Flieller, A., & Kop, J.-L. (1994). La psychométrie. Paris: PUF. Kaplan, R. M., & Saccuzzo, D. P. (2017). Psychological testing: Principles, applications, and issues (9th ed.). United Kingdom: Cengage. Kline, P. (2013). The handbook of psychological testing (2nd ed.). London: Routledge Kline, P. (1998). The new psychometrics: Science, psychology, and measurement. London: Routledge. Murphy, K. R., & Davidshofer, C. O. (2004). Psychological testing: Principles and applications (6th ed.). India: Pearson. Newmark, C. (Ed.) (1985). Major psychological assessment instruments. Massachusetts: Allyn and Bacon. Nunnally, J. C. (1978). Psychometric theory. New York: McGraw-Hill. Olea, J., Ponsoda, V., Prieto, G. (Ed.) (1999). Tests informatizados: Fundamentos y aplicaciones. Madrid: Pirâmide. Rust, J., & Golombuk, S. (2009). Modern psychometrics: The science of psychological assessment (3rd ed.). Lodon: Routledge.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-06