Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos informação e formação de natureza metodológica e técnica relacionada com a definição e o uso da medida em Psicologia, bem como com os procedimentos utilizados na construção, validação e aplicação de instrumentos de medida.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Identificar as implicações, vantagens e limitações do uso de medidas em Psicologia; OA2. Distinguir diferentes tipos de testes e seus domínios de aplicação; OA3. Participar na construção e validação de testes em todas as suas fases; OA4. Caracterizar as qualidades psicométricas dos testes; OA5. Aplicar testes e proceder ao apuramento dos seus resultados
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Definições e antecedentes históricos e áreas de aplicação da psicometria CP2. Definição de teste e classificação dos testes segundo a natureza das medias e das técnicas de aplicação CP3. A teoria da medida em psicometria CP4. Estatística básica aplicada à psicometria e modelos de medida CP5. Regras da construção de testes psicométricos: o processo de construção; a análise dos itens CP6. A validação de testes psicométricos CP7. A normalização dos resultados de um teste psicométrico CP8. A aplicação de testes psicométricos CP9. O apuramento de resultados de testes psicométricos CP10. Interpretação básica dos resultados de testes psicométricos. CP11. Impactos dos testes psicométricos no examinado e considerações ético-deontológicas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - CP 1 OA2 - CP 2 OA3 - CP 3 e 6 OA4 - CP 4 e 10 OA5 - CP 5, 7, 8, 9 e 11
Avaliação / Assessment
AVALIAÇÃO PERIÓDICA: Teste Teórico (50% nota final); Teste Prático (50% nota final). Exigida nota mínima de 9,5 valores em qualquer um destes testes. Se num destes testes obtiver nota inferior a 9,5 valores, o/a estudante passa a exame final. EXAME FINAL (100% nota final), aprovação com nota superior a 9,5 valores. (ver ainda o campo Observações)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são TP e PL, recorrendo a diferentes metodologias de ensino: exposição, exercícios práticos e discussões em grupo na sala de aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA): i) expositiva, para apresentação de quadros teóricos de referência: Todos os OA ii) participativa, com análise e resolução de exercícios práticos: OA 3, 4 e 5 iii) activa, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA 1, 2 e 4 iv) auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno: Todos os OA. O auto-estudo inclui pesquisa e leitura da bibliografia (10h); realização dos exercícios práticos (5h); pesquisa e construção da metodologia de análise do trabalho (5h); recolha e análise de dados para o trabalho prático (20h); elaboração do relatório escrito (30h); estudo para o exame individual (30h)
Observações / Observations
No final das aulas Teórico-Práticas, os/as estudantes realizarão um Teste Teórico de avaliação de conhecimentos. Apenas os/as estudantes aprovados com nota mínima de 9,5 valores prosseguirão em avaliação contínua. Os/As estudantes não aprovados no teste Teórico passarão de imediato a avaliação por exame. Sob nenhuma excepção a nota da avaliação contínua pondera para nota em exame final. Não há regime de presenças obrigatórias em nenhum dos tipos de aulas desta UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Furr, R. M. & Bacharach, V. R. (2014). Psychometrics: An introduction (2nd ed.). Thousand Oaks, CA: Sage. Gregory, R. J. (2014). Psychological testing: History, principles, and applications (7th ed.). Boston: Pearson.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Aiken, L. R. (1997). Psychological testing and assessment. Boston, MA: Allyn and Bacon. Cronbach, L. J. (1990). Essentials of psychological testing (5th ed.). New York: HarperCollins. Devellis, R. (1991). Scale development: Theory and applications. Newbury Park: Sage Publications. Dickes, P., Tournois, J., Flieller, A., & Kop, J.-L. (1994). La psychométrie. Paris: PUF. Kaplan, R. M., & Saccuzzo, D. P. (2001). Psychological testing: Principles, applications, and issues. California: Wadsworth Kline, P. (1993). The handbook of psychological testing. London:Routledge Kline, P. (1998). The new psychometrics: Science, psychology, and measurement. London: Routledge. Murphy, K. R., & Davidshofer, C. O. (1994). Psychological testing: Principles and applications. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. Newmark, C. (Ed.) (1985). Major psychological assessment instruments. Massachusetts: Allyn and Bacon. Nunnally, J. C. (1978). Psychometric theory. New York: McGraw-Hill. Olea, J., Ponsoda, V., Prieto, G. (Ed.) (1999). Tests informatizados: Fundamentos y aplicaciones. Madrid: Pirâmide. Rust, J., & Golombuk, S. (1992). Modern psychometrics: The science of psychological assessment. Lodon: Routledge.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16