Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular (UC) tem como objetivos gerais: Promover a aquisição de conhecimentos acerca dos principais conceitos e teorias do desenvolvimento humano, com foco na idade adulta: os seus diferentes períodos e domínios desenvolvimentais. Analisar processos de mudança e continuidade no desenvolvimento do adulto, considerando que este ocorre em diversos contextos socioculturais e históricos. Compreender que as diversas questões (e métodos) de investigação estão associadas a temas e problemáticas importantes do quotidiano do adulto.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/A estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Caracterizar a perspetiva de desenvolvimento life-span. OA2. Descrever e analisar tarefas desenvolvimentais, e processos que ocorrem na emergência da adultícia, no jovem adulto, na meia-Idade e idade tardia. São considerados diversos domínios do desenvolvimento, com particular enfoque no socio-emocional, e a interação entre os mesmos. OA3. Aplicar conceitos/teorias e metodologias de análise a situações e problemáticas atuais da vida dos adultos. OA4. Ter um pensamento crítico sobre os fenómenos em estudo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Desenvolvimento ao longo do ciclo vital - o adulto 1.1. Life-span developmental psychology 1.2. Considerações metodológicas sobre a investigação na idade adulta CP2. Teorias relativas ao desenvolvimento do adulto CP3. Emergência da Adultícia e o Jovem Adulto 3.1 Emergência da Adultícia Características distintivas Relações com a família, amigos e relações românticas Educação e Trabalho 3.2. Jovem Adulto Desenvolvimento socio-emocional: relações românticas e de casal, parentalidade, amizades Trabalho e relações trabalho-família Integração de aspetos do desenvolvimento cognitivo e físico CP4. Adulto de Meia-Idade Mudanças e desafios nos diversos domínios: socio-emocional Trabalho Integração de aspetos do desenvolvimento cognitivo e físico CP5. Idoso Mudanças e desafios nos diversos domínios: socio-emocional Trabalho/reforma Integração de aspetos do desenvolvimento cognitivo e físico Envelhecimento saudável
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). O OA1 é concretizado pelo CP1. Os estudantes vão ter oportunidade de conhecer e aprofundar a perspetiva life-span aplicada ao estudo do adulto, refletindo sobre as suas especificidades. O OA2 é concretizado pelos CP2 a CP5, ao possibilitar aos estudantes adquirir e aplicar conhecimentos sobre os diferentes processos que ocorrem ao longo dos períodos e domínios do desenvolvimento do adulto. Os OA3 e OA4 concretizam-se nos CP3 a CP5. Os alunos vão ter a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido, e discutir de modo fundamentado e crítico sobre situações/desafios atuais da vida do adulto.
Avaliação / Assessment
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou de avaliação por exame. Na avaliação ao longo do semestre os alunos realizam um teste individual escrito (70%) e um trabalho de grupo escrito (30%). Apenas os alunos com notas iguais ou superiores a 8.5 em cada componente de avaliação (teste e trabalho), e com uma média final igual ou superior a 9.5 ficam aprovados. Os alunos que iniciem o processo de avaliação ao longo do semestre (entrega do trabalho e obtenção de nota = ou > 8.5), mantêm-se no mesmo até ao final da avaliação. Na avaliação por exame, o exame individual escrito corresponde a 100% da nota final (nota mínima de aprovação 9.5). Não existem presenças mínimas obrigatórias nas aulas para a realização desta UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta UC organiza-se em aulas TP, integrando metodologias expositivas, alternadas com metodologias participativas e ativas. A apresentação de conceitos e teorias é realizada de modo expositivo. De modo a permitir a consolidação e aplicação dos conhecimentos são realizados exercícios práticos, de aplicação e reflexão sobre temáticas reais e atuais, baseados em vídeos, notícias, e estudos de caso. São incentivadas discussões guiadas/debates em sala de aula. Em aulas específicas há a participação de convidados que partilham as suas experiências com os alunos (e.g., Gap Year/EA, parentalidade, ou investigações realizadas nas temáticas trabalhadas). Estão previstos trabalho autónomo (125h) e OT. As horas de trabalho autónomo destinam-se à leitura de textos de apoio às aulas, realização de pequenos exercícios de consolidação, e estudo para o teste. Estas horas, incluem, ainda, a realização do trabalho de grupo que integra a avaliação ao longo do semestre. A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas sobre os CP e apoio ao trabalho de grupo, sempre que necessário.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os OA definidos. As metodologias expositivas permitem a concretização dos OA1 e OA2, possibilitando a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos. As metodologias participativas e ativas, permitem o enriquecimento, consolidação e a aplicação de conhecimentos, possibilitando a concretização dos OA1 a OA4. As horas do trabalho autónomo encontram-se alinhadas com todos os OA. A realização do trabalho de grupo mobiliza a aplicação de conhecimentos a temáticas reais e atuais, competências de pesquisa, análise e reflexão crítica, e a elaboração de um relatório escrito (estilo APA), estando alinhado com os OA3 e OA4. O teste individual escrito encontra-se alinhado com todos os OA.
Observações / Observations
Notas importantes: - São disponibilizados (Moodle) materiais de apoio ao trabalho autónomo, para além das referências na FUC, nomeadamente, referências específicas e/ou links de artigos e de vídeos relacionados com os conteúdos trabalhados. No final da cada temática são disponibilizados os slides das aulas no moodle. - Os alunos devem recorrer às ferramentas de deteção de plágio, no âmbito do trabalho de grupo. - O trabalho de grupo apenas é aceite se submetido no Moodle e na data definida. Apenas é aceite uma versão do trabalho por grupo (a primeira). - Os horários de atendimento são definidos com os alunos na 1ª aula. Os atendimentos são marcados via e-mail (obrigatório), e com uma antecedência de 24 horas úteis.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Arnett, J. J. & Jensen L. A. (2023). Adolescence & Emerging Adulthood (7th Ed.). London: Pearson. Baltes, P.B. (1987). Theoretical Propositions of Life-Span Developmental Psychology: On the Dynamics Between Growth and Decline. Developmental Psychology, 23(5), 611-626. Bjorklund, B.R. & Earles, J. (2019). The Journey of adulthood (9th Ed.). London: Pearson. Cavanaugh, J. C. & Blanchard-Fields, F. (2018). Adult development and aging (8ºEd.). Cengage. Furlong, A. (Ed.) (2016). Handbook of Youth and Young Adulthood (2nd Ed.). New York: Routledge
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Erikson, E. (1980). Identity and the life cycle. W.W. Norton Company. Golombok, S. (2015). Modern families: parents and children in new family forms. Cambridge: Cambidge university Press. Marchand, H. (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Coimbra: Quarteto Editora. McGoldrick, M., Preto, N. A. G., Betty A., & Carter, A. B. (2016). The Expanding Family Life Cycle: Individual, Family, and Social Perspectives (5th Edition). London: Pearson. Olson, D. H., DeFrain, H., & Skogrand, L. (2014). Marriages and Families: Intimacy, Diversity, and Strengths (8th ed.). New York: McGraw-Hill Education. Schoon, I. & Silbereisen, R.K. (Eds) (2015). Transitions from School to Work: Globalization, Individualization, and Patterns of Diversity. UK: Cambridge University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25