Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Introduzir os alunos a uma análise crítica dos conceitos e teorias do desenvolvimento humano, tendo como foco a idade adulta: os seus diferentes períodos e domínios desenvolvimentais. Analisar processos de continuidade e mudança no desenvolvimento do adulto, considerando que este ocorre em diversos contextos sociais, culturais e históricos. Compreender que as diversas questões (e métodos) de investigação estão ligadas a temas e problemáticas importantes do quotidiano dos sujeitos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Caracterizar a perspectiva life-span. OA2. Descrever e analisar tarefas desenvolvimentais, e processos que ocorrem na Emergência da Adultícia e Jovem Adulto, na Meia-Idade e no Idoso. São considerados os diversos domínios do desenvolvimento - com particular enfoque no socio-emocional - e a interação entre os mesmos. OA3. Realizar exercícios de aplicação dos conceitos/teorias e metodologias de análise a situações e problemáticas reais e atuais. OA4. Desenvolver um raciocínio crítico sobre os fenómenos em estudo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. O desenvolvimento ao longo do ciclo vital - o adulto. 1.1. Life-Span Developmental Psychology. 1.2. Considerações metodológicas sobre a investigação na idade adulta. CP2. Teorias sobre o desenvolvimento do adulto. CP3. Emergência da Adultícia e Jovem Adulto 3.1 Emergência da adultícia Características distintivas da E.A. na perspectiva de Arnett. Relações com pais, amigos, e relações românticas. Educação e Trabalho. 3.2. Jovem Adulto Temas de desenvolvimento social e emocional: relações românticas/casal, parentalidade, amizades. Trabalho. Integração de aspectos do desenvolvimento físico e cognitivo. CP4. Adulto de Meia Idade Temas de desenvolvimento social e emocional (e.g., o tornar-se avô). Trabalho, o preparar da reforma. Integração de aspectos do desenvolvimento físico e cognitivo. CP5. Idoso Temas de desenvolvimento social e emocional (e.g., a viuvez). Mau trato ao idoso. Integração de aspectos do desenvolvimento físico e cognitivo. Envelhecimento "bem-sucedido"
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP 1 OA2 - CP 2, 3, 4, 5. OA3 - CP 1, 2, 3, 4, 5. OA4 - CP 1, 2, 3, 4, 5.
Avaliação / Assessment
Os alunos podem optar por uma avaliação periódica ou final. 1) Avaliação periódica: é constituída por um trabalho de grupo (30%), e um teste escrito individual (70%) = 100%. Apenas os alunos com notas iguais ou superiores a 8.5 em cada componente de avaliação (teste e trabalho), e com uma média final igual ou superior a 9.5 ficarão aprovados. Os alunos que iniciem o processo de avaliação periódica (entrega do trabalho e obtenção de nota = ou > 8.5), terão de se manter no mesmo até ao fim (1ª época). 2) Avaliação final: exame escrito individual (100%). Os alunos com nota igual ou superior a 9.5 ficarão aprovados. As avaliações são sempre presenciais e nas datas definidas (1ª época, 2ª época, e época especial), incluindo para os alunos de Erasmus.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são teórico-práticas. É feita a apresentação de conceitos e teorias de forma expositiva, com o apoio de pequenos vídeos. Realização de exercícios de reflexão/discussão, sobre temáticas reais e atuais, e que implicam a aplicação dos conteúdos trabalhados. Em aulas específicas haverá a participação de convidados que virão partilhar as suas experiências com os alunos. São fornecidos aos alunos materiais de apoio ao estudo, para além das referências na FUC, nomeadamente, referências específicas no último slide de cada temática e/ou PDF de artigos, e links de vídeos relacionados com os conteúdos trabalhados. A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas relativas aos conteúdos do Programa e ao apoio/esclarecimentos de dúvidas relativas ao trabalho de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alinhamento entre cada metodologia de ensino e os objetivos de aprendizagem (OA) é realizado da seguinte forma: Expositiva: apresentação de conteúdos ao grupo/turmas - OA 1, 2, 4. Participativa: realização de exercícios de reflexão crítica e aplicação, em pequenos grupos e discussão em grande grupo - AO.2,3,4. Ativas: realização do trabalho de grupo - AO.3,4 Trabalho autónomo do aluno - Todos os OA. Esta UC é composta por 25 horas de contacto (24 TP + 1OT) e 125 horas de trabalho autónomo. Estima-se que as horas de trabalho autónomo se distribuam pela: leitura de referências básicas e específicas; preparação para exercícios em sala de aula; realização do trabalho de grupo e estudo para a frequência/exame.
Observações / Observations
Notas importantes: - Não existem presenças obrigatórias nesta UC. Espera-se pontualidade por parte dos alunos, as aulas começam à hora marcada. - As aulas são lecionadas, essencialmente, em português, com materiais de trabalho/estudo em português e inglês. Face à presença de alunos Erasmus poderão ser realizados breves resumos em inglês (se tal se justificar). - No final da cada temática serão disponibilizados os slides das aulas, e materiais (adicionais) de apoio ao estudo, sempre que se justifique. - Os horários de atendimento serão definidos com os alunos na 1ª aula do semestre. É obrigatória a marcação prévia (via e-mail) do atendimento. - O trabalho de grupo apenas será aceite se submetido no Moodle e na data definida. Apenas é aceite uma versão do trabalho por grupo.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Arnett, J. J. (Ed.) (2016). The Oxford handbook of emerging adulthood Oxford: Oxford University Press. Baltes, P.B. (1987). Theoretical Propositions of Life-Span Developmental Psychology: On the Dynamics Between Growth and Decline. Developmental Psychology, 23(5), 611-626. Bjorklund, B.R. (2015). The Journey of adulthood (8ª Ed.). Harlow: Pearson. Cavanaugh, J. C. & Blanchard-Fields, F. (2018). Adult development and aging (8ºEd.). Cengage Erikson, E. (1980). Identity and the life cycle. W.W. Norton Company.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Cassidy, J & Shaver, P. R. (2008). Handbook of attachment theory. Theory, Research and clinical applications. New York: The Guilford Press. Demo H. D., Allen R. K., & Fine, A. M. (2000). Handbook of family diversity. Oxford University Press. Furlong, A. (Ed.) (2009). Handbook of Youth and Young Adulthood. New Perspectives and Agendas. New York: Routledge. Golombok, S. (2015). Modern families: parents and children in new family forms. Cambridge: Cambidge university Press. Marchand, H. (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Coimbra: Quarteto Editora. McGoldrick, M., Preto, N. A. G.; Betty A., & Carter, A. B. (2016). The Expanding Family Life Cycle: Individual, Family, and Social Perspectives (5th Edition). London: Pearson. Olson, D. H., DeFrain, H., & Skogrand, L. (2014). Marriages and Families: Intimacy, Diversity, and Strengths (8th ed.). New York: McGraw-Hill Education. Relvas, A.P. (1996). O ciclo vital da família: perspetiva sistémica. Porto: Afrontamento. Schoon, I. & Silbereisen, R.K. (Eds) (2015). Transitions from School to Work: Globalization, Individualization, and Patterns of Diversity. UK: Cambridge University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16