Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1: Explicar e argumentar acerca da relação entre pensamento e linguagem; OA2: Identificar as principais abordagens teóricas ao estudo do pensamento e os pressupostos da psicolinguística cognitiva OA3: Identificar os diferentes tipos de resolução de problemas, raciocínio, e tomada de decisão, e reconhecer os modelos normativos de pensamento OA4: Descrever os processos implicados nas várias formas de pensamento e suas limitações; OA5: Descrever e comparar as principais teorias da percepção e produção da palavra OA6: Identificar efeitos e descrever processos de compreensão da palavra em contexto de frase e de compreensão de texto. OA7: Apresentar as principais evidências empíricas que suportam e põem em causa as teorias e modelos teóricos apresentados
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O objectivo fundamental desta UC consiste introduzir aos estudantes as bases conceptuais e teóricas necessárias para compreender os processos de pensamento humano (incluindo os processos de resolução de problemas, raciocínio e de tomada de decisão), bem como os processos de compreensão e produção da linguagem. Pretende-se ainda dotar os estudantes da capacidade de reflexão crítica acerca da relação entre pensamento e linguagem.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Relação entre linguagem e pensamento - A natureza da linguagem e do pensamento - Perspectivas teóricas acerca da relação entre linguagem e pensamento CP2. Resolução de Problemas - Tipos de problemas e diferentes abordagens teóricas - Representação do problema e processos de resolução de problemas - Factores que influenciam a resolução de problemas CP3. Raciocínio - Raciocínio Dedutivo e Indutivo - Falácias e enviesamentos versus racionalidade no raciocínio CP4. Julgamento e Tomada de Decisão - Modelos normativos - Modelos descritivos: Heurísticas e enviesamentos cognitivos CP5. Linguagem - A especificidade da psicolinguística cognitiva - Representação cognitiva da linguagem - Percepção e produção da palavra falada - Percepção e produção da palavra escrita - Efeitos de contexto na percepção da palavra - Compreensão de texto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os diversos conteúdos do programa ou programáticos (CP) estão expressos em objectivos de aprendizagem (OA) que tarduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos: OA1 - CP1 OA2 - CP2 e 5 OA3 - CP2 a 4 OA4 - CP2 a 4 OA5 - CP5 OA6 - CP5 OA7 - Todos
Avaliação / Assessment
Regime de avaliação: Periódica ou final. Periódica: Recensão crítica, em grupo (relatório 20%; discussão 20%; feedback a outro grupo 10%) sobre a relação entre pensamento e linguagem; Resposta individual, em casa, a questões (20%), Frequência (25%), Participação em investigação ou elaboração de relatório a ser proposto (5%). Requer >= 8,5 valores em cada elemento (>= 9,5 média final ponderada). Final: os estudantes terão acesso a exame final (1ª e/ou 2ª época), nas condições vigentes no REACC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são teórico-práticas (TP), adoptando-se metodologias: Expositivas: Apresentação dos principais conceitos, modelos teóricos e evidências empíricas; Ativas: Realização do trabalho de grupo Participativas: Realização de exercícios; Discussão de evidências empíricas; Discussão dos trabalhos; Auto-estudo: Análise de exercícios, leitura de textos e preparação dos trabalhos. Orientação tutorial (OT): esclarecimento de dúvidas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alinhamento entre os objectivos de aprendizagem e cada cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: Metodologia Expositiva: OA2 a 6. Metodologia Activa e Participativa para elaboração e discussão dos trabalhos de grupo: OA1 e 6. A análise crítica e discussão envolvida na elaboração dos trabalhos de grupo contribuirá para o desenvolvimento e demonstração da capacidade para explicar e argumentar acerca da relação entre pensamento e linguagem (OA1), bem como para a capacidade para apresentar evidências empíricas que suportam e põem em causa as perspectivas teóricas (OA6). Metodologia Participativa para realização de exercícios: OA3 e 4 Metodologia Participativa para discussão de evidências empíricas: OA3 a 5 Metodologia de Auto-estudo para análise de exercícios e leituras: Todos O tempo de trabalho total (150h) é distribuído da seguinte forma: - 25h em tempo de contacto (24h TP + 1h OT) - 42h para a avaliação final (2h de frequência e 40h de estudo) - 53h para o trabalho de grupo (25h de pesquisa bibliográfica + 10h de escrita da versão preliminar do relatório + 8h para análise e discussão dos comentários realizados à versão preliminar e decorrentes da discussão + 10h para eventual pesquisa bibliográfica adicional e escrita da versão final do relatório). - 30h de análise de exercícios e de leituras
Observações / Observations
A submissão dos trabalhos será realizada via ferramenta de detecção de plágio na plataforma oficial do Iscte. Horário de atendimento (mediante marcação prévia via email): 3ª feira 14:30-15:30
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2015). Cognitive psychology: A student's handbook. London: Psychology Press. Gleitman, H., Gross, J., & Reisberg, D. (2010). Psychology, Eight Edition. New York: W W Norton & Co Inc. Manktelow, K. (2012). Thinking and reasoning: An introduction to the psychology of reason, judgment and decision making. New York: Psychology Press. Sternberg, R., & Sternberg, K. (2011). Cognitive Psychology. Belmont: Wadsworth Publishing. Harley, T. (2001). The psychology of language: From data to theory. East Sussex, UK: Psychology Press. Spinelli, E., & Ferrand, L. (2005). Psychologie du langage: L'écrit et le parlé, du signal à la signification. Paris: Armand Colin. Spivey, M., McRae, K., & Joanisse, M. (Eds., 2012). The Cambridge handbook of psycholinguistics (Caps. 1, 4, 5, 12). New York: Cambridge University Press. Warren, P. (2012). Introducing psycholinguistics. New York: Cambridge University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Pensamento Whitman, D. (2010). Cognition (Cap. 13). Wiley Newell, A., Shaw, J. C., & Simon, H. A. (1958). Elements of a theory of human problem solving. Psychological Review, 65, 151-166 Hastie, R. & Dawes, R. M. (2001) Rational Choice in an Uncertain World: The Psychology of Judgment and Decision Making (Caps. 1-6, 8, 12-13). London: Sage Publications. Hardman, D. (2009). Judgment and decision making: Psychological Perspectives (Caps. 3, 4, 7, 8). Wiley Levitin, D. J. (Ed.) (2002). Foundations of cognitive psychology: Core readings (Caps. 22, 25, 26). Massachusetts, USA: MIT Press. Gilovich, T., Vallone, R., & Tversky, A. (1985). The hot hand in basketball: On the misperception of random sequences. Cognitive Psychology, 17, 295-314. Nickerson, R.S. (1998). Confirmation bias: A ubiquitous phenomena in many guises. Review of General Psychology, 2(2), 175-220. Linguagem: Carroll, D. (1999). The Psychology of Language (3rd ed.). Pacific Grove, Ca: Brooks-Cole. Faust, M. (Ed., 2012) The handbook of neuropsychology of language (Cap. 37). Wiley-Blackwell Denes, G. (2011). Talking heads: The neuroscience of language (Cap.6). East Sussex: Psychology Press Levelt, W. J. M. (1999). Models of word production. Trends in Cognitive Sciences, 3, 223- 231. Segui, J., & Ferrand, L. (2000). Leçons de parole (Caps. 8 e 9). Paris: Éditions Odile Jacob. Chomsky, N. (2006) Language and mind. New York: Cambridge University Press. Morais, J. (1997) A arte de ler: Psicologia cognitiva da linguagem. Lisboa: Edições Cosmos.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16