Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos de estatística descritiva e inferencial com o IBM SPSS Statistics.
Objetivos Gerais / Objectives
Aplicar a Análise de Variância - Simples e a 2 fatores fixos - e o Modelo de Regressão Linear - Simples e Múltiplo - a problemas concretos no domínio da Psicologia
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: selecionar o método de análise de dados adequado ao problema, objetivo e tipo de dados OA2: utilizar o software IBM SPSS Statistics para realizar a análise de dados OA3: interpretar os resultados obtidos na análise de dados
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Análise de Variância Simples (hipóteses, pressupostos, comparações à posteriori); Introdução ao General Linear Model; Aplicações com SPSS CP2: Análise de Variância a Dois Fatores Fixos (hipóteses, pressupostos, comparações à posteriori; efeito de interação); Aplicações com SPSS CP3: Modelo de Regressão Linear Simples (equação do modelo, estimação do modelo, bondade do ajustamento, inferência sobre o modelo, pressupostos); Aplicações com SPSS CP4: Modelo de Regressão Linear Múltipla (equação do modelo, estimação do modelo, bondade do ajustamento, inferência sobre o modelo, pressupostos); Aplicações com SPSS
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1: Todos CP2: Todos CP3: Todos CP4: Todos
Avaliação / Assessment
·
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos ME2: Participativas, com análise de casos práticos ME3: Experimentais, em laboratório, com utilização do SPSS ME4: Auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
ME1:OA1, OA2 ME2: OA1, OA3 ME3: OA2 ME4: OA1, OA2, OA3
Observações / Observations
- Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. - As frequências e os exames serão realizados presencialmente, quer se utilizem softwares/plataformas digitais ou não. - Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas, caso venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Laureano R., Slides e outros materiais disponibilizados, 2023, Iscte, Laureano, R., Testes de Hipóteses e Regressão: o meu manual de consulta rápida, 2020, Edições Sílabo.,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Field, A., Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics, 2017, 5th ed., Sage Publications., Hair, J., Black, W., Babin, B. & Anderson, R., Multivariate Data Analysis, 2018, 8th Edition, Cengage, Laureano, R. & Botelho, M. C., IBM SPSS Statistics: o meu manual de consulta rápida, 2017, 3ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo., Maroco, J., Análise Estatística com o SPSS Statistics 27, 2021, 8ª Edição, Lisboa: Report Number., Tabachnick, B. & Fidell, L., Using Multivariate Statistics, 2019, 7th Ed.,Person.,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16