Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular de Psicologia da Saúde e Clínica visa dar a conhecer modelos teóricos e formas de atuação na prevenção e promoção da saúde física e psicológica, bem como familiarizar os estudantes com a Psicologia da Saúde e Clínica e os seus diferentes modelos teóricos e estratégias de intervenção.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/a estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1: Diferenciar os conceitos e a prática da psicologia da saúde e clínica, identificando os seus contextos e áreas de aplicação. OA2: Discutir a importância da relação clínica nos processos de ajuda em Psicologia. OA3: Caracterizar os principais modelos teóricos de intervenção em psicologia clínica e psicoterapia. OA4: Identificar e diferenciar os principais modelos teóricos utilizados na promoção da saúde e adaptação à doença. OA5: Descrever fatores psicológicos e psicossociais associados ao surgimento de doenças. OA6: Discutir a importância dos processos de comunicação na relação médico-paciente. OA7: Identificar áreas e estratégias de intervenção em Psicologia da Saúde.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Módulo 1. Introdução à Psicologia da Saúde (PS) 1.1 A Psicologia no campo da Saúde: do modelo biomédico ao biopsicossocial 1.2. A Psicologia da Saúde: objetivos, aplicação e níveis de análise e intervenção Módulo 2: Modelos teóricos e estratégias de intervenção em PS 2.1. Promoção e manutenção de comportamentos de saúde 2.2. Fatores psicossociais preditores de doença 2.3. Processos de adaptação à doença 2.4. A relação médico-paciente 2.5. Contextos, áreas e estratégias de intervenção Módulo 3. Introdução à Psicologia Clínica (PC) 3.1 Psicologia Clínica: âmbito, objetivos, prática e contextos 3.2 Princípios éticos e deontológicos na prática clínica Módulo 4. Modelos teóricos em PC 4.1 Abordagem dinâmica 4.2 Abordagem humanista 4.3 Abordagem cognitivo-comportamental 4.4 Outras ab.: sistémica e integrativa 4.5. Boas práticas: prática baseada na evidência
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa. Desta forma, verifica-se que: - O Módulo 1 pretende auxiliar os alunos a atingir o OA1. - O módulo 2 dá resposta aos OA4 a OA7. - O Módulo 3 do Programa refere-se aos OA1 e OA2; - O Módulo 4 do programa dá resposta ao OA3;
Avaliação / Assessment
1.Avaliação periódica inclui: -Trabalho de grupo sobre intervenção clínica numa psicopatologia (20%) -Apresentação oral em grupo ilustrando área de intervenção em Psic. da Saúde (nas PL, 20%) -Teste (60%). -Entrega de exercício de auto-obervação na TP do dia 21 de Fevereiro. Ficam aprovados os alunos que, tendo todas as avaliações superiores a 9,5 obtenham uma média final igual ou superior a 9,5. 2. Exame Final (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC é constituída por: - Aulas teóricas: de carácter expositivo dos principais conceitos e perspetivas teóricas. - Aulas teórico-práticas: com recurso a vídeos, exercícios práticos, discussão de casos em grande e pequeno grupo e contacto com profissionais do campo de aplicação - Aulas de prática laboratorial: para desenvolvimento das competências aprendidas nas TP, através de role-play, apresentações e discussão das tarefas a desenvolver em trabalho autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos, alinhados com os OA. Assim, as aulas teóricas, baseadas em metodologia expositiva, dirigem-se ao desenvolvimento de conhecimentos dos quadros teóricos de referência de todo o programa (OA1-OA6). Estes conhecimentos serão avaliados em teste. As aulas teórico-práticas utilizam metodologias participativas, com análise de vídeos, exercícios práticos (eg. dilemas éticos), ou contacto com profissionais do campo de aplicação, dirigidas principalmente para o desenvolvimento de aptidões (saber fazer) e atitudes (saber ser), enquadradas nos OA2, OA3, OA4 e OA6. As aulas de prática laboratorial são especialmente baseadas em metodologias activas, de descoberta, discussão, prática de role-play e realização dos trabalhos de grupo. Também visam o desenvolvimento de aptidões (saber fazer) e competências atitudinais e motivacionais (saber ser), para OA2, OA3, OA4 e OA6. Deve referir-se ainda o auto-estudo, relativo ao trabalho autónomo do aluno. O tempo de horas de contacto é de 21 horas teóricas, 15 teórico-praticas, 9h de práticas laboratorias e 1h OT para cada aluno (total 46 horas). É programado o trabalho autónomo do aluno de leituras para discussões em aulas práticas (10 horas) e para discussões e exercícios em práticas laboratoriais (30 horas); para pesquisa, elaboração de .ppt, apresentação e elaboração de relatório em word do trabalho de grupo (24 horas); estudo final da matéria teórica para exame (40h) e avaliação escrita (2h).
Observações / Observations
Qualquer atendimento requer marcação prévia por e-mail. Sónia Bernardes 4ª feiras, 15.00h-16.00H Carla Moleiro 4ª feiras, 15.00h-16.00H
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Corey, G. (2001). Theory and Practice of Counselling and Psychotherapy (6ª Ed.). Belmont, CA: Wadsworth Brooks/Cole. Gurman, A., & Messer, S. (2005). Essential psychotherapies: Theory and practice. Portland, OR: Guilford Publications. Hill, C. (2004). Helping Skills: Facilitating exploration, insight, and action (2ª Ed.). Washington, DC: American Psychological Association. Leal, I., & Pais-Ribeiro, J. (2021, Coods.). Manual de Psicologia da Saúde. Lisboa: Pactor. Morrison, V., & Bennett, P. (2022). An introduction to health psychology (5ª ed.). Harlow, United Kingdom: Pearson Education Limited. Ogden, J. (2019). Health Psychology: A textbook (6ª ed.). Maidenhead, England: Open University Press. Sarafino, E., & Smith, T. (2017). Health Psychology: Biopsychosocial interactions (9ª ed.). New York, NY: Wiley Taylor, S., & Stanton, A. (2021). Health Psychology (11th Edition). San Francisco: McGraw Hill.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16