Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5245
Acrónimo :
L5245
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos informação e formação de natureza conceptual, técnica, metodológica e deontológica relativa à conceção, realização e divulgação de investigação em Psicologia. Esta Unidade Curricular terá uma forte componente prática na qual o/as aluno/as terão oportunidade de desenvolver diferentes fases de uma pesquisa em todas as suas vertentes, desde a conceção à divulgação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do semestre, os/as alunos/as deverão ter adquirido e desenvolvido conhecimentos, aptidões e competências de natureza conceptual, técnica, metodológica e deontológica relativa à concepção, realização e divulgação de investigação em Psicologia. O/a aluno/a que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Conceptualizar e enquadrar teoricamente um problema de investigação. OA2. Desenvolver planos de pesquisa adequados ao problema em estudo. OA3. Seleccionar ou adaptar instrumentos e paradigmas de investigação adequados à pesquisa. OA4. Seleccionar e gerir correctamente os participantes da pesquisa. OA5. Analisar e interpretar dados empíricos face ao problema em estudo. OA6. Conhecer e utilizar adequadamente os principais formatos de divulgação da pesquisa. OA7. Conhecer os principais princípios éticos e deontológicos aplicáveis à investigação em psicologia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Definição e conceptualização de um problema de investigação: CP1.1. Identificação e definição de problema de pesquisa. CP1.2. Pesquisa teórica sobre principais constructos. CP1.3. Identificação e definição de hipóteses de trabalho. CP2. Ética na investigação: tratamentos adequados em sujeitos humanos. CP3. Definição de plano de estudo e operacionalização de variáveis: CP3.1. Selecção de planos de estudo e avaliação da qualidade da investigação. CP3.2. Questões de tradução, adaptação de instrumentos e concepção de novos materiais CP4. Preparação logística da pesquisa: CP4.1. Gestão de participantes. CP4.2. Organização logística. CP4.3. Acompanhamento e realização de recolha de dados. CP5. Análise de dados quantitativos e/ou qualitativos. CP6. Divulgação dos resultados da pesquisa: CP6.1. Apresentação de poster. CP6.2. Escrita de artigo científico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta Unidade Curricular visa fornecer aos aluno/as informação e formação de natureza conceptual, técnica, metodológica e deontológica de investigação em Psicologia, na qual o/as aluno/as terão oportunidade de desenvolver uma investigação e escrever um artigo científico. Os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 (Conceptualizar e enquadrar teoricamente um problema de investigação): CP1. OA2 (Desenvolver planos de pesquisa adequados ao problema em estudo): CP2, CP3, CP4. OA3 (Seleccionar ou adaptar instrumentos e paradigmas de investigação adequados à pesquisa): CP2, CP3, CP4. OA4 (Seleccionar e gerir correctamente os participantes da pesquisa): CP2, CP4. OA5 (Analisar e interpretar dados empíricos face ao problema em estudo): CP5. OA6 (Conhecer e utilizar adequadamente os principais formatos de divulgação da pesquisa): CP6.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica ou exame final. I. A avaliação periódica consiste na realização de um estudo de investigação. Há dois regimes de avaliação periódica Opção A): Trabalho de grupo 1. Elaboração dum artigo escrito sobre a investigação desenvolvida e apresentação nas PLs (50%) 2. Frequência: dois minitestes durante o semestre nas aulas TPs (40%) 3.Práticas laboratoriais - recolha de dados com participantes (5%) 4. Participação em SPI ou equivalente (5%) Opção B): Trabalho individual 1.Análise duma base de dados (fornecida pelas docentes) e escrita de artigo científico de forma individual e autónoma (60%) 2. Frequência: dois minitestes durante o semestre nas aulas TPs (40%) Aprovação: Mínimo 9.5 valores no ponto 1 (trabalho escrito) e no ponto 2 (frequência). II. Avaliação por exame final O exame final inclui questões de escolha múltipla e questões abertas sobre os temas lecionados na aula (100%). Aprovação: Mínimo 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Aulas teórico-práticas: Explicação, reflexão e aplicação dos conteúdos sobre investigação; análise de dados, com metodologias expositivas e participativas. 2. Práticas laboratoriais: monitorização do processo de investigação (desenho do estudo, implementação e divulgação). 3. Orientação tutorial: Acompanhamento e esclarecimento de dúvidas. 4. Auto-estudo: Estudantes com trabalho autónomo e cooperativo com os colegas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para cumprir com os objectivos específicos da aprendizagem (AO), apresenta-se as suas principais interligações com as metodologias de ensino. 1.Aulas teórico-práticas (18h): Aplicação de conhecimentos teóricos sobre investigação e análise de dados adquiridos ao longo do curso, através de metodologias expositivas e participativas (realização de exercícios): OA1, OA2, OA3, OA5, OA6. 2.Aulas de Prática laboratorial (18h): Envolvem o acompanhamento e apoio no progresso da realização do trabalho de investigação, com metodologia experiencial (prática em laboratório) e activa (mediante a redação e apresentação dos trabalhos de investigação): Transversal a todos os OA. 3.Orientação tutorial: Visa o esclarecimento de dúvidas e poderá aplicar-se aos conteúdos programáticos relacionados com qualquer OA. Quer o estudante opte por avaliação periódica (opção A ou B), é sempre exigida a elaboração de um artigo científico. No caso da avaliação periódica opção B, os docentes disponibilizam: definição de problema de investigação e duas referências de base; materiais/instrumentos de operacionalização dos constructos; base de dados dos resultados. 4.Trabalho autónomo (113h): Transversal a todos os OA. Será gerido e monitorizado autonomamente pelo próprio aluno/a. No entanto, são feitas recomendações e estimadas horas de trabalho ajustadas aos OA, às metodologias de ensino e formas de avaliação. É estimado: 4.1.Componente Teórica (26h): -Revisão de matéria sobre conceptualização de problemas de investigação (4h). -Revisão de matéria sobre definição de hipóteses (4h). -Ética e deontologia na investigação: revisões e realização online da formação aberta CITI (4h). -Revisão de matéria sobre planos de estudo e avaliação da qualidade da investigação (4h). -Preparação para avaliação (10h). 4.2.Componente prática (87h): - Pesquisa e leitura da literatura (12h). - Definição de plano de estudo e operacionalização de variáveis (11h). - Acompanhamento e realização de recolha de dados (11h). - Escrita do trabalho científico: introdução teórica (12h); método (6h); análise e escrita dos resultados (20h); Discussão (8h); Preparação segundo estilo APA (2h). - Preparação da apresentação oral em Powerpoint (5h).

Observações / Observations


Esta Unidade Curricular pressupõe um domínio mínimo da língua inglesa. Poderá ser disponibilizada bibliografia específica em inglês se houver alunos estrangeiros inscritos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Prada, M., & Garrido, M. V. (2013). Conhecer as regras do jogo: Uma introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association. Psicologia. 27(2), 107-143. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 Abril, 17931- 17936. Nicol, A., & Pexman, P. (2003). Displaying your findings: a practical guide for creating figures, posters and presentations. APA. Meltzoff, J. (1998). Critical thinking about research. American Psychological Association. Hailman, J.P., & Strier, H.B. (1997). Planning, proposing and presenting science effectively. A guide for graduate students and researchers in the behavioral sciences and biology. Cambridge University Press. Breakwell et al. (2000). Research methods in psychology (2ed.). Sage. American Psychological Association (2019). Publication manual of the APA (7th Ed.). APA.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Searle, A. (1999). Introducing research and data in psychology: A guide to methods and analysis. Routledge. Rudestam, K.E., & Newton, R.R. (2000). Surviving your dissertation: A comprehensive guide to content and process. Sage. Reis, H. T, & Judd, C.M. (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology. Cambridge University Press. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Regulamento disciplinar da Ordem dos Psicólogos Portuguesa. Diário da República, 2ª Série, 140, 22 de Julho de 2011, 30533- 30541. Moreira, J.M. (2004). Questionários: Teoria e prática. Almedina. Mertens, D. M. (2005). Research and evaluation in education and psychology: Integrating diversity with quantitative, qualitative, and mixed methods (2ª ed). Sage. Léon, O.G., & Montero, I. (1997). Diseño de Investigaciones. McGraw-Hill. Leedy, P.D., & Ormrod, J.E. (2005). Practical Research: Planning and design (8ªed.). Pearson Educational International. Kimmel, A.J. (1988). Ethics and values in applied social research. Sage Guidance for applicants: Informed consent. Retrieved from European Commission Cordis FP7 website: http://cordis.europa.eu/fp7/ethics_en.html Guidance note for researchers and evaluators of social sciences and humanities research. Retrieved from European Commission Cordis FP7. website: http://cordis.europa.eu/fp7/ethics_en.html Ghiglione, R. & Matalon, B. (1992). O inquérito: Teoria e prática. Celta Editora. Fink, A. (1998). Conducting research literature reviews. Sage. Dochartaigh, N.O. (2002). The Internet research handbook: a practical guide for students and researchers in the social sciences. Sage. Del Rio, M.P., & Beltran, F.S. (1999). La investigación experimental en Psicología. Ediciones Aljibe. Dancey, C. P., & Reidy, J. (2002). Statistics without maths for psychology: Using SPSS for windows. Pearson Education. Bausell, R. B. (1994). Conducting meaningful experiments. Sage. Behling, O., & Law, K. S. (2000). Translating questionnaires and other research instruments: Problems and solutions. Sage. 2011 people program: Guide for applicants. Retrieved from European Commission Cordis FP7 website: http://cordis.europa.eu/fp7/ethics_en.html

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16