Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5245
Acrónimo :
L5245
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos informação e formação de natureza conceptual, técnica, metodológica e deontológica relativa à conceção, realização e divulgação de investigação em Psicologia. Esta Unidade Curricular terá uma forte componente prática na qual o/as aluno/as terão oportunidade de desenvolver diferentes fases de uma pesquisa em todas as suas vertentes, desde a conceção à divulgação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do semestre, os/as alunos/as deverão ter adquirido e desenvolvido conhecimentos, aptidões e competências de natureza conceptual, técnica, metodológica e deontológica relativa à concepção, realização e divulgação de investigação em Psicologia. O/a aluno/a que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Conceptualizar e enquadrar teoricamente um problema de investigação. OA2. Desenvolver planos de pesquisa adequados ao problema em estudo. OA3. Seleccionar ou adaptar instrumentos e paradigmas de investigação adequados à pesquisa. OA4. Seleccionar e gerir correctamente os participantes da pesquisa. OA5. Analisar e interpretar dados empíricos face ao problema em estudo. OA6. Conhecer e utilizar adequadamente os principais formatos de divulgação da pesquisa. OA7. Conhecer os principais princípios éticos e deontológicos aplicáveis à investigação em psicologia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Definição e conceptualização de um problema de investigação: CP1.1. Identificação e definição de problema de pesquisa. CP1.2. Pesquisa teórica sobre principais constructos. CP1.3. Identificação e definição de hipóteses de trabalho. CP2. Ética na investigação: tratamentos adequados em sujeitos humanos. CP3. Definição de plano de estudo e operacionalização de variáveis: CP3.1. Seleção de planos de estudo e avaliação da qualidade da investigação. CP3.2. Questões de tradução, adaptação de instrumentos e concepção de novos materiais CP4. Preparação logística da pesquisa: CP4.1. Gestão de participantes. CP4.2. Organização logística. CP4.3. Acompanhamento e realização de recolha de dados. CP5. Análise de dados quantitativos e/ou qualitativos. CP6. Divulgação dos resultados da pesquisa: CP6.1. Apresentação de resultados. CP6.2. Escrita de artigo científico.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta Unidade Curricular visa fornecer aos aluno/as informação e formação de natureza conceptual, técnica, metodológica e deontológica de investigação em Psicologia.. Os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). O ponto 1 do programa permite desenvolver a capacidade de conceptualização do problema de investigação, permitindo concretizar o objetivo de aprendizagem 1. Por sua vez, o segundo, terceiro e quarto ponto do programa focam-se no desenvolvimento da pesquisa, considerando aspetos relacionados com o desenho, instrumentos e recolha dos dados (procurando responder aos objetivos de aprendizagem 2, 3 e 4). O ponto 5 do programa incide sobre a análise dos dados, concretizando assim o objetivo 5. Finalmente, o ponto 6 do programa foca-se no desenvolvimento de competências de divulgação científica (escrita e oral), indo ao encontro do objetivo 6 de aprendizagem.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre ou exame final. I. A avaliação ao longo do semestre consiste na realização de um estudo de investigação. Há dois regimes de avaliação ao longo do semestre Opção A): Trabalho de grupo 1. Elaboração dum artigo escrito, em grupo, sobre a investigação desenvolvida e apresentação nas PLs (50%) 2. Frequência: dois minitestes individuais durante o semestre nas aulas TPs (40%) 3.Práticas laboratoriais - recolha de dados individual com participantes (5%) 4. Participação individual em SPI ou equivalente (5%) Opção B): Trabalho individual 1.Análise duma base de dados (fornecida pelas docentes) e escrita de artigo científico de forma individual e autónoma (60%) 2. Frequência: dois minitestes individuais durante o semestre nas aulas TPs (40%) Aprovação: Mínimo 9.5 valores no ponto 1 (trabalho escrito) e no ponto 2 (frequência). II. Avaliação por exame final (individual) O exame final inclui questões de escolha múltipla e questões abertas sobre os temas lecionados na aula (100%). Aprovação: Mínimo 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Aulas teórico-práticas: Explicação, reflexão e aplicação dos conteúdos sobre investigação; análise de dados, com metodologias expositivas e participativas. 2. Práticas laboratoriais: monitorização do processo de investigação (desenho do estudo, implementação e divulgação). Através de metodologias experienciais e ativas, os alunos executam todo o processo de investigação de forma independente, acompanhados nas aulas por um monitor em pequeno grupo. 3. Orientação tutorial: Acompanhamento e esclarecimento de dúvidas. 4. Auto-estudo: Estudantes com trabalho autónomo e cooperativo com os colegas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para cumprir com os objectivos específicos da aprendizagem (AO), apresenta-se as suas principais interligações com as metodologias de ensino. 1.Aulas teórico-práticas (18h): Aplicação de conhecimentos teóricos sobre investigação e análise de dados adquiridos ao longo do curso, através de metodologias expositivas e participativas (realização de exercícios), indo ao encontro dos objetivos de aprendizagem 1, 2, 3, 5 e 6. 2.Aulas de Prática laboratorial (18h): Envolvem o acompanhamento e apoio no progresso da realização do trabalho de investigação, com metodologia experiencial (prática em laboratório) e ativa (mediante a redação e apresentação dos trabalhos de investigação): Transversal a todos os objetivos de aprendizagem. 3.Orientação tutorial: Visa o esclarecimento de dúvidas e poderá aplicar-se aos conteúdos programáticos relacionados com qualquer objetivo de aprendizagem. Quer o estudante opte por avaliação ao longo do semestre (opção A ou B), é sempre exigida a elaboração de um artigo científico. No caso da avaliação ao longo do semestre opção B, os docentes disponibilizam: definição de problema de investigação e duas referências de base; materiais/instrumentos de operacionalização dos constructos; base de dados dos resultados. 4.Trabalho autónomo (113h): Transversal a todos os objetivos de aprendizagem. Será gerido e monitorizado autonomamente pelo próprio aluno/a. No entanto, são feitas recomendações e estimadas horas de trabalho ajustadas aos OA, às metodologias de ensino e formas de avaliação. É estimado: 4.1.Componente Teórica (26h): -Revisão de matéria sobre conceptualização de problemas de investigação (4h). -Revisão de matéria sobre definição de hipóteses (4h). -Ética e deontologia na investigação: revisões (4h). -Revisão de matéria sobre planos de estudo e avaliação da qualidade da investigação (4h). -Preparação para avaliação (10h). 4.2.Componente prática (87h): - Pesquisa e leitura da literatura (12h). - Definição de plano de estudo e operacionalização de variáveis (11h). - Acompanhamento e realização de recolha de dados (11h). - Escrita do trabalho científico: introdução teórica (12h); método (6h); análise e escrita dos resultados (20h); Discussão (8h); Preparação segundo estilo APA (2h). - Preparação da apresentação oral para partilha dos resultados (5h).

Observações / Observations


Esta Unidade Curricular pressupõe um domínio mínimo da língua inglesa. Poderá ser disponibilizada bibliografia específica em inglês se houver alunos estrangeiros inscritos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Cooley, H. (2024). Research methods and statistic in psychology (8th ed). Routledge. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 Abril, 17931- 17936. Pallant, J. (2020). SPSS survival manual: A step by step guide to data analysis using IBM SPSS. Routledge. Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V., & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia, 1, 95-146. Ray, W. J. (2021). Research Methods for Psychological Science. SAGE Publications. Sternberg, R. J. (Ed.). (2019). Guide to publishing in psychology journals (2nd ed.). Cambridge University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ampudia de Haro, F., Serafim, J., Cobra, J., Faria, L., Roque, M. I., Ramos, M., ... & Costa, R. (2016). Investigação em Ciências Sociais–Guia Prático. Pactor. Behling, O., & Law, K. S. (2000). Translating questionnaires and other research instruments: Problems and solutions. Sage. Cooley, H. (2018). Research methods in psychology. Taylor & Francis. Field, A. (2022). An adventure in statistics: The reality enigma. SAGE. Field, A. (2024). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (6th ed.). SAGE. Hart., C. (2010). Doing a literature review: releasing the social science research imagination. SAGE Jhangiani, R., Chiang, I.-C. A., Cuttler, C., & Leighton, D. C. (2019). Research Methods in Psychology (4th ed.). Surrey, BC: Kwantlen Polytechnic University. Retrieved from https://kpu.pressbooks.pub/psychmethods4e/ Leedy, P.D., & Ormrod, J.E. (2021). Practical Research: Planning and design (8ªed.). Pearson Educational International. Moreira, J.M. (2009). Questionários: Teoria e prática. Almedina. Reis, H. T, & Judd, C.M. (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology. Cambridge University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24