Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5249
Acrónimo :
L5249
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender os conceitos relacionados com a gestão de projectos nas respectivas dimensões inerentes e abordar a temática na perspectiva das melhores práticas e standards internacionais. Pretende-se ainda que no plano da aplicação prática, sejam capazes de utilizar os métodos e técnicas abordados para a resolução de um problema real.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da lecionação desta UC o aluno deve estar apto a: 1. Identificar e caracterizar os fundamentos da gestão de projetos; a. Conhecer as principais normas e as melhores práticas de mercado; b. Identificar os princípios básicos da gestão de projetos com particular ênfase para os projetos de SI/TI; c. Identificar contextos, componentes chave, grupos de processos, áreas críticas da gestão de projetos e ciclos de vida da gestão de projetos; 2. Definir e planear um projeto em SI/TI e identificar os fatores determinantes para a sua gestão, consolidando os conceitos aprendidos no âmbito da gestão de um projeto "real"; 3. Conhecer os principais processos, ferramentas e técnicas da gestão de projetos, com particular ênfase para o seu planeamento e controlo; 4. Identificar, selecionar, organizar e gerir projetos em contexto empresarial.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Introdução e Fundamentos da Gestão de Projetos (i) Contexto da Gestão de Projetos (PMI) (ii) Gestão de Projetos de SI II. Visão geral da Gestão de Projetos III. Processos da Gestão de Projetos (i) Iniciação e Planeamento do Projeto (ii) Execução, Monitorização e Controlo do Projeto (iii) Fecho do Projeto IV. Gestão Empresarial de Projetos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1.: I; OA 2.: II; OA 3.: III; OA 4.: IV.

Avaliação / Assessment


Avaliação por exame final: * 100% - Prova escrita: Teórica+Exercício - Aprovação - nota >= 10 Avaliação Periódica (opcional): - Componentes: * 50% - Projeto; * 50% - Teste escrito individual (sem consulta). - Nota mínima em cada uma das componentes: 40%. Discussão oral dos projetos poderão ser marcadas por decisão do docente. A não comparência nesta discussão implica uma nota de zero valores na componente de projeto.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico 2. Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais 3. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 4. Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalho de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos (OA): OA.1: MEA.1 e MEA.2 OA.2: MEA.1, MEA.2, MEA.3 e MEA.4 OA.3: MEA.1, MEA.3 e MEA.4 OA.4: MEA.2, MEA.3 e MEA.4

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. As frequências e os exames serão realizados presencialmente, quer se utilizem softwares /plataformas digitais ou não. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas, caso venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Information Technology Project Management - 4th Edition, Jack T. Marchewka, John Wiley and Sons, Inc. - Project Management - A Managerial Approach - 8th Edition, Jack R. Meredith and Samuel J. Mantel, Jr. John Wiley and Sons, Inc.; - A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® guide) - 6th Edition Project Management Institute ? 2017;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Stephen R. Schach. "Object-Oriented and Classical Software Engineering" Eith Edition - McGraw-Hill

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16