Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5304
Acrónimo :
L5304
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Para esta UC são obrigatórios conhecimentos fundamentais de business intelligence. Desta forma, recomenda-se a frequência na UC de Sistemas Informáticos de Apoio à Decisão I.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo fundamental desta UC consiste em apresentar aos alunos uma visão integradora e crítica sobre os sistemas de informação estratégicos para a gestão de desempenho das organizações e apoio à tomada de decisão estratégica (business intelligence estratégico). Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de desenhar um balanced scorecard numa determinada área de negócio. Pretende-se também dotar os alunos de capacidades críticas e de síntese sobre os aspectos fundamentais das abordagens leccionadas: balanced scorecard e gestão da qualidade com ligação à estratégia organizacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Para obter sucesso nesta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Conhecer os princípios fundamentais das abordagens de Balanced Scorecard (BSC) e Total Quality Management (TQM) OA2. Formular e criticar uma missão, visão e valores OA3. Desenhar um sistema de gestão estratégica usando a abordagem de BSC OA4. Comparar e criticar um mapa estratégico de um BSC OA5. Desenhar um modelo de negócio e proposta de valor para o cliente usando Business Model Canvas e Value Proposition Canvas OA6. Conhecer os factores chave de sucesso de implementação de um projecto de BSC OA7. Comparar os princípios fundamentais das abordagens de BSC e TQM OA8. Conhecer os princípios fundamentais de visualização de dados OA9. Desenhar dashboards para a tomada de decisão OA10. Expressar e explicar as decisões de desenho tomadas em cada fase do trabalho prático.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Enquadramento e elementos da Framework de BSC CP2. Metodologias de desenvolvimento de balanced scorecards CP3. Modelos de negócio e desenho da proposta de valor para o cliente CP4. Factores críticos de sucesso de um projecto de BSC CP5. Conceitos fundamentais de TQM CP6. Como medir qualidade no âmbito de um BSC? CP7. Visualização de dados e desenho de dashboards CP8. Visão integrada de gestão de performance: BSC e TQM

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objectivos de aprendizagem da UC através das seguintes dependências: CP1. contribui para OA. 1, 2, 3, 4, 7, 10 CP2. contribui para OA. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10 CP3. contribui para OA. 5 CP4. contribui para OA. 1, 6, 7 CP5. contribui para OA. 1, 7 CP6.: contribui para OA. 1, 3, 7, 10 CP7. contribui para OA. 3, 8, 9, 10 CP8. contribui para OA. 7

Avaliação / Assessment


As 36h lectivas são divididas em 18h teóricas (T) e 18h Teórico/práticas (TP). As aulas TP são utilizadas para discutir diferentes casos de estudo e exercícios. A aulas TP permitem consolidar os conceitos leccionados nas aulas T; e realizar o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas (a cada grupo) sobre o trabalho prático de BSC. O trabalho autónomo referenciado no documento de Planeamento da UC é disponibilizado no e-learning. | Existem dois tipos de avaliação: contínua e por exame. Avaliação contínua é composta por: Trabalho prático de BSC em grupo (60%) e Teste teórico (frequência) individual (40%). Requer assiduidade >=40% das aulas (relatório assiduidade do Fenix) e 1 reunião de tutoria ao trabalho prático. A Nota mínima para cada instrumento de avaliação é de 10 valores. A nota de exame constitui 100% da nota da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O estudante dispõe de dois métodos de avaliação: avaliação contínua e avaliação por exame. Dado o carácter prático desta UC em Business Intelligence, recomenda-se fortemente o método de avaliação contínua que pressupõe o desenvolvimento de um trabalho prático. A avaliação contínua requer uma assistência às aulas consistente ao longo do semestre e o desenvolvimento do trabalho prático em grupo, com reuniões regulares de tutoria com o docente. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem definidos para a UC é realizado da seguinte forma: - Trabalho prático de BSC: OA. 1, 2, 3, 5, 8, 9, 10 - Teste individual: OA. 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9 O documento de Planeamento de Unidade Curricular, detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula, T ou TP) e os objectivos de aprendizagem que devem ser atingidos pelos alunos. O trabalho prático de desenho de um balanced scorecard será realizado ao longo do semestre. Para as turmas de IGE e IGE-PL, o tema do caso de estudo é obrigatoriamente o mesmo da UC de Projecto de Empresa Digital (PED). Os grupos devem ser constituídos por 2 a 5 elementos. Os alunos das turmas de IGE e IGE-PL devem formar grupos iguais para esta UC e para PED, pois os trabalhos das duas UC são avaliados em conjunto. O teste individual (ou frequência) ocorre em Junho durante a época de exames, na 1ª época. As orais aos trabalhos práticos são realizadas sempre até à data da frequência. Ao longo do semestre, o aluno em avaliação contínua é obrigado a cumprir as seguintes condições: (1) Assiduidade às aulas >= a 40% (do número total de aulas do semestre). Os dados serão contabilizados com base no relatório de assiduidade do sistema Fenix; (2) Presença em 1 tutoria ao trabalho (marcada com o docente do curso, num horário fora do período letivo até à data limite apresentada); (3) Nota mínima em todos os instrumentos de avaliação de 10 valores (escala 0/20). O não cumprimento de pelo menos uma destas condições determina que o aluno passará a ser avaliado por exame final em 1ª época. O exame de 2ª época é um exame disponível para os alunos que não obtiveram nota positiva na 1ª época e também para melhoria de nota (requer inscrição).

Observações / Observations


As UCs com matéria relevante para esta UC são: Sistemas Informáticos de Apoio à Decisão I, , Auditoria e Qualidade e Projecto de Empresa Digital. Tendo em conta o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, que foram comunicadas ao coordenador de ano/curso e aos estudantes: Avaliação periódica: composta por 2 instrumentos de avaliação: Trabalho prático (em grupo): 80% + Teste teórico individual: 20% (realizado online). A assiduidade deixou de ser um requisito e a reunião de tutoria ao trabalho será realizada online. O exame de segunda época, contando 100% da nota, será realizado presencialmente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Cairo, Alberto (2016). The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication. New Riders Few, Stephen (2006) Information Dashboard Design - the effective visual communication of data. O'Reilly. Osterwalder, A., Pigner, Y., Smith, A., Bernarda, G., Papadakos, P. 2014. Value Proposition Design, Wiley, New Jersey. Osterwalder, A. & Pigner, Y. 2010. Business Model Generation - a Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, Wiley, New Jersey. R. Kaplan, D. Norton (2008) The Execution Premium: Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage. Harvard Business School Press. Versão traduzida em Português: Prémio de Execução, Edição de Actual Editora, Agosto 2009 Elsa Cardoso (2011) Business Intelligence e Gestão de Performance, in António Nelson (ed.), Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Lisboa, Portugal: Escolar Editora, pp. 167-200. Elsa Cardoso (2015) Sebenta de SIAD II: Metodologia de desenvolvimento de Balanced Scorecard.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tufte, Edward (1983). The Visual Display of Quantitative Information. Edition, Cheshire, CT: Graphics Press. USA Ware, Colin (2004) Information Visualization: Perception for Design, 2nd Ed, Morgan Kauffman N.G., Olve, J. Roy, M. Wetter (2004) Performance Drivers: a practical guide to using the Balanced Scorecard, John Wiley & Sons, Ltd (original Swedish Edition published in 1997) Paul Niven (2005) Balanced Scorecard Diagnostics. Maintaining Maximum Performance, John Wiley & Sons, Inc. Paul Niven (2003) Balanced Scorecard Step-By-Step for Government and Nonprofit Agencies, John Wiley & Sons, Inc., 2003 Ron Person (2009) Balanced Scorecards & Operational Dashboards with Microsoft Excel, Wiley Publishing, Inc, 2009. R. Kaplan, D. Norton (2006) Alignment: Using the Balanced Scorecard to Create Corporate Synergies, Harvard Business School Press R. Kaplan, D. Norton (2004) Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes, Harvard Business School Press Evergreen, Stephanie (2016). Effective Data Visualization: The Right Chart for the Right Data. USA. SAGE Publications Ltd Alexandrino da Silva, Ana (2006). Gráficos e mapas - representação de informação estatística, Lisboa, Lidel edições técnicas. 

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16