Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5316
Acrónimo :
L5316
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Multimédia, Visão e Computação Gráfica

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


As interfaces com o utilizador são fundamentais para a utilização e aceitação de sistemas interactivos sendo essencial perceber e ser capaz de especificar, desenhar e criar interfaces.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: adquirir, compreender e dominar fundamentos de IPM Interacção Pessoa-Máquina; OA2: desenvolver a capacidade de definir e criar um protótipo, a sua interface, com definição de funcionalidades, usabilidade, público-alvo, testes e avaliação OA3: ser capaz de implementar a iteração final do protótipo, em 3D, na forma de uma App ou num contexto de página Web

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Factores humanos, psicologia e design de sistemas interactivos; O computador, dispositivos de entrada de texto, dispositivos de posição e selecção, output, processamento CP2: Técnicas de interacção, paradigmas de interacção, design e layout de ecrãs, percepção de cor e implicações, o uso de cor no design de interacção H-C CP3: Análise de tarefas e interacção H-C CP4: Estilos de diálogo; semântica; análise de diálogo e design CP5: Protótipos low-fidelity (lo-fi); protótipos lo-fi versus hi-fi CP6: Usabilidade CP7: Modelos de utilizador CP8: Técnicas de avaliação; avaliação heurística CP9: Multimédia e web design; Vídeo digital para web e multimédia, e o design de interacção H-C CP10: CAD e modelação 3D em SolidEdge; CNC e impressão 3D

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos teóricos e teorico-práticos encontram-se associados ao OA1 e ao OA2: - o OA1 refere “adquirir, compreender e dominar fundamentos de IPM Interação Pessoa-Máquina” - o OA2 refere “desenvolver a capacidade de definir e criar um protótipo, a sua interface, com definição de funcionalidades, usabilidade, público-alvo, testes e avaliação”. Os conteúdos programáticos mais orientados para um carácter de prototipagem encontram-se associados ao OA3 que refere “ser capaz de implementar a iteração final do protótipo, em 3D, na forma de uma App ou num contexto de página Web”

Avaliação / Assessment


Avaliação por Exame (100%) – 1ª Época, 2ª Época e Época Especial, ou Avaliação ao longo do semestre composta por: Teste escrito 1 (35%); Teste escrito 2 (35%); Teste escrito 3 ou miniProjeto (30%); Teste escrito 3 realizado em simultâneo com Exame 1 no período de avaliação; Exames e Testes escritos são individuais e o miniProjeto é em grupo; o miniProjeio pode estar sujeito a discussão oral, caso os docentes considerem necessário; Testes escritos têm nota mínima de 8 valores; miniProjeto não tem nota mínima; os 30% da nota do Teste escrito 3 ou miniProjeto são aplicados ao máximo dos dois.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


EA1: aulas teóricas, teórico-prática, expositivas e de exercícios; EA2: realização de blocos de exercícios semanais orientados em contexto de projectos exemplificativos; EA3: apresentações práticas interactivas baseadas em aulas vídeo para e-learning e b-learning produzidos e realizados pelo professor; teoria e prática, com exemplos e aplicações para geração, codificação e compressão optimizada de imagens, sons e vídeos digitais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC requer conceitos teóricos, necessários para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, e nas aulas teóricas abordam-se as matérias para alcançar os objetivos de aprendizagem definidos. As aulas teórico-práticas permitem a exercitação prática e a aplicação de conhecimentos, implicando trabalho autónomo por parte do estudante. No miniProjeto os estudantes têm a possibilidade de praticar de forma pragmática os conhecimentos adquiridos. Em termos de correlação temos: OA1: EA1; apresentação no contexto da definição de miniProjecto; OA2: EA1, EA2, acompanhamento semanal; OA3: EA3, análise de protótipo nas suas diferentes vertentes, integrado no acompanhamento semanal.

Observações / Observations


No miniProjeto há a liberdade de escolha da área específica de aplicação para desenvolver o frontend/interfaces das aplicações de programação que os alunos fazem em bases de dados e Apps em aplicações móveis, com balizamento pelo enunciado de forma a ser viável a sua concretização no tempo disponível no semestre

Bibliografia Principal / Main Bibliography


A Dix, J Finlay, G Abowd, R Beale, "Human-Computer Interaction", 3rd ed., Prentice Hall, ISBN: 0-13-046109-1, 2004 C Lewis, J Rieman, TASK-CENTERED USER INTERFACE DESIGN, A Practical Introduction, shareware, 1994. M Retting, Prototyping for Tiny Fingers, Communications of the ACM, April 1994, Vol.37, No.4, pp 21-27 PF Lopes, Computer Aided Design, creating 3D with Solid Edge (6 modules), Tutorial modules, video for e-learning/b-learning, ISCTE-IUL, 2006 C Myhill, Get Your Product Used in Anger! (Before Assuming You Understand its Requirements), interactions, may+june 2003 L MIGNONNEAU, C SOMMERER, Designing emotional, metaphoric, natural and intuitive interfaces for interactive art, edutainment and mobile communications, Computers & Graphics 29 (2005) 837-851 PF Lopes, D Jardim, I Alexandre, Math4Kids, Proc. First Iberian Workshop on Serious Games and Meaningful Play (SGaMePlay'2011), Chaves, Portugal, June, 2011, ISBN: 978-989-96247-5-7, pp 711-716.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Jenny Preece, Ivonne Rogers, Helen Sharp, Interaction Design: beyond human-computer interaction, John Wiley & Sons, ISBN 0-471-49278-7, 2002 PF. Lopes, J. Reis, F. Santos, S. Eloy, A. Paio, V. Rato, at all, Shaping emergent cities for all, SIGraDi 2011, XV Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Grafica Digital, 16-18 de Novembro 2011, Santa Fé, Argentina, pp. 106-108. ISBN: 978-987-657-679-6

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24