Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem como objetivo proporcionar aos estudantes internacionais uma visão geral da História e Cultura Portuguesa. A UC contempla aulas teóricas, trabalhos individuais e em pequenos grupos, e visitas de estudo a locais e instituições de interesse histórico e cultural.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de identificar e conhecer melhor diferentes aspetos da história e cultura portuguesas. OA1. Reconhecer os diferentes locais históricos de Lisboa através da análise da sua localização e arquitetura. OA2. Identificar e descrever diferenças socioeconómicas e culturais no território português. OA3. Reconhecer as principais contribuições da arte, música e literatura portuguesas. OA4. Identificar e descrever elementos e símbolos recorrentes que têm vindo a moldar a identidade nacional portuguesa. OA5. Compreender claramente a cronologia e dinâmica da história portuguesa, com especial ênfase na evolução dos séculos XX e XXI. OA6. Criar redes de cooperação entre diferentes nacionalidades de forma a promover a aprendizagem autónoma e a troca de experiências pessoais relacionadas com a cultura portuguesa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Portugal através do olhar estrangeiro CP2. Introdução à geografia portuguesa: território e população CP3. O desenvolvimento urbano de Lisboa: das origens aos nossos dias CP4. Identidade nacional portuguesa: símbolos, mitos e elementos recorrentes CP5. Artes, literatura e música portuguesas CP6. Colonização tardia, descolonização e pós-colonialismo portugueses CP7. Introdução à História do Portugal Contemporâneo: - CP7.1 A Monarquia e a República - CP7.2 Oliveira Salazar e o Estado Novo - CP7.3 A Construção da Democracia Portuguesa e a Integração na União Europeia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1. - CP3 OA2. - CP2 OA3. - CP4, CP5 OA4. - CP4, CP5, CP6, CP7 OA5. - CP6, CP7 OA6. - CP1, CP6, CP7
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua é composta por: 1) Trabalho de grupo, consistindo numa apresentação oral e um ensaio académico sobre um tema escolhido no âmbito do ponto CP7 do programa: 40% da avaliação final 2) Assiduidade e participação (presencial e online, no fórum de discussão do Moodle “Sessões PHC”): 15% da avaliação final 3) Participação no Fórum de Discussão CP1 (Moodle “Portugal através de olhares estrangeiros”): 10% da avaliação final 4) Teste final (CP1 a CP7) e visitas: 35% da avaliação final Em alternativa, os estudantes poderão optar pela avaliação por exame (100% da avaliação).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC contempla três tipos de sessões: - Aulas teóricas: apresentação de conhecimentos teóricos e desenvolvimento de conteúdos pelo docente - Teórico-prático: atividades realizadas em pequenos grupos de estudantes, proporcionando o debate, pesquisa e apresentação oral dos resultados - Visitas de estudo: atividades fora das instalações do Iscte relacionadas com os conteúdos programáticos Ao longo do semestre existirão ainda dois fóruns de discussão online, um com tarefas semanais propostas pelo docente e outro com temas de discussão criados pelos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino implementadas procuram desenvolver os conteúdos programáticos propostos e encontram-se alinhadas com os diferentes elementos do processo de avaliação contínua. Assim, a avaliação deve permitir aferir se os objetivos de aprendizagem foram alcançados com sucesso pelos estudantes. OA1. - OA5. : teste final / fórum de discussão “PHC Sessions” OA5. : trabalho de grupo OA6. : trabalho de grupo / fórum de discussão "Portugal through foreign eyes"
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Richard Herr; António Costa Pinto, The Portuguese Republic at One Hundred, 2012, Berkeley: University of California, https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7495 António Costa Pinto (ed.), Contemporary Portugal. Politics, society and culture [2nd Edition], 2011, Nova Iorque: Columbia University Press, José Miguel Sardica, Twentieth Century Portugal (A Historical Overview), 2008, Lisboa: Universidade Católica, Magda Pinheiro, Lisbon: A Biography, 2018, Tagus Press University of Massachusetts Press, António Costa Pinto (ed.), Portugal Since the 2008 Economic Crisis: Resilience and Change, 2023, Nova Iorque, NY: Routledge, Manuel Loff, “Dictatorship and revolution: Socio-political reconstructions of collective memory in post-authoritarian Portugal”, 2014, Culture & History Digital Journal, 3(2), e017, https://doi.org/10.3989/chdj.2014.017 Filipa Perdigão Ribeiro, "The discursive construction of collective narratives on Portuguese national identity: homogeneity or diversity?", 2018, Comunicação e sociedade, 34, https://journals.openedition.org/cs/640 Marina Costa Lobo; António Costa Pinto; Pedro Magalhães, Portuguese Democratisation 40 Years on: Its Meaning and Enduring Legacies, 2016, South European Society and Politics, vol. 21, 2, pp. 163-180, https://doi.org/10.1080/13608746.2016.1153490
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Barry Hatton, The Portuguese: A Modern History, 2011, Oxford: Signal Books, Stewart Lloyd-Jones; António Costa Pinto (eds.), The Last Empire: thirty years of Portuguese decolonization. Portland: Intellect Books., 2003, Portland: Intellect Books, Douglas L. Wheeler; Walter C. Opello Jr., Historical Dictionary of Portugal [3rd edition], 2010, Lanham: The Scarecrow Press, David Birmingham, A Concise History of Portugal [2nd edition], 2003, Cambridge: Cambridge University Press, Stephen Parkinson; Claudia Pazos Alonso; Thomas Foster Earle (eds.), A Companion to Portuguese Literature, 2013, NY: Tamesis, José Saramago, Journey To Portugal [New edition], 2002, Vintage, João Carvalho Dias, Maria Rosa Figueiredo, Rita Sousa Macedo (coord.), Portugal 1900: 29 June - 10 September 2000, Calouste Gulbenkian Museum, Head-Office Exhibition Gallery, 2000, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, OEDC. Data on Portugal Pordata, Pordata: Portraits, null, Fundação Francisco Manuel dos Santos, https://www.pordata.pt/en/portraits/ Miguel Bandeira Jerónimo & António Costa Pinto (eds.), The Ends of European Colonial Empires: Cases and Comparisons, 2015, Palgrave Macmillan, Luís Reto; Fernando Luís Machado; José Esperança, Novo Atlas da Língua Portuguesa / New Atlas of the Portuguese Language, 2016, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Assembleia da República, Constitution of the Portuguese Republic (1976), null, 7th revision, 2005, https://www.parlamento.pt/sites/EN/Parliament/Documents/Constitution7th.pdf Teresa Barata Salgueiro; Luís Mendes; Pedro Guimarães, “Tourism and urban changes: lessons from Lisbon”, 2017, In M. Gravary-Barbas; S. Guinand (eds.). Tourism and Gentrification in Contemporary Metropolises: International Perspectives. Londres: Routledge, pp.255-275, Guilherme d'Oliveira Martins, Portugal: Institutions and Facts, 1991, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16