Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes internacionais uma visão geral e introdutória da história e da cultura portuguesa. O programa está organizado tematicamente, privilegiando uma abordagem interdisciplinar a alguns temas centrais que marcaram as dinâmicas políticas, económicas, sociais e culturais portuguesas, com especial foco no período entre o início do século XX até à atualidade. Serão abordados os sistemas políticos, cultura política e mudança social desde o fim da Monarquia até ao presente; a caracterização do território e da população do país e, em particular, da cidade de Lisboa; a construção da identidade nacional portuguesa no período contemporâneo; o património cultural e artístico de Portugal. Os estudantes são incentivados a refletir sobre a sua própria experiência em Portugal e a estabelecer comparações com os seus contextos de origem.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1. Identificar e descrever diferenças socioeconómicas e culturais no território português. OA2. Caracterizar diferentes locais históricos de Lisboa através da análise da sua localização e arquitetura. OA3. Reconhecer os principais temas e contribuições da arte, música e literatura portuguesas. OA4. Identificar e descrever elementos e símbolos recorrentes que têm vindo a moldar a identidade nacional portuguesa. OA5. Compreender e explicar a cronologia e dinâmicas da história contemporânea portuguesa, com especial ênfase na evolução dos séculos XX e XXI. OA6. Pesquisar, analisar e sintetizar informação sobre um tema específico da História contemporânea portuguesa, com base em bibliografia publicada, bases de dados e outras fontes de informação. OA7. Criar redes de cooperação entre diferentes nacionalidades de forma a promover a aprendizagem autónoma e a troca de experiências pessoais relacionadas com a cultura portuguesa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Portugal através do olhar estrangeiro CP2. Introdução à História do Portugal Contemporâneo: - CP2.1 Fim da Monarquia e Primeira República - CP2.2 Estado Novo - CP2.3 Construção da Democracia e integração na União Europeia CP3. Território e população portugueses CP4. Desenvolvimento urbano de Lisboa: das origens aos nossos dias CP5. Colonização tardia, descolonização e pós-colonialismo portugueses CP6. Identidade nacional e património cultural portugueses CP7. Artes, literatura e música portuguesas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem valorizam a reflexão e interpretação sobre temas centrais da história e da cultura portuguesa abordados nos conteúdos programáticos, e serão alcançados através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas e trabalho autónomo orientado. Promovem ainda uma abordagem interdisciplinar e a construção partilhada do saber, que reflete a diversidade temática do programa e que procura potenciar a heterogeneidade cultural dos estudantes. Desta forma, o CP1 reflete-se em todos os OA, em particular no OA7. O CP2 e CP5 privilegiam o foco nas dinâmicas históricas verificadas desde o início do século XX até ao presente e serão tema de um trabalho de investigação, que contribuirá para o desenvolvimento do OA4, OA5, OA6 e OA7. O OA1 e OA2 correspondem respetivamente aos CP3 e CP4, embora convoquem também conhecimentos e competências a abordar no CP6, CP7, que por sua vez contribuem para o desenvolvimento do OA3 e do OA4.
Avaliação / Assessment
Os estudantes poderão optar entre duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação ao longo do semestre 2. Avaliação por exame final 1. Na avaliação ao longo do semestre os estudantes devem assistir no mínimo a 75% das aulas. Os elementos de avaliação são os seguintes: - Assiduidade e participação nas aulas e online, no fórum do Moodle (CP1-7): 25%; - Trabalho de investigação em grupo, consistindo numa apresentação oral e num trabalho escrito, sobre um tema à escolha do CP2 ou CP5, a aprovar pela docente: 40%; - Teste escrito individual de avaliação intermédia, com base nas aulas e nas visitas realizadas (CP1-7): 35%. 2. A avaliação por exame final consiste na realização de uma prova escrita sem consulta, incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular, com base na bibliografia indicada pelo docente: 100% Este exame decorre obrigatoriamente durante o período de avaliações determinado pelo Iscte-IUL.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular centra-se no conhecimento e análise de temas centrais da História e cultura portuguesa, do início do século XX até à atualidade, permitindo que os estudantes sejam capazes de identificar e refletir sobre as principais características e transformações que contribuíram para moldar o presente, contextualizando assim a sua estadia em Portugal. As horas de contacto serão divididas em três tipos de sessões: - Teóricas: apresentação, desenvolvimento e debate de conteúdos, através da análise de fontes históricas, de bases de dados e de outras fontes de informação. - Teórico-prático: atividades realizadas em pequenos grupos de estudantes, aprofundando a reflexão e o debate, e proporcionando espaço para apresentação oral da conclusões e resultados dos trabalhos desenvolvidos. - Visitas de estudo: atividades fora das instalações do Iscte relacionadas com os conteúdos programáticos, que procuram promover uma aprendizagem ativa. Os estudantes desenvolverão um trabalho de investigação autonomamente, com orientação do docente na escolha e abordagem do tema, na seleção da bibliografia e fontes de informação relevantes. Ao longo do semestre existirá ainda um fórum de discussão online (Moodle), com tarefas semanais propostas pelo docente e temas de discussão criados pelos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino implementadas procuram desenvolver os conteúdos programáticos propostos e encontram-se alinhadas com os diferentes elementos do processo de avaliação ao longo do semestre. As aulas desenvolvem todos os conteúdos programáticos, o que serão aprofundados pelos estudantes em trabalho autónomo, de acordo com os seus interesses específicos. Os instrumentos de avaliação permitem aferir se os objetivos de aprendizagem foram alcançados com sucesso. Os OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5 são aferidos pelo teste de avaliação intermédia e pela participação em aula e no fórum online do Moodle. Este fórum permite igualmente que os estudantes alcancem o OA7. O trabalho de grupo, elaborado pelos estudantes sob a supervisão do professor fora das aulas, consiste na pesquisa, análise e apresentação de um tema específico da História contemporânea portuguesa, com base em bibliografia publicada, bases de dados e outras fontes de informação, correspondendo ao OA6.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Richard Herr; António Costa Pinto, The Portuguese Republic at One Hundred, 2012, Berkeley: University of California, https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7495 António Costa Pinto (ed.), Contemporary Portugal. Politics, society and culture [2nd Edition], 2011, Nova Iorque: Columbia University Press, José Miguel Sardica, Twentieth Century Portugal (A Historical Overview), 2008, Lisboa: Universidade Católica, Magda Pinheiro, Lisbon: A Biography, 2018, Tagus Press University of Massachusetts Press, António Costa Pinto (ed.), Portugal Since the 2008 Economic Crisis: Resilience and Change, 2023, Nova Iorque, NY: Routledge, Manuel Loff, “Dictatorship and revolution: Socio-political reconstructions of collective memory in post-authoritarian Portugal”, 2014, Culture & History Digital Journal, 3(2), e017, https://doi.org/10.3989/chdj.2014.017 Filipa Perdigão Ribeiro, "The discursive construction of collective narratives on Portuguese national identity: homogeneity or diversity?", 2018, Comunicação e sociedade, 34, https://journals.openedition.org/cs/640 Marina Costa Lobo; António Costa Pinto; Pedro Magalhães, Portuguese Democratisation 40 Years on: Its Meaning and Enduring Legacies, 2016, South European Society and Politics, vol. 21, 2, pp. 163-180, https://doi.org/10.1080/13608746.2016.1153490
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Barry Hatton, The Portuguese: A Modern History, 2011, Oxford: Signal Books, Stewart Lloyd-Jones; António Costa Pinto (eds.), The Last Empire: thirty years of Portuguese decolonization. Portland: Intellect Books., 2003, Portland: Intellect Books, Douglas L. Wheeler; Walter C. Opello Jr., Historical Dictionary of Portugal [3rd edition], 2010, Lanham: The Scarecrow Press, David Birmingham, A Concise History of Portugal [2nd edition], 2003, Cambridge: Cambridge University Press, Stephen Parkinson; Claudia Pazos Alonso; Thomas Foster Earle (eds.), A Companion to Portuguese Literature, 2013, NY: Tamesis, José Saramago, Journey To Portugal [New edition], 2002, Vintage, João Carvalho Dias, Maria Rosa Figueiredo, Rita Sousa Macedo (coord.), Portugal 1900: 29 June - 10 September 2000, Calouste Gulbenkian Museum, Head-Office Exhibition Gallery, 2000, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, OEDC. Data on Portugal Pordata, Pordata: Portraits, null, Fundação Francisco Manuel dos Santos, https://www.pordata.pt/en/portraits/ Miguel Bandeira Jerónimo & António Costa Pinto (eds.), The Ends of European Colonial Empires: Cases and Comparisons, 2015, Palgrave Macmillan, Luís Reto; Fernando Luís Machado; José Esperança, Novo Atlas da Língua Portuguesa / New Atlas of the Portuguese Language, 2016, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Assembleia da República, Constitution of the Portuguese Republic (1976), null, 7th revision, 2005, https://www.parlamento.pt/sites/EN/Parliament/Documents/Constitution7th.pdf Teresa Barata Salgueiro; Luís Mendes; Pedro Guimarães, “Tourism and urban changes: lessons from Lisbon”, 2017, In M. Gravary-Barbas; S. Guinand (eds.). Tourism and Gentrification in Contemporary Metropolises: International Perspectives. Londres: Routledge, pp.255-275, Guilherme d'Oliveira Martins, Portugal: Institutions and Facts, 1991, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30