Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos básicos de Estatística e de Marketing.
Objetivos Gerais / Objectives
No final desta Unidade Curricular os estudantes deverão ter adquirido as competências necessárias para: - Conhecer e compreender os principais conceitos de Estatística na sua aplicação ao Marketing; - Comunicar, de formal oral e escrita, as análises estatísticas realizadas e as conclusões que delas podem ser retiradas; - Aplicar corretamente técnicas de análise estatística na investigação empírica realizada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Até ao final desta UC, os alunos deverão ter atingido os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1. Identificar os principais conceitos estatísticos na análise empírica; OA2. Compreender o conceito de redução de dimensionaliade dos dados e realizar Análise em Componentes Principais; OA3. Compreender os princípios da segmentação e realizar análise de clusters OA4. Reflectir e discutir sobre a integração de métodos estatísticos em projectos de investigação concretos; OA5. Incorporar no seu projecto de investigação, abordagens, conceitos, ferramentas analisadas e discutidas nas aulas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Na Unidade Curricular serão abordados os seguintes Conteúdos Programáticos (CP): CP1. Modelação quantitativa em Marketing Research CP2. Principais conceitos de Estatística descritiva e inferencial (testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos) CP3. REdução da dimensionalidade dos dados com recurso a Análise em Componentes Principais CP4. Segmentação com recurso a Análise de Clusters (métodos hierárquicos e não hierárquicos)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos Conteúdos Programáticos (CP) com os Objectivos de Aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Todos os CP OA2 - CP3 OA3 - CP4 OA4 - CP2, CP3 e CP4 OA5 - Todos os CP
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de: - um teste escrito individual (60%); - um trabalho de grupo (40%). A avaliação ao longo do semestre exige a presença em, pelo menos, 80% das aulas. São aprovados os alunos que obtenham classificação média final mínima de 10 valores, desde que em nenhuma das componentes obtenham nota inferior a 7,5 valores. A Avaliação por Exame (100%) inclui: - um teste escrito individual (60%); - um exame em computador, com recurso ao SPSS (40%). São aprovados os alunos que obtenham classificação média final mínima de 10 valores, desde que em nenhuma das componentes do exame obtenham nota inferior a 7,5 valores. A escala de avaliação é de 0 a 20 valores. Classificações iguais ou superiores a 18 valores poderão ser sujeitas a defesa oral.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para a aquisição destas competências serão utilizadas Metodologias de Ensino (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos ME3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador ME5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. A grelha seguinte apresenta as principais interligações entre as Metodologias de Ensino e os correspondentes Objectivos de Aprendizagem (OA). ME1. - Todos os OA ME2. - OA1 a OA4 ME3. - OA1 a OA4 ME4. - OA1 a OA4 ME5. - Todos os OA
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Todas as aulas, testes e exames decorrerão de forma presencial, nas instalações do Iscte.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- A Concise Guide to Market Research: The Process, data and Methods using IBM SPSS statistics (2014), 2nd edition, Marco Sarstedt and Eric Mooi, Springer - Market Research: The Process, Data and Methods using STATA (2017), Eric Mooi, Marco Sarstedt and Irma Mooi Ren, Springer
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Course notes provided by the lecturer, and made available in the Moodle platform.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-02