Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5400
Acrónimo :
L5400
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular visa capacitar os alunos na aplicação de técnicas de análise de dados estatísticos no âmbito das ciências sociais. Pretende-se que os alunos adquiram uma compreensão dos conceitos básicos de estatística descritiva e saibam aplicá-los de forma prática através de software especializado, nomeadamente do SPSS. Os alunos deverão ser capazes de realizar análises de dados quantitativos, tanto univariadas, utilizando indicadores, tabelas e gráficos, quanto bivariadas, abrangendo correlação. Além disso, serão abordadas análises de variáveis nominais e ordinais, tanto univariadas quanto bivariadas, incluindo o uso de medidas de associação e correlação. Os alunos também aprenderão a construir e manipular bases de dados, incluindo a importação, seleção e recodificação de dados. Por fim, desenvolverão a capacidade de interpretar criticamente os resultados obtidos, considerando as implicações e limitações das análises realizadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno deverá: OA1. Definir, explicar e utilizar os conceitos de estatística descritiva. OA2. Saber calcular, justificar a utilização e interpretar um conjunto de indicadores estatísticos e representações gráficas. OA3. Desenvolver as capacidades de avaliação crítica para a escolha e interpretação das técnicas estatísticas. OA4. Utilizar o programa SPSS (criação de base de dados, transformação de variáveis, construção de gráficos e cálculo dos indicadores estatísticos). OA5. Apresentar e discutir os resultados de uma análise de dados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Conceitos Básicos de Estatística P2. Análise de Dados Quantitativos a) Univariada - indicadores, tabelas e gráficos b) Bivariada - indicadores, tabelas, gráficos e correlação P3. Análise de Variáveis Nominais a) Univariada - indicadores, tabelas e gráficos b) Bivariada - indicadores, tabelas, gráficos e medidas de associação P4. Análise de Variáveis Ordinais a) Univariada - indicadores, tabelas e gráficos b) Bivariada - indicadores, tabelas, gráficos e medidas de associação e correlação P5. Estruturação e manipulação de uma base de dados - construção, importação de dados, seleção de casos e recodificação de variáveis

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem são integralmente suportados pelo conteúdo programático. OA1, que envolve a definição, explicação e utilização de conceitos de estatística descritiva, está correlacionado com P1 a P4, cobrindo desde conceitos básicos até análises de variáveis quantitativas, nominais e ordinais. OA2, que requer o cálculo, justificação e interpretação de indicadores e gráficos, também se relaciona com P1 a P4, assegurando uma compreensão abrangente dessas técnicas. OA3, focado na avaliação crítica das técnicas estatísticas, é suportado por P1 a P4, proporcionando uma base sólida para a escolha e interpretação crítica das metodologias. OA4, que visa a utilização prática do SPSS, é abrangido por P1 a P5, integrando a teoria com a prática em SPSS. Finalmente, OA5, que envolve a apresentação e discussão dos resultados, está relacionado com P1 a P4, garantindo que os alunos possam comunicar eficazmente suas análises e interpretações estatísticas.

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação da unidade curricular ADCS: Descritiva considera duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC): 1. Avaliação ao longo do semestre: • 1º teste individual (70%) • 2º teste individual (30%) Para o aluno continuar em avaliação ao longo do semestre não poderá ter nota inferior a 7 valores em nenhum dos testes individuais. 2. Avaliação por exame: • Exame individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias e práticas pedagógicas desta Unidade Curricular estão alinhadas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que favorece uma abordagem centrada no estudante, incentivando o desenvolvimento de competências transversais específicas por meio de uma aprendizagem ativa e participativa. Este modelo valoriza a integração entre conhecimento teórico e prático, o uso de software informático para a análise estatística. A unidade curricular visa capacitar os alunos na aplicação de técnicas de análise de dados estatísticos no âmbito das ciências sociais. Neste sentido serão desenvolvidas atividades de ensino-aprendizagem envolvendo: ME1: Sessões teórico-práticas, em sala de aula e em laboratório, e orientação tutorial. ME2: O ensino dos diferentes pontos do programa é realizado a partir da apresentação de situações reais de investigação. ME3: A disponibilização de materiais didáticos, especificamente desenhados para esta unidade curricular, constitui um meio privilegiado de transmissão da informação e aplicação de conhecimentos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta uc os objetivos de aprendizagem (OA) são alcançados através de diferentes metodologias de ensino (ME). OA1, que visa capacitar os alunos para definir, explicar e utilizar os conceitos de estatística descritiva, é suportado por ME1, ME2 e ME3. A combinação de sessões teórico-práticas (ME1) com a aplicação em situações reais de investigação (ME2) permite que os alunos compreendam e apliquem conceitos teóricos de forma prática. Além disso, o uso de materiais didáticos específicos (ME3) facilita a transmissão de conhecimentos e reforça a aprendizagem. OA2, envolve o cálculo, justificação e interpretação de indicadores estatísticos e representações gráficas; é igualmente atendido por ME1, ME2 e ME3. As sessões teórico-práticas (ME1) oferecem um ambiente para aprender e aplicar técnicas estatísticas, enquanto as situações reais de investigação (ME2) ajudam a contextualizar a utilização desses indicadores. Os materiais didáticos (ME3) fornecem recursos para a compreensão e aplicação das técnicas. Para OA3, que foca no desenvolvimento de capacidades de avaliação crítica para a escolha e interpretação de técnicas estatísticas, as metodologias ME1, ME2 e ME3 são essenciais. As sessões teórico-práticas (ME1) e a análise de casos reais (ME2) estimulam os alunos a refletir criticamente sobre as metodologias utilizadas, para o qual conta com o suporte de materiais didáticos (ME3). OA4, que requer a utilização do SPSS para a criação de bases de dados, transformação de variáveis, construção de gráficos e cálculo de indicadores, é apoiado por ME1, ME2 e ME3. As sessões teórico-práticas (M1 proporcionam a prática no SPSS, enquanto as situações reais (ME2) demonstram a aplicação prática destas metodologias em contextos de investigação. Os materiais didáticos (ME3) específicos para o uso do SPSS, facilitam a aprendizagem autodirigida e a aplicação prática. Por fim, OA5, que envolve a apresentação e discussão dos resultados de uma análise de dados, é alcançado através de ME1, ME2 e ME3. As sessões teórico-práticas (ME1) incluem momentos de apresentação e discussão, promovendo a capacidade de análise dos alunos. As situações reais de investigação (ME2) fornecem exemplos concretos sobre como apresentar e interpretar resultados. Os materiais didáticos (ME3) auxiliam os alunos na preparação e execução de suas próprias discussões de resultados.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Material didático de ADCS: Descritiva, preparado pela equipa docente (disponível no Moodle) - Laureano, Raul e Maria do Carmo Botelho (2017) - SPSS. O meu Manual de Consulta Rápida, (3ªed), Ed. Silabo c - Maroco, João (2021) - Análise Estatística com o SPSS Statistics, (8ª ed), Ed. ReportNumber

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Diez, David; M Cetinkaya-Rundel; Christopher D Barr (2019) - OpenIntro Statistics? cap. 1 e cap.2 -, (4thEd), Ed. Openintrod.org Sites: - OpenIntro Statistics - https://www.openintro.org/book/os/ - Instituto Nacional de Estatística (INE) - http://www.ine.pt/ - Pordata - http://www.pordata.pt/ - Eurostat - http://epp.eurostat.ec.europa.eu/ - European Social Survey - http://www.europeansocialsurvey.org/

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23