Sumários

AULA 8

20 Outubro 2021, 11:00 Rita Sousa


3. Análise de Variáveis Qualitativas

Tabelas de frequências
Tabelas de contingência (leitura de uma tabela de contingência, com base nas % sobre o total; a % em linha e a % coluna) - Exercícios - cálculo e interpretação das percentagens.
[Conclusão da aula anterior]

Exemplos: Base de Dados da "Análise das Expectativas dos Alunos de ADCS: Descritiva" de 2015-2016 e/ou European Social Survey 2014 (disponível no e-learning) - Exploração e identificação das tabelas mais adequadas às variáveis qualitativas em análise.

3.1. Indicadores estatísticos - Introdução (proporções, percentagens, permilagens, rácios, taxas) [Conclusão]. Esclarecimento de dúvidas da matéria leccionada.

Medidas de localização

Tendência central: Moda e Mediana
Tendência não-central (quantis): Quartis; Decis e Percentis

"Exercícios Indicadores Genéricos" que constam no e-learning, na pasta Exercícios, que dizem respeito à matéria leccionada (Ex. 1 a), b) e c); 2 a) e b)

Trabalho Autónomo

1. Terminar os exercícios iniciados na sala de aula - Exercícios Indicadores Genéricos" que constam no e-learning, na pasta Exercícios, que dizem respeito à matéria leccionada (Ex. 1 a), b) e c); 2 a) e b)

2. Fazer os exercícios do Caderno de Exercícios 2 - Variáveis Qualitativas

3. SPSS - Pedir todas as tabelas de frequências da Base de Dados do European Social Survey 2014 (disponível no e-learning), no menu Analyse - Descriptive Statistics - Frequencies (exploratório);

4. SPSS - Pedir a tabela de contingência do estado civil cruzado com o sexo, da Base de Dados do European Social Survey 2014 (disponível no e-learning), no menu Analyse -Descriptive Statistics - Crosstabs (exploratório).

AULA 7

20 Outubro 2021, 09:30 Rita Sousa


3. Análise de Variáveis Qualitativas

Tabelas de frequências

Tabelas de contingência (leitura de uma tabela de contingência, com base nas % sobre o total; a % em linha e a % coluna) - Leitura e interpretação. Que tipo de percentagem se considera mais adequada!

Breve apresentação do programa SPSS

3.3.1. Elaboração de tabelas de frequências e de contingência (explorar os menus do SPSS de construção de tabelas):
Analyse - Descriptive Statistics - Frequencies (exploratório)
Analyse -Descriptive Statistics - Crosstabs (exploratório)

Exemplos: Base de Dados do European Social Survey 2014 (disponível no e-learning) - Exploração e identificação das tabelas mais adequadas às variáveis qualitativas em análise.

AULA 8

20 Outubro 2021, 09:30 Rita Sousa


Esclarecimento de dúvidas da matéria leccionada.

Esclarecimento de dúvidas dos "Exercícios Indicadores Genéricos" que constam no e-learning, na pasta Exercícios, que dizem respeito à matéria leccionada (Ex. 1 a), b) e c); 2 a) e b); 3d); 4a) e b1))

AULA 7

20 Outubro 2021, 08:00 Rita Sousa


3.1. Indicadores estatísticos - Introdução (proporções, percentagens, permilagens, rácios, taxas) [Conclusão]. Esclarecimento de dúvidas da matéria leccionada.

Breve apresentação do programa SPSS

3.3.1. Elaboração de tabelas de frequências e de contingência (explorar os menus do SPSS de construção de tabelas):
Analyse - Descriptive Statistics - Frequencies (exploratório)
Analyse -Descriptive Statistics - Crosstabs (exploratório)

Exemplos: Base de Dados do European Social Survey 2014 (disponível no e-learning) - Exploração e identificação das tabelas mais adequadas às variáveis qualitativas em análise.

Trabalho Autónomo

1. Tabelas de contingência do exemplo desenvolvido em aula: sexo cruzado com estado civil (leitura de uma tabela de contingência, com base nas % sobre o total; a % em linha e a % coluna) - Que tipo de percentagem se considera mais adequada!

2. SPSS - Pedir todas as tabelas de frequências da Base de Dados do European Social Survey 2014 (disponível no e-learning), no menu Analyse - Descriptive Statistics - Frequencies (exploratório);

3. SPSS - Pedir a tabela de contingência do estado civil cruzado com o sexo, da Base de Dados do European Social Survey 2014 (disponível no e-learning), no menu Analyse -Descriptive Statistics - Crosstabs (exploratório).

AULA 9

19 Outubro 2021, 21:00 Rita Sousa


Exercícios. Correção do exercício n.º 2 sobre análise de variáveis qualitativas.