Sumários
AULA 8
20 Outubro 2021, 11:00 • Rita Sousa
3. Análise de Variáveis Qualitativas
Tabelas de frequências
Tabelas de contingência (leitura de uma tabela de contingência, com base nas % sobre o total; a % em linha e a % coluna) - Exercícios - cálculo e interpretação das percentagens.
[Conclusão da aula anterior]
Exemplos: Base de Dados da "Análise das Expectativas dos Alunos de ADCS: Descritiva" de 2015-2016 e/ou European Social Survey 2014 (disponível no e-learning) - Exploração e identificação das tabelas mais adequadas às variáveis qualitativas em análise.
3.1. Indicadores estatísticos - Introdução (proporções, percentagens, permilagens, rácios, taxas) [Conclusão]. Esclarecimento de dúvidas da matéria leccionada.
Medidas de localização
Tendência central: Moda e Mediana
Tendência não-central (quantis): Quartis; Decis e Percentis
"Exercícios Indicadores Genéricos" que constam no e-learning, na pasta Exercícios, que dizem respeito à matéria leccionada (Ex. 1 a), b) e c); 2 a) e b)
Trabalho Autónomo
1. Terminar os exercícios iniciados na sala de aula - Exercícios Indicadores Genéricos" que constam no e-learning, na pasta Exercícios, que dizem respeito à matéria leccionada (Ex. 1 a), b) e c); 2 a) e b)
2. Fazer os exercícios do Caderno de Exercícios 2 - Variáveis Qualitativas
3. SPSS - Pedir todas as tabelas de frequências da Base de Dados do European Social Survey 2014 (disponível no e-learning), no menu Analyse - Descriptive Statistics - Frequencies (exploratório);
4. SPSS - Pedir a tabela de contingência do estado civil cruzado com o sexo, da Base de Dados do European Social Survey 2014 (disponível no e-learning), no menu Analyse -Descriptive Statistics - Crosstabs (exploratório).
AULA 7
20 Outubro 2021, 09:30 • Rita Sousa
3. Análise de Variáveis Qualitativas
Tabelas de frequências
Tabelas de contingência (leitura de uma tabela de contingência, com base nas % sobre o total; a % em linha e a % coluna) - Leitura e interpretação. Que tipo de percentagem se considera mais adequada!
Breve apresentação do programa SPSS
3.3.1. Elaboração de tabelas de frequências e de contingência (explorar os menus do SPSS de construção de tabelas):
Analyse - Descriptive Statistics - Frequencies (exploratório)
Analyse -Descriptive Statistics - Crosstabs (exploratório)
Exemplos: Base de Dados do European Social Survey 2014 (disponível no e-learning) - Exploração e identificação das tabelas mais adequadas às variáveis qualitativas em análise.
AULA 8
20 Outubro 2021, 09:30 • Rita Sousa
Esclarecimento de dúvidas da matéria leccionada.
Esclarecimento de dúvidas dos "Exercícios Indicadores Genéricos" que constam no e-learning, na pasta Exercícios, que dizem respeito à matéria leccionada (Ex. 1 a), b) e c); 2 a) e b); 3d); 4a) e b1))
AULA 7
20 Outubro 2021, 08:00 • Rita Sousa
3.1. Indicadores estatísticos - Introdução (proporções, percentagens, permilagens, rácios, taxas) [Conclusão]. Esclarecimento de dúvidas da matéria leccionada.
Breve apresentação do programa SPSS
3.3.1. Elaboração de tabelas de frequências e de contingência (explorar os menus do SPSS de construção de tabelas):
Analyse - Descriptive Statistics - Frequencies (exploratório)
Analyse -Descriptive Statistics - Crosstabs (exploratório)
Exemplos: Base de Dados do European Social Survey 2014 (disponível no e-learning) - Exploração e identificação das tabelas mais adequadas às variáveis qualitativas em análise.
Trabalho Autónomo
1. Tabelas de contingência do exemplo desenvolvido em aula: sexo cruzado com estado civil (leitura de uma tabela de contingência, com base nas % sobre o total; a % em linha e a % coluna) - Que tipo de percentagem se considera mais adequada!
2. SPSS - Pedir todas as tabelas de frequências da Base de Dados do European Social Survey 2014 (disponível no e-learning), no menu Analyse - Descriptive Statistics - Frequencies (exploratório);
3. SPSS - Pedir a tabela de contingência do estado civil cruzado com o sexo, da Base de Dados do European Social Survey 2014 (disponível no e-learning), no menu Analyse -Descriptive Statistics - Crosstabs (exploratório).
AULA 9
19 Outubro 2021, 21:00 • Rita Sousa
Exercícios. Correção do exercício n.º 2 sobre análise de variáveis qualitativas.