Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5400
Acrónimo :
L5400
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular visa capacitar os alunos na aplicação de técnicas de análise de dados estatísticos no âmbito das ciências sociais. Pretende-se que os alunos adquiram uma compreensão dos conceitos básicos de estatística descritiva e saibam aplicá-los de forma prática através de software especializado, nomeadamente do EXCEL. Os alunos deverão ser capazes de realizar análises de dados quantitativos, tanto univariadas, utilizando indicadores, tabelas e gráficos, quanto bivariadas. Além disso, serão abordadas análises de variáveis nominais e ordinais, tanto univariadas quanto bivariadas, incluindo o uso de medidas de associação e correlação. Os alunos também aprenderão a construir e manipular bases de dados. Por fim, desenvolverão a capacidade de interpretar criticamente os resultados obtidos, considerando as implicações e limitações das análises realizadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno deverá: OA1. Definir, explicar e utilizar os conceitos de estatística descritiva. OA2. Saber calcular, justificar a utilização e interpretar um conjunto de indicadores estatísticos e representações gráficas. OA3. Desenvolver as capacidades de avaliação crítica para a escolha e interpretação das técnicas estatísticas. OA4. Utilizar o programa EXCEL para a análise de estatística descritiva. OA5. Apresentar e discutir os resultados de uma análise de dados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Conceitos Básicos de Estatística CP2. Análise de Variáveis Quantitativas a) Univariada - indicadores, tabelas e gráficos b) Bivariada - indicadores, tabelas, gráficos e correlação CP3. Análise de Variáveis Nominais a) Univariada - indicadores, tabelas e gráficos b) Bivariada - indicadores, tabelas, gráficos e medidas de associação CP4. Análise de Variáveis Ordinais a) Univariada - indicadores, tabelas e gráficos b) Bivariada - indicadores, tabelas, gráficos e medidas de associação e correlação CP5. Execução de análises estatísticas com recurso ao Excel

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem são integralmente suportados pelo conteúdo programático. OA1, que envolve a definição, explicação e utilização de conceitos de estatística descritiva, está correlacionado com P1 a P4, cobrindo desde conceitos básicos até análises de variáveis quantitativas, nominais e ordinais. OA2, que requer o cálculo, justificação e interpretação de indicadores e gráficos, também se relaciona com P1 a P4, assegurando uma compreensão abrangente dessas técnicas. OA3, focado na avaliação crítica das técnicas estatísticas, é suportado por P1 a P4, proporcionando uma base sólida para a escolha e interpretação crítica das metodologias. OA4, que visa a utilização prática do EXCEL, é abrangido por P1 a P5, integrando a teoria com a prática em EXCEL. Finalmente, OA5, que envolve a apresentação e discussão dos resultados, está relacionado com P1 a P4, garantindo que os alunos possam comunicar eficazmente suas análises e interpretações estatísticas.

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação da unidade curricular ADCS: Descritiva considera duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC): 1. Avaliação ao longo do semestre: • 1º teste individual (70%) • 2º teste individual (30%) Para o aluno continuar em avaliação ao longo do semestre não poderá ter nota inferior a 7 valores em nenhum dos testes individuais. 2. Avaliação por exame: • Exame individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias e práticas pedagógicas desta Unidade Curricular estão alinhadas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que favorece uma abordagem centrada no estudante, incentivando o desenvolvimento de competências transversais específicas por meio de uma aprendizagem ativa e participativa. Este modelo valoriza a integração entre conhecimento teórico e prático, o uso de software informático para a análise estatística. A unidade curricular visa capacitar os alunos na aplicação de técnicas de análise de dados estatísticos no âmbito das ciências sociais. Neste sentido serão desenvolvidas atividades de ensino-aprendizagem envolvendo: ME1: Sessões teórico-práticas, em sala de aula e em laboratório, e orientação tutorial. ME2: O ensino dos diferentes pontos do programa é realizado a partir da apresentação de situações reais de investigação. ME3: A disponibilização de materiais didáticos, especificamente desenhados para esta unidade curricular, constitui um meio privilegiado de transmissão da informação e aplicação de conhecimentos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Na unidade curricular dedicada à análise de dados descritiva, os objetivos de aprendizagem (OA) são alcançados através de diferentes metodologias de ensino (ME). OA1, que visa capacitar os alunos para definir, explicar e utilizar os conceitos de estatística descritiva, é suportado por ME1, ME2 e ME3. A combinação de sessões teórico-práticas (ME1) com a aplicação em situações reais de investigação (ME2) permite que os alunos compreendam e apliquem conceitos teóricos de forma prática. Além disso, o uso de materiais didáticos específicos (ME3) facilita a transmissão de conhecimentos e reforça a aprendizagem. OA2, que envolve o cálculo, justificação e interpretação de indicadores estatísticos e representações gráficas, é igualmente atendido por ME1, ME2 e ME3. As sessões teórico-práticas (ME1) oferecem um ambiente para aprender e aplicar técnicas estatísticas, enquanto as situações reais de investigação (ME2) ajudam a contextualizar a utilização desses indicadores. Os materiais didáticos (ME3) fornecem recursos para a compreensão e aplicação das técnicas estatísticas. Para OA3, que foca no desenvolvimento de capacidades de avaliação crítica para a escolha e interpretação de técnicas estatísticas, as metodologias ME1, ME2 e ME3 são essenciais. As sessões teórico-práticas (ME1) e a análise de casos reais (ME2) estimulam os alunos a refletir criticamente sobre as metodologias utilizadas, para o qual conta com o suporte de materiais didáticos (ME3). OA4, que requer a utilização do programa EXCEL para a criação de bases de dados, transformação de variáveis, construção de gráficos e cálculo de indicadores estatísticos, é integralmente apoiado por ME1, ME2 e ME3. As sessões teórico-práticas (M1 proporcionam a prática direta no EXCEL, enquanto as situações reais (ME2) demonstram a aplicação prática destas metodologias em contextos de investigação. Por fim, OA5, que envolve a apresentação e discussão dos resultados de uma análise de dados, é alcançado através de ME1, ME2 e ME3. As sessões teórico-práticas (ME1) incluem momentos de apresentação e discussão, promovendo a capacidade de análise dos alunos. As situações reais de investigação (ME2) fornecem exemplos concretos sobre como apresentar e interpretar resultados. Os materiais didáticos (ME3) oferecem modelos e exemplos de apresentações, auxiliando os alunos na preparação e execução de suas próprias discussões de resultados.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Material didático de ADCS: Descritiva, preparado pela equipa docente (disponível no Moodle) - Diez, David; M Cetinkaya-Rundel; Christopher D Barr (2019) - OpenIntro Statistics? cap. 1 e cap.2 -, (4thEd), Ed. Openintrod.org

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Sites: - OpenIntro Statistics - https://www.openintro.org/book/os/ - Instituto Nacional de Estatística (INE) - http://www.ine.pt/ - Pordata - http://www.pordata.pt/ - Eurostat - http://epp.eurostat.ec.europa.eu/ - European Social Survey - http://www.europeansocialsurvey.org/

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-15