Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Os alunos devem: compreender os objetivos e a fundamentação de técnicas inferenciais de análise de dados em ciências sociais, assim como a interpretar os resultados obtidos; saber aplicar as técnicas de análise inferencial com recurso ao SPSS; saber elaborar relatórios de análise de dados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos devem: saber identificar, definir e utilizar os conceitos fundamentais de estatística inferencial (OA1), calcular a dimensão de uma amostra (OA2), estimar e interpretar um intervalo de confiança (OA3), escolher o teste a usar em cada situação (OA4), aplicar e interpretar testes estatísticos (OA5), realizar o teste escolhido no SPSS (OA6) e reportar os resultados estatísticos num relatório (OA7); construir e analisar variáveis compósitas (OA8).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Conceitos básicos de estatística inferencial CP2. Estimação 2.1. Intervalos de confiança para a média e para a proporção 2.2. Determinação da dimensão da amostra CP3. Testes de Hipóteses 3.1. Teste t para uma amostra 3.2. Teste t para duas amostras 3.3. Teste de independência do qui-quadrado CP4. Criação e análise de variáveis compostas (com o SPSS)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O primeiro ponto do programa – conceitos fundamentais (CP1) - permite identificar, definir e utilizar os conceitos fundamentais de estatística inferencial (OA1). O segundo ponto do programa - estimação (CP2) - possibilita o cálculo da dimensão de uma amostra (OA2) e efetuar estimativas por intervalo de confiança (OA3). O terceiro ponto do programa – testes de hipóteses (CP3) -tem como objetivo dar ferramentas que permitam aos estudantes escolher o teste a usar em cada situação (OA4), aplicar e interpretar testes estatísticos (OA5). Os pontos CP2 e CP3 contribuem para o objetivo de reportar os resultados estatísticos num relatório (OA7). O último ponto do programa - variáveis compósitas (CP4) – permite a construção de variáveis novas resultantes da conjugação de diversas variáveis originais (OA8).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: teste escrito (60%), construção de um relatório de analise de dados (30%) e teste de SPSS (10%). Na avaliação ao longo do semestre a componente de relatório e de teste de SPSS serão realizadas no mesmo dia. Avaliação por exame: componente escrita (60%), construção de relatório (30%) e componente de SPSS (10%). Nestas duas formas de avaliação (ao longo do semestre e por exame) o estudante não pode ter nota inferior a 7 valores em nenhuma das 3 componentes.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de aprendizagem desta UC integram os princípios e praticas do modelo pedagogico do ISCTE. Atividades de ensino-aprendizagem envolvendo sessões teórico-práticas, sessões laboratoriais e orientação tutorial. A exposição dos diferentes pontos do programa é acompanhada da apresentação de situações reais de investigação. A utilização do Moodle é um meio de aprendizagem pois permite maior interação e participação por parte dos alunos. A sua utilização permite o acesso a todos os materiais necessários ao acompanhamento das aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teórico-práticas, sessões laboratoriais e a orientação tutorial, que devem ser acompanhados pelo trabalho autónomo desenvolvido pelos alunos, são particularmente adequados ao cumprimento dos objetivos desta unidade curricular. Os instrumentos de avaliação foram desenhados de forma a atingir os objetivos de aprendizagem definidos para a unidade curricular. Pretende-se proporcionar aos alunos o conhecimento e a avaliação crítica de instrumentos de análise de dados inferencial, familiarizar os alunos na construção e interpretação de relatórios de análise de dados, capacitar a utilização de um programa estatístico de análise de dados, vocacionado para as Ciências Sociais (SPSS).
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Marôco, João (2021) - Análise Estatística com o SPSS Statistics (8ªed.), Report Number. - Laureano, Raul (2022) - Testes de Hipóteses com o SPSS Statistics: O meu manual de consulta rápida, Silabo. - Field, Andy (2017) - Discovering Statistics Using Ibm Spss Statistics, Sage. - Material didático preparado pela equipa e disponível no Moodle. - Laureano, Raul (2022) - Testes de Hipóteses e Regressão, Lisboa, Edições Sílabo. - Marôco, J. (2018) - Análise Estatísti- Marôco, J. (2018) - Análise Estatística com o SPSS Statistics (7ªed.), Pêro Pinheiro, Report Number. ca com o SPSS Statistics (7ªed.), Pêro Pinheiro, Report Number.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24