Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5401
Acrónimo :
L5401
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Os alunos devem: compreender os objetivos e a fundamentação de técnicas inferenciais de análise de dados em ciências sociais, assim como a interpretar os resultados obtidos; saber aplicar as técnicas de análise inferencial com recurso ao SPSS; saber elaborar relatórios de análise de dados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos devem: saber identificar, definir e utilizar os conceitos fundamentais de estatística inferencial (OA1), calcular a dimensão de uma amostra (OA2), estimar e interpretar um intervalo de confiança (OA3), escolher o teste a usar em cada situação (OA4), aplicar e interpretar testes estatísticos (OA5), realizar o teste escolhido no SPSS (OA6) e reportar os resultados estatísticos num relatório (OA7); construir e analisar variáveis compósitas (OA8).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Conceitos básicos de estatística inferencial CP2. Estimação 2.1. Intervalos de confiança para a média e para a proporção 2.2. Determinação da dimensão da amostra CP3. Testes de Hipóteses 3.1. Teste t para uma amostra 3.2. Teste t para duas amostras 3.3. Teste de independência do qui-quadrado CP4. Criação e análise de variáveis compostas (com o SPSS)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O primeiro ponto do programa – conceitos fundamentais (CP1) - permite identificar, definir e utilizar os conceitos fundamentais de estatística inferencial (OA1). O segundo ponto do programa - estimação (CP2) - possibilita o cálculo da dimensão de uma amostra (OA2) e efetuar estimativas por intervalo de confiança (OA3). O terceiro ponto do programa – testes de hipóteses (CP3) -tem como objetivo dar ferramentas que permitam aos estudantes escolher o teste a usar em cada situação (OA4), aplicar e interpretar testes estatísticos (OA5). Os pontos CP2 e CP3 contribuem para o objetivo de reportar os resultados estatísticos num relatório (OA7). O último ponto do programa - variáveis compósitas (CP4) – permite a construção de variáveis novas resultantes da conjugação de diversas variáveis originais (OA8).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: teste escrito (60%), construção de um relatório de analise de dados (30%) e teste de SPSS (10%). Na avaliação ao longo do semestre a componente de relatório e de teste de SPSS serão realizadas no mesmo dia. Avaliação por exame: componente escrita (60%), construção de relatório (30%) e componente de SPSS (10%). Nestas duas formas de avaliação (ao longo do semestre e por exame) o estudante não pode ter nota inferior a 7 valores em nenhuma das 3 componentes.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de aprendizagem desta UC integram os princípios e praticas do modelo pedagogico do ISCTE. Atividades de ensino-aprendizagem envolvendo sessões teórico-práticas, sessões laboratoriais e orientação tutorial. A exposição dos diferentes pontos do programa é acompanhada da apresentação de situações reais de investigação. A utilização do Moodle é um meio de aprendizagem pois permite maior interação e participação por parte dos alunos. A sua utilização permite o acesso a todos os materiais necessários ao acompanhamento das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teórico-práticas, sessões laboratoriais e a orientação tutorial, que devem ser acompanhados pelo trabalho autónomo desenvolvido pelos alunos, são particularmente adequados ao cumprimento dos objetivos desta unidade curricular. Os instrumentos de avaliação foram desenhados de forma a atingir os objetivos de aprendizagem definidos para a unidade curricular. Pretende-se proporcionar aos alunos o conhecimento e a avaliação crítica de instrumentos de análise de dados inferencial, familiarizar os alunos na construção e interpretação de relatórios de análise de dados, capacitar a utilização de um programa estatístico de análise de dados, vocacionado para as Ciências Sociais (SPSS).

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Marôco, João (2021) - Análise Estatística com o SPSS Statistics (8ªed.), Report Number. - Laureano, Raul (2022) - Testes de Hipóteses com o SPSS Statistics: O meu manual de consulta rápida, Silabo. - Field, Andy (2017) - Discovering Statistics Using Ibm Spss Statistics, Sage. - Material didático preparado pela equipa e disponível no Moodle. - Laureano, Raul (2022) - Testes de Hipóteses e Regressão, Lisboa, Edições Sílabo. - Marôco, J. (2018) - Análise Estatísti- Marôco, J. (2018) - Análise Estatística com o SPSS Statistics (7ªed.), Pêro Pinheiro, Report Number. ca com o SPSS Statistics (7ªed.), Pêro Pinheiro, Report Number.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24