Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Os alunos devem: compreender os objetivos e a fundamentação de técnicas inferenciais de análise de dados em ciências sociais, assim como a interpretar os resultados obtidos; saber aplicar as técnicas de análise inferencial com recurso ao SPSS; saber elaborar relatórios de análise de dados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos devem: compreender os conceitos fundamentais de estatística inferencial (OA1), calcular a dimensão de uma amostra (OA2), estimar e interpretar um intervalo de confiança (OA3), escolher o teste a usar em cada situação (OA4), aplicar e interpretar testes estatísticos (OA5) , realizar o teste escolhido no SPSS (OA6) e saber reportar os resultados estatísticos num relatório (OA7); criar e analisar novas variáveis (OA8).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Conceitos básicos de estatística inferencial, probabilidades e distribuição normal (P1) 2. Estimação (P2) 2.1. Intervalos de confiança para a média e para a proporção (P2.2) 2.2. Determinação da dimensão da amostra (P2.3) 3. Testes de Hipóteses (P3) 3.1. Teste t para uma amostra (P3.1) 3.2. Teste t para duas amostras independentes (P3.2) 3.3. Teste de independência do qui-quadrado (P3.3) 4. Criação e análise de variáveis compostas (com o SPSS) (P4)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
P1 - OA1 P2 - AO2 a OA3 P3 - OA4 a OA7 P4 - AO8
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: teste escrito (70%), teste de spss (30%). Avaliação por exame: componente escrito (70%), componente de spss (30%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Actividades de ensino-aprendizagem envolvendo sessões teórico-práticas, sessões laboratoriais e orientação tutorial. A exposição dos diferentes pontos do programa é acompanhada da apresentação de situações reais de investigação. A utilização do e-Learning, é um meio de aprendizagem pois permite maior interacção e participação por parte dos alunos. A sua utilização permite o acesso a todos os materiais necessários ao acompanhamento das aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teórico-práticas, sessões laboratoriais e a orientação tutorial, assim como o fomentar do trabalho individual e de grupo por parte dos estudantes, são particularmente adequados ao cumprimento dos objetivos desta unidade curricular. Pretende-se proporcionar aos alunos instrumentos de análise de dados inferencial, familiarizar os alunos na construção e interpretação de relatórios de análise de dados, disponibilizar o conhecimento de um programa estatístico de análise de dados, vocacionado para as Ciências Sociais (SPSS) e treinar o uso desta ferramenta.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Material didático preparado pela equipa e disponível no Moodle. - Laureano, Raul (2020) - Testes de Hipóteses e Regressão, Lisboa, Edições Sílabo. - Marôco, J. (2018) - Análise Estatística com o SPSS Statistics (7ªed.), Pêro Pinheiro, Report Number.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
INE: http://www.ine.pt/ ALEA/INE: http://alea-estp.ine.pt/ Pordata: http://www.pordata.pt/ EUROSTAT: http://epp.eurostat.ec.europa.eu/ European Social Survey: http://www.europeansocialsurvey.org/
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16