Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Aquisição de conhecimentos e de capacidade de compreensão sobre a Ciência Política enquanto disciplina genérica e, de forma introdutória, sobre os diferentes objectos políticos concretos em que ela se desdobra, com base em manuais avançados e actualizados desta unidade de conhecimento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
- Desenvolver ferramentas de descoberta e defesa de argumentos no domínio da política enquanto modalidade de aplicação dos conhecimentos e compreensão adquiridos. - Promover a capacidade de análise e reflexão crítica sobre objectos e eventos políticos concretos. - Aprender a transmitir as informações e ideias adquiridas, incluindo problemas e soluções gerais de política. - Adquirir bases susceptíveis de favorecer o acesso ao conhecimento e compreensão de domínios mais aprofundados e complexos da ciência política, tal como ministrados nas disciplinas especializadas do curso.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Objetos da Ciência Política 2. Métodos da Ciência Política (comparativo, experimental, estudo de caso e estudo estatístico) 3. Behaviouralismo 4. Análise de sistemas 5. Novos institucionalismos 6. Escolha Racional 7. Estado Nação 8. Relação entre estado e cidadãos (autoridade e tipos legitimidade) 9. Representação política e igualdade 10. Sistemas Eleitorais 11. Partidos e Sistemas de partidos 12. Participação política: convencional e não convencional 13. Movimentos sociais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos adequam-se aos objectivos de uma disciplina introdutória e genérica, fornecendo um conjunto de conhecimentos de base relativos a questões de método, abordagens e temáticas fulcrais da política contemporânea.
Avaliação / Assessment
I - Opção avaliação ao longo do semestre a) participação nas aulas e exposição oral de grupo (20%) c) ensaio de grupo sobre tema relacionado com a matéria (30%) d) teste final na data do exame de 1ª época (50%). Nota: Estudantes em avaliação ao longo do semestre têm de assistir a, pelo menos, 70% das aulas. OU II - Opção avaliação por exame O exame final (2ª época) é uma alternativa para os que tenham insucesso na avaliação ao longo do semestre ou pretendam tentar melhoria de nota. Os estudantes que optem por não serem avaliados ao longo do semestre podem fazer o exame na 1ª época e, em caso de reprovação ou inscrição para melhoria têm, ainda, a possibilidade de realizar o exame final (2ª época).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas teóricas-práticas são protagonizadas pelo docente, mas com plena abertura aos comentários e perguntas dos alunos, e as práticas consistem nas exposições orais pelos alunos, com natural envolvimento do docente e dos alunos. Os alunos contam não só com o apoio presencial do docente, dentro e fora das aulas, mas também com o caderno de textos-base da cadeira.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino são coerentes com os objectivos de aprendizagem porque ao colocarem ao dispor dos alunos um conjunto de fontes bibliográficas actualizadas, cujo conteúdo é de certo modo sintetizado, harmonizado e esclarecido por via dos apontamentos das aulas, fornecem-lhes condições para adquirirem capacidade de descoberta e de defesa de argumentos em torno de tópicos essenciais da ciência política coetânea, do mesmo modo que as aulas práticas e a abertura ao debate promovem a capacidade de articulação e transmissão da informação e das ideias recolhidas.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Shively, W. Phillips (2013 14ª ed.), Power and Choice: An Introduction to Political Science, New York, McGraw Hill. Pasquino, Gianfranco (2010, 2ª ed.), Curso de Ciência Política, Cascais, Principia. Lowndes, Vivien, e outros (2018), Theory and methods in political science, London, Palgrave. Heywood, Andrew (2013, 4ª ed.), Politics, Hampshire/New York, Palgrave Macmillan.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Teixeira, Conceição Pequito (coord.) (2018), O Sistema Político Português. Uma Perspectiva Comparada, Cascais, Princípia. Teixeira, Conceição Pequito (2018), A Qualidade da Democracia em Portugal, Lisboa, FFMS. Tansey, Stephen (2005), Politics. The Basics, London, Routledge. Lopes, Fernando Farelo, e André Freire (2002), Partidos políticos e sistemas eleitorais: uma introdução, Lisboa, Celta. Lapierre, Jean-W. (sd), a Análise dos Sistemas Políticos, Lisboa, Rolim. Jalali, Carlos (2017), Partidos e Sistemas Partidários, Lisboa, FFMS. Hoffman, John, e Paul Graham (2006), Introduction to Political Concepts, Harlow, Pearson. Heywood, Andrew (2000), Key Concepts in Politics, Houndmills, Palgrave. Freire, André (2015), O Futuro da Representação Política Democrática, Lisboa, Nova Vega. Fernandes, António José (2010, 3º ed.), Introdução à Ciência Política: teorias, métodos e temáticas, Porto, Porto Editora. Della Porta, Donatella (2003), Introdução à Ciência Política, Lisboa, Estampa.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-05