Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5402
Acrónimo :
L5402
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A UC visa fornecer (O1) uma visão geral sobre a disciplina de Ciência Política, no seu âmbito, metodologias e temas. Ao longo das 12 aulas que compõem a UC, os estudantes devem (O2) adquirir ferramentas essenciais que lhes permitam compreender e debater fenómenos políticos, promovendo-se a capacidade de análise e reflexão crítica sobre objectos e eventos políticos concretos. A UC foca diversos âmbitos regionais e diferentes casos, o que permite aos estudantes (O3) conhecer debates políticos actuais e a sua variação para além da experiência ocidental.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, os estudantes devem ser capazes de: OA1 – Definir o âmbito de actuação da Ciência Política; OA2 – Identificar e aplicar correctamente conceitos fundamentais da Ciência Política; OA3 – Analisar fenómenos políticos recorrendo a métodos e conceitos da Ciência Política; OA4 – Explicar as principais funções do Estado e a lógica de separação de poderes; OA5– Compreender o papel de actores estatais e não estatais, instituições e ideologias na composição de campos políticos; OA6 – Caracterizar e diferenciar sistemas democráticos e autocráticos; OA7 – Definir diferentes âmbitos de participação e de representação política; OA8 – Compreender fenómenos diversos de violência política; OA9 – Compreender o funcionamento do sistema internacional; OA10– Desenvolver capacidades de trabalho em grupo. OA11 – Elaborar um argumento oral e escrito e ancorado em literatura académica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Estudar política: métodos, conceitos fundamentais, âmbito e relevância da Ciência Política 2. Construção do Estado e separação de poderes 3. Cidadania e direitos 4. Ideologias políticas 5. Democracia e autoritarismo 6. Partidos e eleições 7. Instituições políticas 8. Participação e representação política 9. Simulação de campanha eleitoral, eleições e funções representativas 10. Atores políticos não estatais 11. Violência política 12. O sistema internacional

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O programa da UC está elaborado de forma a explicar aos/às estudantes os temas, objectos, eventos e metodologias introdutórias da Ciência Política. Os/as estudantes devem compreender e aplicar de forma rigorosa e informada os conceitos da disciplina na análise de fenómenos políticos contemporâneos, que incluem um escopo geográfico abrangente. A incidência em diferentes regiões do sistema internacional permite abordar a variedade e natureza de sistemas políticos, de actores e instituições.

Avaliação / Assessment


1. Avaliação ao longo do semestre (mínimo de 70% assistência a aulas) a) Assiduidade e participação activa nas aulas – 20% A participação ativa nas aulas refere-se à participação em debates centrados em conceitos, análise de excertos de textos e de imagens ou outros materiais, com um trabalho prévio em aula ou autonomamente fora do espaço da aula, em grupo ou individual. Neste item, considera-se o rigor conceptual, o pensamento crítico e a construção de um discurso coerente e informado. b) Apresentação do trabalho em grupo em aula (Simulação de campanha eleitoral, eleições e funções representativas) - 20% Nesta componente, avalia-se o trabalho de grupo apresentado em aula (na 9ª aula), em que se simula uma campanha eleitoral, o momento das eleições e as funções representativas dos eleitos. Na aula 3, a turma é dividida em grupos de 3 a 4 estudantes, cabendo aos grupos um papel nos três âmbitos referidos. Na apresentação, valoriza-se divisão do trabalho, a profundidade do tratamento do tema, os materiais apresentados e a construção de um discurso oral com base em fontes fornecidas pela equipa docente, a que se juntam fontes materiais resultado de procura autónoma pelos grupos. A detecção de plágio ou de outras modalidades de fraude académica implicam a anulação deste item de avaliação. c) Versão escrita do trabalho de grupo referido no ponto anterior (2000 a 2500 palavras) – 20% Na versão escrita do trabalho de grupo, considera-se a organização do texto e correção gramatical, a organização coerente do trabalho, o rigor na aplicação dos principais conceitos relacionados com campanhas políticas, eleições e representação. O trabalho deve ser entregue na mesma aula da apresentação. A detecção de plágio ou de outras modalidades de fraude académica implicam a anulação deste item de avaliação. d) Teste final na data do exame de 1ª época (40%) 2. Avaliação por exame Os estudantes que optem por não serem avaliados ao longo do semestre podem fazer o exame na 1ª época e, em caso de reprovação ou inscrição para melhoria têm, ainda, a possibilidade de realizar o exame final (2ª época). O exame final é também uma alternativa para os estudantes que tenham insucesso na avaliação ao longo do semestre ou pretendam tentar melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas da UC têm uma componente teórica e uma componente prática. A exposição teórica por parte da equipa docente visa dotar os estudantes de conceitos e ferramentas fundamentais da Ciência Política. Esta dimensão expositiva pode ser auxiliada por materiais que estimulem o interesse dos estudantes (apresentações multimédia, infografias, gráficos com base em dados de bases internacionais, entre outras). Para todos os tópicos do programa se apresentados debates teóricos munidos de evidências empíricas, com casos de diferentes regiões do sistema internacional. A componente prática das aulas tem diferentes metodologias participativas. Os debates em aula centram-se em conceitos, análise de excertos de textos, de imagens ou outros materiais, que se fazem previamente em grupo ou individualmente e após explicitação por parte da equipa docente da diversidade de fontes e métodos de pesquisa. Pretende-se que os debates apresentem perspetivas críticas sobre os objectos ou eventos políticos, de modo a desenvolver o pensamento crítico. Estes debates possibilitarão ainda o desenvolvimento de competências de argumentação e apresentação oral. Na aula 9, realiza-se uma simulação de uma campanha eleitoral, momento eleitoral e funções representativas dos eleitos, cabendo aos grupos um papel nestes três âmbitos. A equipa docente fornece literatura académica a cada um dos grupos e guia o trabalho atendendo à diversidade de sistemas e de instituições políticas. Cada grupo deve também preparar autonomamente a apresentação em aula e o trabalho escrito. A seleção dos grupos e dos temas faz-se na aula 3, de modo a possibilitar uma boa organização dos grupos e a mitigar desafios, no caso de acontecerem. Podem também organizar conferências, seminários, aulas-abertas e workshops em conjunto com outras UC de 1º ciclo da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, de forma a fortalecer metodologias participativas e promover debates e sinergias entre UC e cursos diferentes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino pretendem responder coerentemente aos desafios pedagógicos delineados nos objectivos de aprendizagem. A divisão pedagógica entre componentes teórica e prática prevê uma abordagem flexível aos debates teóricos, que se inicia na definição do campo de estudos e termina na compreensão de uma variedade ampla de fenómenos políticos, recorrendo a evidências empíricas geograficamente e contextualmente amplas e que versam sobre uma multitude de experiências políticas. As fontes bibliográficas, bem como todos os materiais de apoio previamente identificados nas metodologias de ensino, que inclui o debate em sala de aula acompanhado pela equipa docente, situam-se no centro da aprendizagem, que visa incutir pensamento crítico, autonomia de trabalho e uma compreensão crítica dos vários temas da ciência política contemporânea.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Altman, D., Angiolillo, F., Fernandes, T., Good God, A., & Lindberg, S. I. (2025). Democracy report 2025: 25 years of autocratization – Democracy trumped? V-Dem Institute, University of Gothenburg Della Porta, D. (2003). Introdução à ciência política. Estampa Garnett, H. A., James, T. S., & Caal-Lam, S. (2024). Year in elections global report 2024. The Electoral Integrity Project Geddes, B., Wright, J., & Frantz, E. (2018). How dictatorships work: Power, personalization, and collapse. Cambridge University Press Heywood, A. (2013). Politics (4th ed.). Palgrave Macmillan Jalali, C. (2017). Partidos e sistemas partidários. Fundação Francisco Manuel dos Santos Lowndes, V., Marsh, D., & Stoker, G. (Eds.). (2017). Theory and methods in political science (4th ed.). Red Globe Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Brierley, S., & Kramon, E. (2020). Party campaign strategies in Ghana: Rallies, canvassing and handouts. African Affairs, 119(477), 587–603 Capan, Z. G. (2017). Decolonising international relations? Third World Quarterly, 38(1), 1–15 Cheeseman, N. (Ed.). (2020). The Oxford encyclopedia of African politics. Oxford University Press Elgie, R. (2020). An intellectual history of the concepts of premier-presidentialism and president-parliamentarism. Political Studies Review, 18(1), 12–29 Farag, M., Jung, H. R., Montini, I. C., Bourdeau de Fontenay, J., & Ladhar, S. (2023). What do we know about power sharing after 50 years? Government and Opposition, 58, 899–920. Garzón Vallejo, I. (2024). The Colombian paradox: Religion, democracy, and political violence. Journal of Iberian and Latin American Studies, 30(3), 355–369 Mampilly, Z., & Stewart, M. A. (2021). A typology of rebel political institutional arrangements. Journal of Conflict Resolution, 65(1), 15–45 Martins, V. (2016). Politics of power and hierarchies of citizenship in Angola. Citizenship Studies, 21(1), 100–115 Mudde, C., & Rovira Kaltwasser, C. (2018). Studying populism in comparative perspective: Reflections on the contemporary and future research agenda. Comparative Political Studies, 51(13), 1667–1693 Sá, A. L., & Sanches, E. R. (2021). The politics of autocratic survival in Equatorial Guinea: Co-optation, restrictive institutional rules, repression, and international projection. African Affairs, 120(478), 78–102

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-24