Planeamento

Aulas

Aula 1

Exposição do programa da UC e do sistema de avaliação

As Estatísticas Oficiais. O Sistema Estatístico Nacional e o Conselho Superior de Estatística.

Instituições produtoras de estatísticas oficiais e caraterísticas das mesmas.


Aula 2

Sistema de Metainformação e Pesquisa de Dados. Concretização da utilização do sistema de metainformação e da pesquisa de dados a partir de um pequeno exercício de análise da distribuição da população residente por NUT 2 nos Censos de 2021. Download de dados, formatação da tabela, cálculo de percentagens e construção de um gráfico com o Excel. Construção de títulos e indicação de fontes.



Aula 3

A Sociologia da produção estatística de Sérgio Bacelar.

Estatística como instrumental técnico nas ciências sociais e estatísticas como repositório dos dados construídos a partir de diversas fontes. A dimensão social da produção estatística: classificações, abrangência e problematização da exatidão.

Os consensos intersubjetivos na produção de classificações e no ato de classificar. A evolução dos procedimentos estatísticos no tempo (áreas estatísticas, conceitos e processos) e no espaço (variantes nacionais dos sistemas estatísticos)


Aula 4

Realização de um pequeno exercício com o Eurostat. Procura de informação neste portal acerca da população residente na europa e respetiva partição por sexo. Elaboração de gráficos a partir dos totais e percentagem da população por sexo após a realização dos cálculos com o Excel. Comentário dos dados, confrontando os poucos casos em que a percentagem de homens é ligeiramente superior, invertendo os resultados habituais. Procura de possíveis razões para este resultado.


Aula 5

Realização do 1º Exercício de avaliação em grupo.


Aula 6

Realização do 1º Exercício de avaliação em grupo.


Aula 7

Correção do exercício de grupo realizado na semana anterior.

O recenseamento da população e habitação. População residente, famílias, alojamentos e edifícios.

A evolução da população portuguesa entre os momentos censitários: distribuição pelo território, qualificação escolar secundária e superior e evolução em número e composição dos agregados familiares clássicos. Estrutura etária da população.


Aula 8

A alteração da configuração da pirâmide etária entre 2001 e 2011 e comparação 2001 – 2020.

Realização de um mapa com a taxa de variação da densidade populacional entre 1981 e 2021. Apuramento de dados através do Pordata, cálculos e produção do mapa com o software online mapinseconds.



Aula 9

Estimativas da população residente. Fontes de informação e estatísticas disponibilizadas.

População residente e indicadores de síntese: esperança média de vida, nados vivos e idade média da mão ao nascimento do primeiro filho. Taxas brutas de nupcialidade e divorcialidade. Longevidade, natalidade e envelhecimento. Tendências estruturais e conjunturais da população residente.


Aula 10

Realização de um exercício sobre o envelhecimento da população em Portugal (índice de envelhecimento e índice de dependência total). Procura de dados no INE, tratamento da informação, construção de gráficos e comentário dos dados.


Aula 11

Realização do 2º momento de avaliação em grupo.



Aula 12

Realização do 2º momento de avaliação em grupo.



Aula 13

Estatísticas da Educação em Portugal. Apresentação das Fontes e breve resenha histórica da Educação em Portugal desde a Monarquia Constitucional até ao presente para contextualização do défice estrutural de escolarização da população portuguesa.

Taxas real e bruta da escolarização desde 1960 até à atualidade. O Recenseamento Escolar e a progressão de matriculados por ciclo de ensino (do pré-escolar ao ensino superior) desde 2000 até à atualidade.

Políticas Públicas de alargamento do público escolar e de diminuição do abandono e retenção, bem como de redução de equipamentos e pessoal ao serviço.


Aula 14

Realização de um exercício sobre a taxa bruta de escolarização desde o início do século. Recolha de informação no portal da DGEEC e INE, formatação da informação e cálculo do indicador. Interpretação dos resultados em função do conceito e das características do sistema educativo em Portugal e respetivas mudanças nos últimos anos, em particular da extensão da escolaridade obrigatória até aos 12º/18 anos.


Aula 15

Estatísticas do Mercado de Trabalho. Contextualização do trabalho nas sociedades industriais e contemporâneas. Trabalho, rendimento e cidadania.

As diversas fontes de estatísticas sobre o trabalho, emprego e desemprego. Principais diferenças entre fontes amostrais e administrativas: Inquérito ao Emprego, Desemprego registado e quadros de pessoal.

Taxas de atividade e de emprego na Europa. O que suscita as dferenças na atualidade. Alguns exercícios em torno da influência do ritmo de entrada das mulheres e dos jovens no mercado de trabalho em diferentes países.


Aula 16

Realização de um pequeno exercício comparativo no Eurostat relativo ao desemprego em Portugal e na Europa em função do sexo, escalão etário e nível de escolaridade. Comentário dos resultados.



Aula 17

Resolução do exercício 3 em grupo.



Aula 18

Resolução do exercício 3 em grupo.



Aula 19

Estatísticas da Sociedade da Informação. A evolução da noção de sociedade da informação dos anos 70 até à atualidade. Os primórdios dos processos de medida: Sector TIC, contagem de hosts, etc. Os primeiros questionários sobre a utilização das TIC pelos indivíduos, famílias, empresas e organismos da administração pública.


Aula 20

A evolução do acesso à internet e respetiva utilização em Portugal e na Europa nos últimos 15 anos. A importância dos fatores idade e escolaridade na utilização destes equipamentos e serviços.

Realização de um pequeno exercício a partir do Eurostat. Utilização da internet e utilizadores diários da internet por grupo etário e grau de escolaridade. Trabalho dos dados com o excel e produção de gráficos.

A informação gerada pelos utilizadores e o big data. Usos indevidos da informação e manipulação da mesma para diferentes fins. A inteligência artifical


Aula 21

A mensuração das desigualdades de rendimento. Relevância deste objetivo em termos de políticas públicas e sociais.

Desigualdade de rendimento e risco de pobreza na Europa através de diferentes perspetivas e indicadores. Rácio S80/S20 e índice Gini na Europa e no mundo. Realização de um gráfico de Bubbles com de contraste do Índice de Gini em dois períodos no tempo e população residente.


Aula 22

Rendimento mediano por adulto equivalente. Rendimento por qualificação escolar e proporção do rendimento por quintil. Risco de pobreza na nos países da União Europeia e por grupo etário.

Trabalhadores pobres na Europa


Aula 23

Realização do Exercício 4 em grupo


Aula 24

Realização do Exercício 4 em grupo