Planeamento
Aulas
Aula 1
Exposição
do programa da UC e do sistema de avaliação
As
Estatísticas Oficiais. O Sistema Estatístico Nacional e o Conselho Superior de
Estatística.
Instituições
produtoras de estatísticas oficiais e caraterísticas das mesmas.
Aula 2
Sistema de Metainformação
e Pesquisa de Dados. Concretização da utilização do sistema de metainformação e
da pesquisa de dados a partir de um pequeno exercício de análise da distribuição
da população residente por NUT 2 nos Censos de 2021. Download de dados,
formatação da tabela, cálculo de percentagens e construção de um gráfico com o
Excel. Construção de títulos e indicação de fontes.
Aula 3
A Sociologia da produção estatística de Sérgio
Bacelar.
Estatística como instrumental técnico nas
ciências sociais e estatísticas como repositório dos dados construídos a partir
de diversas fontes. A dimensão social da produção estatística: classificações,
abrangência e problematização da exatidão.
Os consensos intersubjetivos na produção de
classificações e no ato de classificar. A evolução dos procedimentos
estatísticos no tempo (áreas estatísticas, conceitos e processos) e no espaço
(variantes nacionais dos sistemas estatísticos)
Aula 4
Realização de um pequeno exercício com o Eurostat.
Procura de informação neste portal acerca da população residente na europa e
respetiva partição por sexo. Elaboração de gráficos a partir dos totais e
percentagem da população por sexo após a realização dos cálculos com o Excel. Comentário
dos dados, confrontando os poucos casos em que a percentagem de homens é
ligeiramente superior, invertendo os resultados habituais. Procura de possíveis
razões para este resultado.
Aula 5
Realização do 1º Exercício de avaliação em
grupo.
Aula 6
Realização do 1º Exercício de avaliação em
grupo.
Aula 7
Correção do exercício de grupo realizado na
semana anterior.
O recenseamento da população e habitação.
População residente, famílias, alojamentos e edifícios.
A evolução da população portuguesa entre os
momentos censitários: distribuição pelo território, qualificação escolar
secundária e superior e evolução em número e composição dos agregados
familiares clássicos. Estrutura etária da população.
Aula 8
A alteração da
configuração da pirâmide etária entre 2001 e 2011 e comparação 2001 – 2020.
Realização de um mapa com
a taxa de variação da densidade populacional entre 1981 e 2021. Apuramento de
dados através do Pordata, cálculos e produção do mapa com o software online
mapinseconds.
Aula 9
Estimativas da população residente. Fontes de
informação e estatísticas disponibilizadas.
População residente e indicadores de síntese:
esperança média de vida, nados vivos e idade média da mão ao nascimento do
primeiro filho. Taxas brutas de nupcialidade e divorcialidade. Longevidade,
natalidade e envelhecimento. Tendências estruturais e conjunturais da população
residente.
Aula 10
Realização de um exercício sobre o envelhecimento da população em Portugal (índice de envelhecimento e índice de dependência total). Procura de dados no INE,
tratamento da informação, construção de gráficos e comentário dos dados.
Aula 11
Realização do 2º momento
de avaliação em grupo.
Aula 12
Realização do 2º momento
de avaliação em grupo.
Aula 13
Estatísticas da Educação em Portugal.
Apresentação das Fontes e breve resenha histórica da Educação em Portugal desde
a Monarquia Constitucional até ao presente para contextualização do défice estrutural
de escolarização da população portuguesa.
Taxas real e bruta da escolarização desde 1960
até à atualidade. O Recenseamento Escolar e a progressão de matriculados por
ciclo de ensino (do pré-escolar ao ensino superior) desde 2000 até à
atualidade.
Políticas Públicas de alargamento do público
escolar e de diminuição do abandono e retenção, bem como de redução de
equipamentos e pessoal ao serviço.
Aula 14
Realização de um exercício sobre a taxa bruta
de escolarização desde o início do século. Recolha de informação no portal da
DGEEC e INE, formatação da informação e cálculo do indicador. Interpretação dos
resultados em função do conceito e das características do sistema educativo em
Portugal e respetivas mudanças nos últimos anos, em particular da extensão da
escolaridade obrigatória até aos 12º/18 anos.
Aula 15
Estatísticas do Mercado de Trabalho. Contextualização do trabalho nas sociedades industriais e contemporâneas. Trabalho, rendimento e cidadania.
As diversas fontes de estatísticas sobre o trabalho, emprego e desemprego. Principais diferenças entre fontes amostrais e administrativas: Inquérito ao Emprego, Desemprego registado e quadros de pessoal.
Taxas de atividade e de emprego na Europa. O que suscita as dferenças na atualidade. Alguns exercícios em torno da influência do ritmo de entrada das mulheres e dos jovens no mercado de trabalho em diferentes países.
Aula 16
Realização de um pequeno
exercício comparativo no Eurostat relativo ao desemprego em Portugal e na
Europa em função do sexo, escalão etário e nível de escolaridade. Comentário
dos resultados.
Aula 17
Resolução do exercício 3
em grupo.
Aula 18
Resolução do exercício 3
em grupo.
Aula 19
Estatísticas da Sociedade
da Informação. A evolução da noção de sociedade da informação dos anos 70 até à
atualidade. Os primórdios dos processos de medida: Sector TIC, contagem de
hosts, etc. Os primeiros questionários sobre a utilização das TIC pelos indivíduos,
famílias, empresas e organismos da administração pública.
Aula 20
A evolução do acesso à
internet e respetiva utilização em Portugal e na Europa nos últimos 15 anos. A
importância dos fatores idade e escolaridade na utilização destes equipamentos
e serviços.
Realização de um pequeno
exercício a partir do Eurostat. Utilização da internet e utilizadores diários
da internet por grupo etário e grau de escolaridade. Trabalho dos dados com o
excel e produção de gráficos.
A informação gerada pelos
utilizadores e o big data. Usos indevidos da informação e manipulação da mesma
para diferentes fins. A inteligência artifical
Aula 21
A mensuração das desigualdades de
rendimento. Relevância deste objetivo em termos de políticas públicas e
sociais.
Aula 22
Rendimento
mediano por adulto equivalente. Rendimento por qualificação escolar e proporção
do rendimento por quintil. Risco de pobreza na nos países da União Europeia e
por grupo etário.
Trabalhadores
pobres na Europa
Aula 23
Realização do Exercício 4 em grupo
Aula 24
Realização do Exercício 4 em grupo