Planeamento

Aulas

Aulas 1 e 2 (20 de Setembro): Apresentação da UC. Introdução á Teoria Política

Apresentação da UC:


- Programa


- Metodologia de trabalho


- Métodos de avaliação





Introdução à teoria política.


BIBLIOGRAFIA:


Amaral, D. F. (1999). História das Ideias Políticas - Vol. 1, Coimbra, Almedina, pp. 29-50.


Aulas 3 e 4 (27 de Setembro): Platão, Aristóteles, Maquiavel

Antecedentes clássicos da teoria política moderna: Platão e Aristóteles.

BIBLIOGRAFIA:

Nay, Olivier (2007), História das Ideias Políticas, Petrópolis, Editora Vozes, pp. 39-56.


Maquiavel e o Príncipe

BIBLIOGRAFIA:

Maquiavel, N. (1505/2008). O Príncipe. Lisboa. Editorial Presença.


Aulas 5 e 6 (4 de Outubro): Contratualistas

Contratualistas: Hobbes, Locke, Rousseau

BIBLIOGRAFIA:

  • Nay, Olivier (2007), História das Ideias Políticas, Petrópolis, Editora Vozes, pp 165-169; 197-200; 275-279.
  • Prélot, Marcel e Georges Lescuyer (2000), História das Ideias Políticas, vol I, Lisboa, Presença, pp 291-296
  • Prelot, Marcel e Georges Lescuyer (2001), História das Ideias Políticas.Do liberalismo á actualidade, vol II, Lisboa, Presença, pp 35-43, 56-68.



Aulas 7, 8 e 9 (11 de Outubro): Montesquieu: Moderação Política e Separação de Poderes; De Platão a Montesquieu: Exercícios Práticos

Montesquieu: moderação política e separação de poderes

BIBLIOGRAFIA:

  • Nay, Olivier (2007), História das Ideias Políticas, Petrópolis, Editora Vozes, pp. 201-207.
  • Prelot, Marcel e Georges Lescuyer (2001), História das Ideias Políticas.Do liberalismo á actualidade, vol II, Lisboa, Presença, pp. 44-55.

De Platão a Montesquieu: Exercícios Práticos


Aulas 10 e 11 (25 de Outubro): Apresentações dos alunos, Tópicos 1 a 6.

Apresentações dos alunos: Tópicos 1 a 6.


Aulas 12, 13 e 14 (6 de Novembro). Teste. Edmund Burke. Benjamin Constant

Teste: Tópicos 1 a 6.


Edmund Burke: conservadorismo liberal e tradição

BIBLIOGRAFIA:

Chevalier, Jean-Jacques e Yves Guchet ((2004), A s Grandes Obras Políticas. De Maquiavel à Actualidade, Mem Martins: Europa-América, pp. 187-204.


Benjamin Constant: liberdade dos antigos e liberdade dos modernos

BIBLIOGRAFIA:

  • Nay, Olivier (2007), História das Ideias Políticas, Petrópolis, Editora Vozes, pp. 309-313.
  • Prelot, Marcel e Georges Lescuyer (2001), História das Ideias Políticas.Do liberalismo á actualidade, vol II, Lisboa, Presença, pp. 92-96.


Aulas 15 e 16 (15 de Novembro): Tocqueville, Mill

Alexis de Tocqueville: igualdade e liberdade nas democracias modernas

BIBLIOGRAFIA:

  • Nay, Olivier (2007), História das Ideias Políticas, Petrópolis, Editora Vozes, pp. 314-319.
  • Prelot, Marcel e Georges Lescuyer (2001), História das Ideias Políticas.Do liberalismo á actualidade, vol II, Lisboa, Presença, pp. 106-112.

John Stuart Mill: governo representativo e participação política

BIBLIOGRAFIA:
Alves, R. V. S. (2011). SOBRE A LIBERDADE: INDIVÍDUO E SOCIEDADE EM STUART MILL. Revista CEPPG, 25(2), pp. 197-212.
Dalaqua, G. H. (2016). Democracia representativa, conflito e justiça em J. S. Mill. Doispontos,13 (2), pp. 15-37.
Simões, M. (2013). John Stuart Mill: utilitarismo e liberalismo. Veritas, 58(1), pp. 174-189.


Aulas 17 e 18 (22 de Novembro) Karl Marx e Friedrich Engels: dominação de classe e ordem política

Karl Marx e Friedrich Engels: dominação de classe e ordem política

BIBLIOGRAFIA:

  • Nay, Olivier (2007), História das Ideias Políticas, Petrópolis, Editora Vozes, pp. 420-429.


Aulas 19 e 20 (29 de Novembro): Weber. Exercícios.

Max Weber: distribuição de poder e formas de dominação.

BIBLIOGRAFIA:

Aldeia, J. (2009). MAX WEBER: "HOMEM DO SEU TEMPO" OU "HOMEM À FRENTE DO SEU TEMPO"? Oficina do CES n.º 332.

Eslabão, D. R. (s.d.) O CONCEITO DE DOMINAÇÃO EM MAX WEBER: UM ESTUDO SOBRE A LEGITIMIDADE DO PODER. Manuscrito não publicado.


Aulas 21 e 22 (4 de Dezembro): Exercícios

Exercícios


Aulas 23 e 24 (13 de Dezembro) Apresentações dos alunos: Tópicos 7 a 12.

Apresentações dos alunos: Tópicos 7 a 12.