Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5406
Acrónimo :
L5406
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Facultar aos estudantes um conhecimento aprofundado das principais tradições analíticas, temas em discussão e mais recentes inovações conceptuais e metodológicas no campo disciplinar da teoria política contemporânea. Esta cadeira procura que o ensino da teoria política tenha em consideração a sua extrema diversidade, dando por isso igual importância à primeira e à segunda metades do sec. XX, assim como às inúmeras escolas, indo do conservadorismo às diversas concepções do marxismo e do liberalismo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta cadeira tem como primeiro objectivo leccionar e debater a literatura contemporânea sobre teoria política, destacando a sua especificidade conceptual e interrogações primordiais face à teoria política de outras épocas históricas. O segundo objectivo da cadeira é confrontar as abordagens existentes neste campo disciplinar com desenvolvimentos do mundo real. Terceiro, procurar-se-á distinguir e explicar os principais argumentos das diversas teorias políticas, comparando-as entre si. Uma ideia geral subjacente a esta cadeira é providenciar aos alunos bases sólidas da literatura contemporânea, assim como uma compreensão da natureza variável da teoria política contemporânea (sec. XX), também em comparação com a teoria política do passado.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1-Hegemonia e Revolução: António Gramsci 2-A rejeição do liberalismo e o conceito de ?Inimigo?: Carl Schmitt 3-A escola de Frankfurt I: Theodor Adorno e Max Horkheimer 4-A escola de Frankfurt II: Herbert Marcuse 5-Iluminismo e Liberalismo: Isaiah Berlin 6-Justiça e Igualdade I: John Rawls 7-Justiça e Igualdade II: Michael Walzer 8-O Conservadorismo: Michael Oakeshott 9-Religião e Democracia: Charles Taylor

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Tendo por objetivo a aquisição de conhecimentos, competências e ferramentas para uma melhor compreensão das características, da génese e das implicações das diversas teroais políticas, o programa desta disciplina está dividido em 9 partes sequenciais e complementares. A análise da teoria política do-pós I guerra mundial permite obter um conhecimento sobre as origens da disciplina e as suas principais questões (pontos 1-3). O programa proposto permite ainda cumprir os restantes grandes objetivos da UC: a obtenção de conhecimento sobre as teorias políticas contemporâneas, tanto democráticas como não-democráticas (pontos 4-6) e desenvolver o conhecimento aprofundado sobre as os problemas mais recentes da teoria políticas (pontos 7-9). Comum a todos os pontos é também uma abordagem histórica, que situa contextualmente a comparação entre teorias, fundamental também para desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas dos alunos.

Avaliação / Assessment


avaliação ao longo do semestre: frequência escrita (100%). Exame final escrito: opcional, para obter aprovação à cadeira em caso de avaliação negativa (menos de 10) ou para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas de índole teórica, de exposição pelo professor dos temas fundamentais do programa, sendo a segunda parte de cada aula reservada para um debate critico sobre os temas e bibliografia do dia entre alunos e professor.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino escolhida permite atingir os objetivos delineados para a UC ao providenciar uma exposição neutra e analítica pelo professor dos principais temas do dia, ao mesmo tempo que na segunda parte da aula se procura estimular e desenvolver a capacidade de análise, exposição oral e espírito crítico do aluno. A unidade curricular combina assim metodologias distintas, mas complementares: (1º) transmissão e aquisição de conhecimentos conceptuais; (2ª) exposição de temáticas em que se desdobra o tema central da unidade curricular seguida de debate entre professor e alunos; (3) ?aprender debatendo? através do debate geral entre alunos e olhar a evolução futura do tema através de estudos de caso

Observações / Observations


Os computadores portáteis são os únicos instrumentos eletrónicos aprovados para uso nas aulas (e mesmo assim só mesmo na primeira fila, e apenas para tirar notas). Os telefones celulares e outros instrumentos desse tipo (como por exemplo para se ouvir música) devem estar sempre desligados durante as aulas (e as mensagens de texto também não são permitidas durante as aulas). As aulas começam rigorosamente à hora marcada, havendo apenas uma tolerância de 10 minutos para se poder entrar na primeira sessão, e nenhuma tolerância para entrar além da hora marcada na segunda sessão. Portanto, os alunos não serão autorizados a entrar depois da hora estipulada.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Charles Taylor, A Secular Age, Harvard University Press, 2007, capítulos 1, 4, 20. Michael Oakeshott, ?Rationalism in Politics? , ?On being conservative?, em Rationalism in Politics and other Essays, Methuen, 1962. Michael Walzer, Spheres of Justice, Basic Books, 1984, capítulos 1, 12-13. John Rawls, A Theory of Justice, Harvard University Press, 1999, capítulos 1-3. Isaiah Berlin, ?Historical Inevitability?, ?Two concepts of Liberty?, em Liberty, Oxford University Press, 2002. Herbert Marcuse, One-dimensional Man, Routldge, 2006, capítulos 1-4, 9-10. Theodor Adorno e Max Horkheimer, Dialectic of the enlightenment, Stanford University Press, 2002, capítulos 1, 4-5. Carl Schmitt, The Concept of the Political, University of Chicago Press, 2007, pp. 19-80. António Gramsci, ?Hegemony, Relations of Force, Historical Bloc?, ?The Art and Science of Politics?, ?Passive Revolution, Caesarism, Fascism?, The Gramsci Reader. Selected Writings 1916-1935, New York University Press, 2000.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Katrina Forrester, In the Shadow of Justice: Postwar Liberalism and the Remaking of Political Philosophy, Princeton University Press, 2019 Sharon Krause, Reconstructing Liberal Individualism, Chicago: Chicago University Press, 2015 Andreas Kalyvas, Democracy and the Politics of the Extraordinary: Max Weber, Carl Schmitt, Hannah Arendt, Cambridge University Press, 2008 Eric nelson, The Theology of Liberalism: Political Philosophy and the Justice of God, Harvard/Belknap, 2019. Eric nelson, The Hebrew Republic: Jewish Sources and the Transformation of Europe-an Political Thought, Harvard/Belknap, 2010 Peter Gordon, Migrants in the Profane: Critical Theory and the Question of Seculari-zation, 2020 Taylor, Charles, et al., Multiculturalism: Examining the Politics of Recognition , Princeton University Press, 1994 Seyla Benhabib, Exile, Statelessness, and Migration: Playing Chess with History from Hannah Arendt to Isaiah Berlin, Princeton: Princeton University Press, 2018 Jan-Werner Müller, Constitutional Patriotism, Princeton: Princeton University Press, 2007 Michael Sandel, Democracy?s Discontent: America in Search of a Public Philosophy, Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1996.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-18